TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

positivismo

O positivismo foi uma corrente filosófica iniciada por Auguste Comte no começo do século xix, e dizia-se que a sociedade humana e regulada por leis naturais, invariáveis da vontade e ação humana. Para ele, as leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política são do mesmo tipo que as leis naturais.

Nesta mesma idéia concluiu de que o pensamento humano se divide em três estados: teológico ou fictício, metafísico e positivo, surgindo assim a sociologia antes chamada de física social, unindo então o positivismo religioso, a historia do conhecimento e a política positiva. Ao criar a sociologia, a mais concreta e complexa, cujo objeto e a humanidade, encerram a conquista do espírito positivo.

A teoria positivista expandiu-se no Brasil durante o império, tendo grande repercuto nos país por motivo das propostas de trabalho permeado pelo caráter conservador da teoria social positivas, orientação da profissão exigida a qualificação e sistematização de seu espaço sócio ocupacional tendo como objetivo atender as novas configurações do desenvolvimento capitalista e em conseqüência ,as requisições de um estado que começa a implantar políticas sociais.

Em 1965, ocorre a renovação do Serviço Social, com intenção de ruptura com os modelos tradicionais demonstrado durante o I Seminário Regional Latino americano do Serviço Social na cidade Porto Alegre/RS..

No difícil contexto histórico da Ditadura Militar, o Brasil segue o exemplo dos pises vizinhos como Chile, Uruguai e Argentina, os quais já viviam o momento de reconceituação da profissão. Vários fatores contribuíram para essa intenção de ruptura do conservadorismo a transição para a modernização das práticas do Serviço Social, mas o principal deles e a necessidades de atuação diante dos problemas sociais que surgem em um período de industrialização acelerada, e em um momento em que novas políticas sociais são implantadas pelo regime militar, nas áreas da saúde, educação e habitação.

Novas demandas emergem da sociedade exigindo um profissional que possa atuar de forma eficiente e racional, na prevenção de novos conflitos, fornecendo respostas aos novos desafios que surgem.

Diante da incapacidade inicial de intervir de forma eficaz, na tentativa de diminuir os problemas sociais da realidade brasileira, os profissionais assistentes sociais promovem debates, analisando de forma critica os elementos que constituem a profissão. Dai a necessidades de organização da comunidade profissional em torno do aperfeiçoamento das metodologias de ação em uma perpesctiva modernizadora da profissão.

Fenemologia

Fenemologia e a ciência do fenonimo, um importante filosofa que aborda esse tema e Husserl, onde em seu trabalho aborda a ciência da consciência e de seus fenômenos e considera que não se trata de ciência distinta a dar explicações sobre o mundo e as coisas.

E o estudo dos modos como as pessoas vivenciam seu cotidiano e as suas atividades de significado. O fenômeno de acordo com a concepção fenomenológico em tudo que podemos ter consciência.

A Fenomenologia introduz a visão existencial social, proporcionando a explicação da teoria psicossocial, realizando a intervenção social ou tratamento, é realizado através do dialogo que deve levar mudanças partindo das pessoas, grupos e comunidade. Ela atende o homem como um ser de relação, onde o profissional busca junto com o cidadão a construção de sua própria formação tornando-o responsável pela busca de sua verdade.

O seminário de Sumaré e Alto de Boa Vista, nos quais a perpesctiva modernizadora e deslocada e concorrendo com as primeiras idéias da vertente fenomenologia e com a intenção de romper com os métodos conservadores.

No Brasil no contexto de ditadura militar esse movimento, inspirado no pensamento critica dialético marxista, mostrou possível no final da década de 70 aos anos 80, quando as condições sócias políticos vão se mostrar favoráveis ao desenvolvimento de um novo projeto para o serviço social.

O conservadorismo perde força quando a classe operaria, unida ao movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com