TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Por:   •  1/7/2020  •  Bibliografia  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

 Sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas

 Pode-se conceituar sensoriamento remoto como a tecnica "que utiliza sensores para captação e registo a distância, sem contato direto, da energia refletida ou absorvida pela superfície terrestre" (Fita,2008, p. 109).

 O conceito acima faz uso do temos sensores que pode ser entendido como dispositivo capaz de captar energia refletida ou emitida por uma superfície qualquer e registrada na forma de dados digitais diversos.

 Os sensores possuem diversas classificações, quando relacionado com a origem da fonte de energia podem ser ativos que são aqueles que possuem fonte de energia própria, e os sensores passivos que não possuem fonte de energia propria e necessitam de fontes externas para captação da reflexão dos alvos como energia solar, por exemplo.

 Outra forma de classificar os sensores se da em função do produto gerado.  Os sensores não-imageadores traduzem os dados coletados sob a forma gráfica e dados digitais diversos, ja os sensores imageadores  são aqueles que traduzem a informação coletada na forma de uma imagem, semelhante a uma fotografia.

 Na sequência são apresentados algumas Considerações Gerais sobre o fiz que elementar para depois ser estabelecida algumas  Relações com a tecnologia utilizada no sensoriamento remoto.

 Nos tópicos 6.1 ao 6.3 o autor apresenta uma estrutura para o entendimento das ondas em nosso sistema terrestre, expondo também uma classificação das formas de luz. Nestes topicos  o autor explica as cores e as variantes e faz uma relação com o nosso olho e como se apresenta essas interferências com atmosfera, apresentando também o sistema conhecido como rgb que é  o utilizado dentro do sensoriamento remoto.

 Para obtenção de imagens do sensoriamento remoto, atmosfera Interfere diretamente em certos produtos, podendo estar relacionados com a localização do alvo e do sensor.

 Os levantamentos realizados com aeronaves podem gerar produtos como imagens fotográficas analogias ou digitais e imagens de radar, as etapas deste processo varia de acordo com o produto a ser gerado,  No caso das fotografias aéreas para elaboração de um mapa os procedimentos podem ser descritos Como planejamento do voo, execução do voo, revelação do filme, realização de apoio terrestre, processo de fototriangulação, processo de restituição fotogametria, processo de estéreocompilação, processo de reambulação, elaboraçao, ajustes e impressao do mapa final.

 Em relação aos levantamentos com o sistema de radar, em geral no sensoriamento remoto utiliza-se a faixa de frequência das microondas, pois nessa porção do espectro a pouca interferência da atmosfera terrestre.

Os radares utilizados em funcionamento remoto são denominados radar de abertura sintética (SAR).  Esses sistemas coletam os dados ao se deslocar ao longo de sua trajetória, dada pela faixa de voo da aeronave ou satélite, por meio da chamada visada lateral.

 Os satélites orbitais utilizados para sensoriamento remoto deve cumprir certos requisitos básicos, como possuir órbitas circulares, órbitas que permitam uma visada periódica das faixas de observaçao, órbitas do tipo heliossíncronas, orbitas adequadas a um horario padrao para as informaçoes desejadas.  Os satélites orbitais utilizados em sensoriamento remoto podem possuir órbitas polares ou equatoriais.

 Os satelites geoestacionarios são lançados no espaço de tal forma que venha a permanecer numa posição que lhes permita um deslocamento com igual velocidade e mesmo sentido do movimento de rotação terrestre.

 Quando se trata de resolução de imagens de sensoriamento remoto temos diferentes resoluções sendo elas:  Resolução temporal, ou seja, o espaço de tempo que o sensor leva para obtenção de cada. Resolução espacial, entendida como a capacidade optica do sensor em função do seu campo de visada.  Resolução espectral, dada pela banda espectral suportada pelo equipamento, ou seja, pela capacidade de absorção do sensor utilizado em função do intervalo do comprimento da onda utilizada.  Resolução radiométrica, relacionada com a quantidade de níveis digitais presentes em uma imagem. Resolução digital, dada pela quantidade de pixel ou pontos por polegada.

 A interpretação das imagens geradas por sensoriamento remoto obedece aos princípios básicos da interpretação aerofotogrametrica.  As diferenciações entre a interpretação de fotos aéreas, imagens de radar e imagens de satélite encontram se basicamente na análise da resolução espectral e da escala de estudo.

 A fotointerpretação pode ser entendida como uma técnica que realiza estudo de imagens fotográficas, buscando identificar, interpretar  E obter informações sobre os fenómenos e objetos nelas contidos.

 A foto interpretação deve levar em consideração determinados aspectos tidos como fundamentais para uma boa análise do terreno levantado, podendo utilizar a estereoscopia que é uma técnica que lhe proporciona a visao tridimensional. Deve levar em consideração elementos como a forma, o tamanho, a textura, o padrão, o sombreamento, a tonalidade, que sao elementos que caracterizam coisas específicas da imagem analisada como plantação, área urbana, ou mesmo vegetação.

 As imagens de radar e satélite, por possuir em uma grande gama de recursos em termos espectrais, proporcionam análises mais minuciosas com relação às características físicas do meio natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com