TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL

Dissertações: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A questão social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenômeno de pobreza entre os membros da classe operaria.

O processo de urbanização, somado ao da industrialização deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, conscientizou e essa classe da sua condição de exploração e levou a contestação da mesma. Por isso, a questão social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrenta-la recorreu a implantação de políticas sociais.

As refrações da questão social na história do Serviço Social, O Serviço Social no Brasil tem suas origens e marcas vinculadas a igreja católica e os movimentos dela decorrentes com um enfoque Marxista. Com um pensamento ideológico movido pelas pressões sociais e mobilizações de setores populares historicamente marcados pelas desigualdades sociais em face ao sistema capitalista, torna-se um processo permanente de construção de propostas profissionais em respostas as exigências sociais. A história do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação.

Segundo Iamamoto (1999 p. 27). A Questão social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz coletiva comum a população social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação torna-se amplamente social, enquanto a apropriação de seus feitos mantem-se privada monopolizada por parte da sociedade.

Nos primórdios da profissão, a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, inerente à natureza desajustada e ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantenha relações profissionais. A partir do movimento de reconceituação e sobretudo pós 1980, a questão social passa a ser considerada como expressão do antagonismo e desigualdade da sociedade capitalista brasileira, sendo vista como “questão política”. Na década 1990, as crises do sistema estatais de bem-estar social afetam e ameaçam mais radicalmente as garantias mínimas de emprego de acesso aos direitos assistenciais a qualidade de saúde publica, educação gratuita e direitos universais. Deste modo, temos um quadro de retração dos direitos sociais do individuo que vivem em condições precárias por causa da grande desigualdade social.

O assistente social tem na questão social a base enquanto especialização do trabalho, ou seja o elemento central da sua relação profissional com a realidade. Nesta interface o Serviço Social é chamado a intervir nas relações sociais, usando a melhoria da cidadania no garantir dos direitos civis, políticos e sociais dos segmentos mais vulnerabilizados da sociedade, como trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidade especiais, homens, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias.

É importante salientar que esta questão por muito tempo esteve relacionada à disfunção ou ameaça de alguns indivíduos à ordem social. Seu reconhecimento deu-se na segunda metade do século XIX, a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com