TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roupa processo de fabrico industrial

Seminário: Roupa processo de fabrico industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Processo produtivo da confecção de roupas

Criação, desenvolvimento técnico, modelagem, pilotagem, aprovação, graduação e produção. Estas são as etapas básicas do planejamento do processo produtivo de uma confecção. Cada etapa tem seu ciclo e funções delimitadas, sendo fundamental a comunicação entre os membros da equipe.

Todo o processo inicia na etapa de criação. Com a pesquisa de tendência em mãos, a equipe parte para a definição do conceito da coleção e seu planejamento. Feitos os croquis, entra em pauta o desenvolvimento técnico do produto.A modelagem é outra etapa fundamental. Tendo como base as informações da criação e da ficha técnica, os moldes que compõem cada peça começam a ser desenvolvidos, passando para a prototipagem e aprovação.

Com todas estas etapas definidas, a peça ou coleção chega à produção O processo da indústria de moda começa com a pesquisa. As tendências estão cada vez mais acessíveis, seja através de viagens ao exterior, revistas especializadas ou pela Internet. O que antes demorava meses para chegar ao Brasil, agora é praticamente simultâneo as tendências do Verão europeu já podem ser vistos nas vitrines do Inverno brasileiro e assim sucessivamente. Como as informações chegam numa velocidade alucinante e o consumidor tem necessidade de novidades em espaço de tempo cada vez menor, as empresas trabalham contra o relógio, para saírem na frente e tentarem surpreender seus concorrentes.Feita a pesquisa, a fase seguinte é o esboço das idéias, depois a equipe de criação estilistas, modelistas e pessoal de apoio,contam com inúmeras ferramentas que lhes dão agilidade e ganho real de tempo.

A seguir serão descritas as etapas conforme o fluxograma de Processo Produtivo para confecções de roupas:

Planejamento da coleção => Planejamento do processo produtivo => Estoques de Matérias => Risco => Enfesto => Corte => Preparação para costura => Limpeza da peça => Passadoria => Embalagem => Estoque de produto => Expedição => Cliente

Produto: é a etapa inicial do Processo Produtivo e uma das mais importantes. Ao criar um produto, deve-se considerar o mercado de atuação, identificando a necessidade do cliente e suas tendências e, ao mesmo tempo, estar de acordo com sua capacidade de produção

O Design – Após a pesquisa de tendências, o setor de desenvolvimento deve analisar sua viabilidade técnica e econômica, buscando integração entre os Produtos desenvolvido se o custo de produção.

A Modelagem – A fidelização do cliente é conquistada pela modelagem. Esta deve estar de acordo com o público-alvo e manter-se estável em suas dimensões, grade de tamanhos e conforto,atualizada com as tendências da moda e de modelos.

As Etiquetas – As etiquetas para confecções seguem a resolução CONMETRO n° 06 de 2005, que dispõe sobre a aprovação da Regulamentação Técnica de Etiquetagem de Produtos Têxteis.

Nesta resolução, você pode encontrar as informações necessárias para uma etiquetagem adequada, tais como:

Resolução CONMETRO n° 06

I - CONSIDERAÇÕES GERAIS

II - INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com