TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE AÇO DE CONSTRUÇÃO

Tese: SISTEMA DE AÇO DE CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  7.943 Palavras (32 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 32

SISTEMA CONSTRUTIVO EM AÇO

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto se configura como uma discussão acerca do sistema construtivo em aço como recurso estratégico utilizado na sociedade em que se vive hoje, promovendo uma análise crítica a respeito do tema.

O método investigativo tem por meta contribuir para a compreensão dos benefícios e da eficiência do uso de tal produção nesses campos.

O desenvolvimento sustentável se liga de modo direto ao processo de produção de aço, do mesmo modo como todas as demais atividades feitas pelo ser humano, podendo, também, impactar ambientalmente, de forma positiva e negativa (THEIS, 2006, p. 61).

Variáveis como a espécie utilizada para produção, os recursos tecnológicos empregados e o uso proposto para os materiais reciclados podem fazer com que o mecanismo de fabricação do material tenha ainda mais influência sobre o país.

Para Atkins (2006, p. 62), os mecanismos de produção de aço trazem riscos ao ambiente que necessitam o tempo todo ser geridos de maneira adequada.

A diversidade de materiais e energia demandados pelo mecanismo de tem a possibilidade de representação de enormes impactos ambientais.

Portanto, todos os processos precisam, também, de energia para a transformação dos produtos, ou para tratamento para apropriação e ingresso às cadeias produtivas (BIAZZI, 2010).

A energia irá depender do uso proposto para o crédito de aço, estando totalmente relacionada aos mecanismos transformativos usados. Alia-se a isso o fato de que, em certos momentos, somente a energia é insuficiente para transformar resíduos de aço.

Assim, são demandadas outras matérias-primas, para a modificação física ou química do resíduo em si, conforme se pode observar nas últimas pesquisas (ATKINS, 2006, p. 78).

A reciclagem também tem a possibilidade de geração de resíduos de aço, cuja dimensão e perfil dependerão da espécie de reciclagem optada. Tais novos resíduos nem sempre serão simplórios como os que se reciclaram.

Há uma dependência a respeito de sua especificidade, pois os recursos têm a possibilidade de ocasionar novos conflitos, como a incapacidade de reciclagem, a escassez tecnológica para tratá-los, a falta de lugares para disposição e o custo gerado (BIAZZI, 2010).

É necessária também a consideração dos resíduos de aço que se geram pelos materiais que se reciclam ao fim da vida útil, podendo ser reciclados outra vez e encerrando, assim, um ciclo. Comumente, é desprezado o processo de avaliação dos produtos que passam por reciclagem e, com isso, há riscos à saúde de quem utiliza os novos materiais.

Os trabalhadores industriais que cuidam de tal material também correm riscos, por conta da lixiviação de frações solúveis ou porque as frações com volatilidade evaporam. Faz-se necessário, portanto, que a opção para se produzir aço passe por critérios.

Vale ponderar cada alternativa possível relacionada ao uso de energia e matéria-prima pelo mecanismo optado no contexto da atualidade brasileira como um todo.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo geral

O objetivo maior deste projeto é que se possa aproveitar as oportunidades e a disponibilidade existentes no sistema construtivo em aço no Brasil, para a preservação cada vez maior e mais consciente do espaço em que se vive.

Cabe realizar um estudo sobre o tema na sociedade atual, a partir da análise crítica da sustentabilidade no Brasil.

1.1.2 Objetivos específicos

- Compreender a estrutura do sistema construtivo em aço no Brasil

- Entender a importância do aço no contexto do desenvolvimento sustentável

- Buscar soluções para reciclagem dos resíduos de aço

1.2 JUSTIFICATIVA

Este trabalho é uma discussão acerca do sistema construtivo em aço como recurso estratégico utilizado na sociedade brasileira em que se vive, promovendo uma análise crítica a respeito do tema.

O método investigativo tem por objetivo contribuir para a compreensão dos benefícios e da eficiência do uso de tal produção nesses campos.

Com uma demanda cada vez mais abrangente em relação ao crédito de aço no Brasil, cabe trazer novas discussões acerca dos mecanismos que envolvem esse processo, contribuindo para o seu desenvolvimento científico.

1.3 METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste estudo é a revisão bibliográfica, a partir da extensa literatura que há a respeito de crédito de aço e desenvolvimento sustentável.

Por meio de dados comparativos, será possível efetivar a discussão a esse respeito, propondo soluções, além de mostrar a influência e a interdependência de certos mecanismos por esse ponto de vista científico-questionador. Para tanto, os recursos usados, em linhas gerais, foram:

- Utilização da literatura específica das áreas de administração de produtos, cadeia de suprimentos, estudo sobre o impacto ao meio ambiente, leis brasileiras sobre a utilização do aço e responsabilidade compartilhada.

- Pesquisas em sites e matérias disponíveis online, como material de apoio.

- Abordagem teórica do problema, caracterizando a pesquisa sobre o tema.

Pesquisaram-se livros em bibliotecas com atualizações recentes e artigos científicos nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (Scielo).

Os termos utilizados para pesquisa foram:

- Aço

- Brasil

- Desenvolvimento sustentável

- Sustentabilidade

- Reciclagem

- Resíduos

- Indústrias

- Reaproveitamento

- Oportunidades financeiras

- Evolução sustentável

- América Latina

- Rio+20

As pesquisas dizem respeito a mecanismos sistemáticos para construir conhecimentos, que apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com