TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roupas Organicas

Por:   •  1/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          04

2. ROUPAS ORGÂNICAS          05

2.1 – O QUE É? ............................................................................................................. 05

2.2 POR QUE UTILIZAR? ............................................................................................. 06

3. RAZÕES PARA UTILIZAÇÃO DE ROUPAS ORGÂNICAS          07

4. IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO          08

5. CONCLUSÃO         09

    REFERÊNCIAS         10

  1. INTRODUÇÃO

Visamos com esse projeto explorar maneiras para reduzir o impacto ambiental por meio de roupas “ecologicamente corretas”, o projeto baseia-se em produção de tecidos naturais e não sintéticos para evitar a agressão dos solos, da água e do ar.

A proposta do projeto é enfatizar a preocupação da faculdade, para com o planeta, disponibilizando uniformes de tecido orgânico para alunos e funcionários. Para isso a universidade fez parceria com uma indústria de tecidos ecologicamente corretos que tem como foco produzir ao máximo com menos poluição possível.

A faculdade exibira esse projeto em suas vias de divulgação como em comerciais de TV, rádio, palestras, panfletos, no site da universidade, cartazes e nas próprias roupas orgânicas tendo como objetivo divulgar a universidade como “a primeira universidade que se preocupa com as questões ambientais”. 

  1. ROUPAS ORGÂNICAS
  1. – O que é?

Os tecidos orgânicos como o algodão, a lã e a seda, devem cumprir as normas estipuladas pela Associação de Comercio de Orgânicos ou por órgãos reguladores, no que diz respeito a produção, ao tingimento e ao manuseio das fibras. O algodão orgânico é o tipo de produção mais popular e mais procurada, tais como a lã, a seda, consecutivamente, e por se tratar de fontes renováveis e 100% biodegradáveis, os fazendeiros podem produzir esses materiais ano após ano.

Muitas vezes os tecidos orgânicos requerem um cuidado especial, alguns requerem lavagem a seco ou a mão. Os consumidores conscientes talvez queiram utilizar detergentes livres de fosfato e biodegradáveis e secar as roupas no varal para reduzir o consumo de energia.

2.2 – Por que utilizar?

Nas plantações das matérias primas dos tecidos são utilizados diferentes tipos de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos e químicos que são associados a estatísticas alarmantes.

A agencia de Proteção Ambiental considera 7 dos 15 principais pesticidas usados em algodão nos Estados Unidos como “possíveis”, “prováveis” ou “conhecidas” causas do câncer em seres humanos.

Acredita-se que os pesticidas causem uma série de danos à saúde, como por exemplo, dores de cabeça, fadiga, náusea, asma, distúrbios neurológicos e má formação fetal. A agência americana de substâncias tóxicas, e registros de doenças informam que crianças expostas a methylparathion, um inseticida, sofrem perda de memória e variações emocionais. A organização Mundial da Saúde estima que os pesticidas envenenam três milhões de pessoas a cada ano, sendo que 200 mil delas, acabam sendo vítimas fatais.

Portanto o uso de roupas orgânicas além de serem ecologicamente corretas não causam nenhum tipo de contaminação.

  1. RAZÕES PARA UTILIZAÇÃO DE ROUPAS ORGÂNICAS
  • -menos toxinas: Os vestuários feitos com materiais orgânicos não utilizam produtos químicos, ao contrário dos convencionais. Por exemplo, o algodão tradicional sozinho é responsável por 25% de todos os agrotóxicos produzidos no planeta.
  • -menos alergias: Os produtos orgânicos não possuem produtos químicos, consequentemente vão ocasionar menos alergias.
  • -mais durabilidade: Se você adquirir roupas orgânicas pode ter certeza que vai usa-la por muito mais tempo, uma vez que estas são muito duráveis e não se desgastam com facilidade.
  • -menos agressão a natureza: A matéria prima não orgânica polui o solo, água e ar, diferentemente das não orgânicas, as roupas orgânicas que requer menos água, não adicionam químicos e pesticidas e ajuda o solo a ficar mais forte e utilizável

Além disso, essas peças levam menos tempo para se decomporem na natureza após o uso. Na versão orgânica alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para reduzir o impacto ambiental.

No brasil, a empresa que está inovando nesse setor é a Nukleus. A marca é especializada em roupas sustentáveis, focando principalmente em roupas básicas e intimas. E para garantir total qualidade ao consumidor, a Nukleus utiliza os melhores materiais ecológicos do mundo, incluindo o algodão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com