TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Apresentação: Aquecimento global

Artigo: Roteiro de Apresentação: Aquecimento global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Artigo  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro de Apresentação

Aquecimento global

O que é: é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Um dos responsáveis pelo aumento de temperatura são as concentrações crescentes de gases do efeito estufa, resultado de atividades humanas, como a queima de combustíveis e o desmatamento de florestas.

Causas: Um aumento nas temperaturas causa diversas alterações, como o aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas, chuva ácida, derretimento do gelo e recuo das geleiras.

Consequencias: Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;

- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e criança.

Como combater: Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com