TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

JOSÉ PEDRO RODRIGUES DA MOTA

 O SISTEMA ORGANIZACIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SÃO TOMÁS

Coxim - MS

2016

JOSE PEDRO RODRIGUES DA MOTA

O SISTEMA ORGANIZACIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SÃO TOMÁS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sistema de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.

Prof. Henry T. Nonaka, Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.

Coxim - MS

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 – ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.....................................................................6

2.2  - SISTEMA DE TRABALHO DA EMPRESA........................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, apresentar soluções eficientes para a melhoria acerca do processo organizacional através de uma análise geral e conceitual, na distribuição dos serviços na revendedora e locadora de veículos São Tomás que existe há 6 anos, sendo uma empresa de pequeno porte, e que possui 10 funcionários distribuídos da seguinte maneira: locação de veículos, compras de veículos novos e usados, estoque de veículos e departamento financeiro que é dividido em financeiro locação e financeiro compra e venda. O objetivo da empresa é venda e locação, sendo necessário uma estrutura organizacional onde os negócios andem de forma prática, segura e rápida.

O objetivo aqui é propor a implantação de um sistema informatizado na empresa São Tomás, visando identificar quais suas reais necessidade bem como apontar onde uma nova forma de melhorar sua maneira de administrar e gerenciar o mercado de locação e venda de veículos, tudo isso através da implantação de um programa de gerenciamento moderno e prático para atender o contexto da empresa e mostrar sua importância.

E, com esse propósito, organizar de forma sistêmica, tanto a locação quanto a venda de veículos.

2 - DESENVOLVIMENTO

Atualmente vivemos numa época onde a globalização é evidente. A mudança e busca constante por novas formas de melhor atender e servir o cliente é fundamental dentro de uma empresa que busca o crescimento e o desenvolvimento organizacional de excelência.

E, visando esse propósito, a empresa deve buscar inovações que ajudem-na a melhorar seu atendimento, controlar seus rendimentos e gastos através da implantação de ferramentas tecnológicas que façam esse controle.

Pois, de acordo com BALTZAN (p. 7), “compreender o impacto direto que a informação tem sobre o resultado final de uma organização é fundamental para gerir um negócio bem-sucedido”.

Sabemos que a implementação de um sistema que ajude na redução de custos, melhoria de produtividade e geração de crescimento não é algo fácil de se fazer. É aí que entra a tecnologia da informação, desempenhando seu papel de facilitar a comunicação e aumentação a inteligência de negócios.

Mas, para que novas implementações sejam eficientes, é preciso que haja compreensão acerca dos negócios e seu funcionamento, bem como o seu papel de TI para alcançar a efetividade em toda organização.

Para uma organização obter sucesso, cada departamento ou área funcional deve trabalhar em conjunto, dividindo informações comuns, ao invés de ser uma “ilha”. A tecnologia da informação pode capacitar os departamentos a realizar suas operações de negócios de maneira mais eficinete e ficaz (BALTZAN, 2012, p. 8).

Sendo assim, a empresa São Tomás que atua no ramo de locação e revenda de veículos automotores, viu a grande necessidade de implementar mudanças que pudessem auxiliar no controle financeiro, bem como controle de suas locações e vendas de carros de formas mais eficaz.

Nos seus longos 6 anos de atuação no mercado, não houve muitas mudanças, o que acabou por fazer com que seu crescimento deixasse a desejar.

Contando com uma totalidade de 10 (dez) funcionários, a empresa é funcionalmente distribuída da seguinte maneira:

Fluxograma – 1 gerente de locação; 1 gerente de compra; 4 responsáveis vendas,  estoque e entrega de veículos vendidos e locados; 2 gerentes financeiros; 1 financeiro de compra e 1 financeiro de locação.

A disposição funcional em que a empresa se encontra está funcionando, porém, o que falta é o conhecimento e a forma que cada um deve se organizar para que a empresa cresça.

As funções acabam se misturando e a empresa está perdendo, já que não há um planejamento sólido nem organizacional, com direcionamento e controle dentro do setor financeiro, que é onde são feitos todos os aportes necessários para cada funcionário.

A organização financeira da empresa ainda é arcaica, pois está funcionando em cima de livros caixas, papéis e mais papéis que, estão se perdendo e fazendo com que a empresa se perca.

A partir de tais conhecimentos acerca da empresa e seu funcionamento, foi possível ter ideia do porque ela vem perdendo credibilidade entre seus clientes. A falta de organização acaba por deixá-la desacreditada, já que o setor é crescente na cidade e, mesmo sendo uma empresa particular que não demande de incentivo governamental, ela contribui para o incentivo fiscal do município. O que nos leva a pensar em estratégias de capacitação/treinamento através da implantação de um setor de recursos humanos e implementação de um sistema de controle informatizado, visando o melhor atendimento e, com isso, o aumento das locações e vendas, e assim, o crescimento do faturamento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com