TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotina De Pessoal -Anhembi Morumbi

Ensaios: Rotina De Pessoal -Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 21

• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

A CTPS (Carteira de Trabalho e Providência Social) pode ser definida como o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado, onde constam os dados de identificação do Empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). O registro deverá ser realizado pelo Empregador num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão, a CTPS deve ser atualizada nas movimentações contratuais ou quando solicitado pelo Empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade.

Cabe ao departamento de pessoal, também realizar anotações referentes a alterações e atualizações, como:

I- Dados da empresa, como: razão social, CNPJ e endereço;

II- Remuneração, especificado o salário e sua forma de pagamento;

III- Data da admissão/rescisão/férias e Função exercida pelo contratado;

IV- Contribuições Sindicais e Número do PIS;

V- CBO (classificação Brasileira de Ocupação) e Número do livro e folha de registro do contrato ou da ficha de registro.

Resposta

Resposta Selecionada:

Resposta Correta: b.

I, II, III, IV e V;

Feedback da resposta: Todos os documentos citados (I, II, III, IV e V) são fundamentais para os registros e informações necessárias para a trajetória profissional de uma pessoa e que serão úteis em na sua vida, inclusive no que se refere ao processo de aposentadoria.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O contrato de trabalho representa a formalização de comum acordo de vontades entre Empregado e Empregador, no qual o primeiro se compromete a trabalhar para o segundo em razão de uma remuneração. Os contratos podem ser realizados das seguintes formas:

I. Contrato por prazo indeterminado;

II. Contrato de experiência;

III. Contrato de prestação de serviços;

IV. Contrato de autônomo;

V. Contrato de prazo determinado.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

I,II e V;

Resposta Correta: b.

I,II e V;

Feedback da resposta: Os contratos de prestação de serviços e de autônomo não se caracterizam como de relação de emprego.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Para que a execução do processo de admissão ocorra de maneira formal e legalizada, devem ser entregues documentos obrigatórios para que a empresa processe o registro do Empregado e, ainda, tenha informações suficientes para cumprir com as demais obrigações trabalhistas, tais como o envio do CAGED, SEFIP, DIRF, RAIS, entre outros.

Assinale a alternativa com a relação básica necessária de documentos obrigatórios em quaisquer condições de contrato e em quaisquer empresas.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

CTPS, RG, Título de eleitor, Certificado de reservista, CPF, Foto, Certidão de casamento, Certidão de nascimento de filhos e filhas até 21 anos, Exame Médico Admissional e Comprovante de Residência.

Resposta Correta: a.

CTPS, RG, Título de eleitor, Certificado de reservista, CPF, Foto, Certidão de casamento, Certidão de nascimento de filhos e filhas até 21 anos, Exame Médico Admissional e Comprovante de Residência.

Feedback da resposta: Os documentos básicos obrigatórios são CTPS, RG, título de eleitor, certificado de reservista, CPF, foto, certidão de casamento, certidão de nascimento de filhos e filhas até 21 anos, exame médico admissional e comprovante de residência.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

É um documento que tem todas as informações do empregador e do empregado, que é atualizado sempre que há novas informações e que pode ser eletrônico. Sobre qual documento o texto acima se refere:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Ficha de Registro;

Resposta Correta: c.

Ficha de Registro;

Feedback da resposta: A ficha de registro do empregado é documento obrigatório para o registro de seus trabalhadores. Esse registro poderá ser feito por meio de livros, fichas ou até mesmo sistema eletrônico, conforme as instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

É devida para todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, a federação correspondente à mesma categoria econômica ou profissional, conforme artigo 579 e 591 CLT. De qual recolhimento a questão acima se refere:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Contribuição Sindical;

Resposta Correta: a.

Contribuição Sindical;

Feedback da resposta: A contribuição sindical é descontada do empregado uma única vez no ano, sendo no mês de março para os empregados admitidos no ano anterior e no mês subsequente a admissão para os colaboradores admitidos após março (no ano da contratação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com