TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO INTEGRADOR

Por:   •  1/11/2015  •  Seminário  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

        

ADARA BRENDA DE AGUIAR

ANTÔNIO RODRIGUES PAIVA

FRANCISNALDO DUTRA CORRÊA

LUCINÉIA CLARA DA SILVA

SEMINÁRIO INTEGRADOR

[pic 3]

Jacy Paraná - Rondônia

2010

ADARA BRENDA DE AGUIAR

ANTÔNIO RODRIGUES PAIVA

FRANCISNALDO DUTRA CORRÊA

LUCINÉIA CLARA DA SILVA

SEMINÁRIO INTEGRADOR

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminário Integrador.

Profª  Cristina Célia Krawulski

Jacy Paraná - Rondônia

2010

Introdução: 

        A atividade proposta no portifólio de Seminário Integrador,  será elaborado a partir de informaçoes de diversas áreas, tendo como base conteúdos já vistos neste semestre. Dessa forma, responderemos algumas questões, onde poderemos nos voltar para possíveis problemas que possam existir ao nosso meio, diante disso, é preciso  nos voltarmos para a importância da preservação dos recursos naturais para a sustentação do meio ambiente.

1) Município:    Jacy Paraná                              Estado: Rondônia

2) Quais as principais atividades agropecuárias praticadas no seu município?

         O município de Jacy Paraná está localizado a cerca de 90 km de Porto Velho que é a capital de Rondônia, na BR 364, sentido Acre, podemos  dizer que especificamente neste município a atividade agropecuária seria para o próprio consumo, isto é, não encontramos uma atividade agropecuária em alta escala. Contudo,  ao passo que  pesquisavamos pudemos notar que a concentração da agropecuária está justamente nas regiões com mais de 80% da área desmatada, é o caso dos municípios de Jaru e Cacoal, os quais estão localizados na região central de Rondônia, sendo a principal bacia leiteria da Amazônia.

3) Quais as principais atividades industriais praticadas no seu município?

         Ainda não há nenhuma atividade industrial em Jacy Paraná.

4) Além da agropecuária e da indústria, existem atividades extrativistas sendo praticadas no município? Se a resposta for SIM, quais são essas atividades? Exemplos:

         Para termos um melhor entendimento é  importante ressaltarmos alguns pontos importante que o distrito  Jacy Paraná é considerada como a terra dos índios Karitianas e Karipunas, uma vez que Jacy Paraná ao longo de seus anos de existência passou por vários momentos de progresso, primeiro com a chegada do trem da Madeira-Mamoré, depois com a extração do látex da seringueira quando da grande produção de borracha para abastecer as indústrias norte americanas durante a segunda guerra mundial com a chegada dos Soldados da Borracha, depois com o garimpo de ouro do rio Madeira e agora vive realmente o seu maior desenvolvimento com a construção da usina hidrelétrica de Jirau. Sendo que em outros municipíos tal como o de Ariquemes há a Extratação de Cassiterita, em União Bandeirantes o garimpo com a extração de ouro, mas nos concentramos em  nosso município o qual passa por um grande problema de desenvolvimento desordenado.

5) Das atividades citadas acima, quais estão provocando maior degradação ambiental?

         A degradação ambiental dentre as atividades desenvolvidas em Jacy Paraná vinham principalmente na exploração de madeira, onde até um ano atrás existiam 12 madereiras, as quais impulsionavam o setor econômico no município. No e ntanto, atualmente podemos citar também a construção da Usina de Jirau, onde mudou totalmente a situação econômica e social da comunidade de Jacy Paraná, uma vez que a construção dessas barragens contribui para vários degradaçoes ambientais, no entanto, os construtores de ignoraram esses impactos socioambientais, exemplo disso foi a mortandade de peixes, na barragem da primeira Usina a de Santo Antônio na capital de Porto Velho, a qual foi um dos fatores que nos chamou muita atenção e foi vista como notícia nacional.

6) No caso das atividade agropecuárias, quais as principais técnicas de manejo de solos e águas utilizadas?

         A  atividade agropecuária em Jacy Paraná, seria o manejo florestal A proposta de organização comunitária para o manejo florestal elaborada pela Embrapa Rondônia se lança ao desafio que se apresenta para as instituições de assessoria técnica, qual seja, buscar formas de fortalecer as organizações, de modo a se estruturarem e criarem condições necessárias para as ações coletivas em direção a sustentabilidade do manejo florestal.

7) Ainda no caso das atividades agropecuárias, estão sendo utilizadas técnicas que podem contribuir para a degradação do ambiente rural?

         A utilização de técnicas que venham degradar o ambiente rural, infelizmente ainda pode ser visto nas atividades desenvolvidas não só na agropecuária em Jacy Paraná, este problema pode ser visto em outros municípios também.

8)Existem programas ou projetos de educação ambiental sendo desenvolvidos no município? Se houver, cite os nomes dos programas/projetos e a organização responsável.

         Sim, foi realizado este ano em Jaci Paraná, Distrito de Porto Velho, a 5ª edição do Projeto Rio Limpo, coordenado pela Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia (Sopescar) e que contou com a parceria e apoio logístico da Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte. O evento teve como principal objetivo a conscientização de moradores, ribeirinhos e turistas sobre a preservação do meio ambiente e também em relação ao lixo jogado às margens do rio Jacy, um importante afluente do rio Madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com