TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Dissertações: SERVIÇO SOCIAL QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO SOCIAL- QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................. 04

SERVIÇO SOCIAL / QUESTÃO SOCIAL..................................... 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................... 11

BIBLIOGRAFIA....................................................................... 12

4

INTRODUÇÃO

O Serviço Social e as questões sociais no Brasil, sempre estiveram imbricados aos valores e concepções de outras partes do mundo, ou seja, aos processos de alienação, de antagonismos, desigualdades, discriminação e injustiças, presentes em grande parte da sociedade.

No início, a questão social sempre foi entendida como questão moral, religiosa ou inerente a alguma forma de desajustamento dos indivíduos e/ou grupos sociais. É recente a conotação de questão social, relacionada com desigualdades da sociedade capitalista, com a adoção de políticas desumanas, aviltantes com a sobrevivência e a qualidade de vida de grande parte da sociedade.

A questão social hoje, mais do que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Adentra-se a um novo milênio com incertezas, crises e de dilemas de toda ordem e natureza. Se de um lado existe um acelerado processo de transformações nas comunicações, integração econômica e avanços tecnológicos, por outro lado, crescem as injustiças, a violência, os vícios e o desprezo pela vida.

O objetivo deste estudo é delinear alguns pontos importantes sobre Serviço Social e a questão social. Como o Serviço Social poderá desvincular-se totalmente dos interesses dos grupos dominantes, para estar ao lado da sociedade em suas intermináveis lutas de adaptação e redimensionamentos nos aspectos sociais, econômicos, políticos e cultural numa perspectiva multidimensional e multidisciplinar.

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise bibliográfica, procurando situar o Serviço Social enquanto instrumento da sociedade na redefinição de suas estratégias políticas globalizantes, orgânicas e dinâmicas, como metas para equacionar os problemas que hoje nos fazem solitários e inoperantes, em face de tantos fenômenos sócioeconômicos pelos quais passa o mundo atual e, particularmente, o nosso país.

Todos estes fatores nos levam a certeza de que, ao entender os principais parâmetros do Serviço Social, estaremos entendo as principais variáveis das questões sociais, como das relações existentes em outras regiões do planeta em suas múltiplas características.

5

SERVIÇO SOCIAL

QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da questão social.

Conforme Iamamoto e Carvalho (2005), o Serviço Social deveria estar presente em todo contexto social, essencialmente nos antagonismos e desigualdades originadas dos processos de socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Essa postura se deve ao fato de que o Serviço Social está estruturado para cooperar na defesa dos direitos sociais, na construção de uma nova cidadania, buscando sempre a participação social e política dos membros da sociedade civil, trabalhando com a população a dimensão de inclusão social e cidadania, dimensão educativa e de trabalho.

Quanto a questão social, uma das variantes desse nosso estudo, segundo autores, como Gentilli (1998), Netto (1999), entendem que a questão social é invariavelmente um conjunto de expressões relacionadas com as desigualdades, ou seja, desníveis entre um segmento social e outro, onde alguns têm muito, enquanto os demais nada têm, principalmente em termos de sobrevivência e qualidade de vida.

Na percepção de Netto (1999), a questão social surgiu no âmbito da Revolução Industrial, no século XIX, e ainda hoje, se mantém atual. No que se refere ao Brasil, o que se assiste é uma questão social atrelada à idéia de direitos mínimos de sobrevivência, compreendida como direitos à educação, saúde, lazer, etc.

No Brasil, desde as primeiras formas de capitalismo, o Serviço Social, sempre esteve, infelizmente, vinculado ao Estado, respondendo aos seus interesses, através de ações assistenciais, muitas vezes promovidas por setores religiosos da sociedade. É importante perceber que o Serviço Social assim, mantém em sua condição de existência um forte relacionamento com as políticas públicas, as quais são resultado das condições econômicas, sociais e culturas do país (NETTO, 1999).

Na concepção de Iamamotto e Carvalho (2005), a trajetória do Serviço Social no Brasil inicia-se com a eclosão da questão social oriundas das mudanças que ocorriam na

6

estrutura social, política e econômica no país. De fato, a trajetória do Serviço Social desde sua origem, estava fortemente interligada como os interesses da ordem vigente, respondendo em sua origem aos interesses de um Estado capitalista, centralizador e elitista.

No contexto desse estudo, quanto ao Serviço Social, essencialmente as questões sociais, que na íntegra quase sempre estão relacionadas com o empobrecimento e marginalização de grande parte da sociedade. Nesse sentido, Iamamotto e Carvalho (2005), definem estas questões nos seguintes parâmetros:

[...] não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com