TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DA MULHER

Trabalho Universitário: SAÚDE DA MULHER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde da mulher

A política de atenção à saúde da mulher tem como principais objetivos promover a melhoria das condições de saúde, reduzir a morbimortalidade, especialmente por causas evitáveis e ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher. Esta política propõe ações voltadas para a atenção clínico-ginecológica; planejamento familiar; atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada; atenção em situação de violência doméstica e sexual; redução do câncer de colo e mama e promoção de ações voltadas para a mulher no climatério, na terceira idade, negras, indígenas, do campo e da cidade e as presidiárias. Considerando a heterogeneidade que caracteriza o País, seja em relação às condições socioeconômicas e culturais, seja em relação ao acesso às ações e serviços de saúde, compreende-se que o perfil epidemiológico da população feminina apresente diferenças importantes de uma região a outra do País.

As estatísticas sobre mortalidade são bastante utilizadas para a análise das condições de saúde das populações. É importante considerar o fato de que determinados problemas afetam de maneira distinta homens e mulheres. Isso se apresenta de maneira marcante no caso da violência. Enquanto a mortalidade por violência afeta os homens em grandes proporções, a morbidade, especialmente provocada pela violência doméstica e sexual, atinge prioritariamente a população feminina. Também no caso dos problemas de saúde associados ao exercício da sexualidade, as mulheres estão particularmente afetadas e, pela particularidade biológica, têm como complicação a transmissão vertical de doenças como a sífilis e o vírus HIV, a mortalidade materna e os problemas de morbidade

No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de aids não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas.

Quando se refere a saúde da mulher, vemos grande parte dos terapeutas ocupacionais atuando no NASF ( Núcleo De Apoio a Saúde da Família), porque ele acolhe ainda os princípios e as diretrizes dessa política , dando espaço ao terapeuta atuar em diversas frentes, entre as quais estão: realizar atividades terapêuticas integradas e intersetorializadas que promovam a valorização da mulher; monitorar situação epidemiológica do território local, identificando agravos e formas de intervenção coletiva complementando ações das equipes de saúde da família (ESF), na atenção à saúde da mulher, e desenvolver atividades laborais com mulheres da comunidade em situação de exclusão social, estimulando aprendizagem de novos ofícios, possibilitando a reinserção econômica e social.

A atuação na terapia ocupacional na saúde da mulher apesar de muito importante não é reconhecida como deveria. Apesar da imensa importância, ela não está contemplada como deveria. Também não abrange todos os níveis, estando presente apenas na atenção básica. Na minha visão, acredito que o trabalho do terapeuta ocupacional deve ser mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com