TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ESCENAR EQUILIBRADO

Tese: SISTEMA DE ESCENAR EQUILIBRADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A força com que a globalização está sendo expandida está fazendo com

que novos processos sejam analisados, identificados e explorados, pois em

função da dinâmica de mercado que se renova todos os dias, e visando

também a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não

diferenciais.

De acordo com esses objetivos, foi criado um sistema flexível e

abrangente, que melhora sistematicamente os processos ao eliminar defeitos e

também aumenta as margens de lucro, o Seis Sigma, o mesmo tem a

finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e aumentar

as operações da empresa que o utiliza.

Ferramentas de Gestão: Seis Sigmas e Balanced Scorecard (BSC)

Seis Sigmas:Tem como estratégia a melhoraria de resultados, as empresas adotaram o seis sigmas como melhoria continua, podendo ser utilizada e aplicada a empresas de todos os tamanhos nos vários ramos de prestação de serviços ou de manufatura, ou seja de capital publico ou privado.

BSC:foi criado por Robert Kaplan uma ferramenta utilizada pelas organizações a planejar e entender sua estratégia de forma balanceada, não se limitando somente a definição de objetivos, metas e estratégicas única e exclusivamente financeiras.

SISTEMA BALANCED SCORECARD

Os seus benefícios são vários:

Sistema de planejamento estratégico

Tem como melhoria a comunicação, interna e externa.

Ênfase na estratégia e nos resultados.

Feedback estratégico e aprendizado.

Interage o planejamento estratégico com a gestão..

Estratégica a operacionaliza.

Identifica e alinha as iniciativas estratégicas.

Proporciona um relacionamento entre orçamento ea estratégia.

Revisões periódicas do desempenho estratégico para aprendizado e aprimoramento estratégico.

Reduz a grande quantidade de informação dos processos da empresa só para o que é informações essenciais.

O processo de Seis Sigma e BSC

O processo é sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade. O Programa Seis Sigma iniciou na empresa Motorola na década de 80 e, hoje em dia é aplicado em todos os tipos de processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas. Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas. O Seis Sigma se baseia em mensurações, onde o principal meio utilizado é a estatística que auxiliar na tomada de decisão, e seu objetivo é aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.

No topo da metodologia está o DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos que estejam abaixo do padrão e precisa de melhoria. O processo DMADV é um sistema de melhoria usado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade. Pode ser empregado também se um processo existente necessita mais que somente uma melhoria continua.

As informações são coletadas em forma de analise para definir o problema, e logo se utiliza essas informações para transformar em solução . Essas informações por métodos estáticos devem sempre ser utilizado para aumentar a eficiência. O objetivo do programa é reduzir a variabilidade em relação ao padrão e obter um maior controle dos resultados. Nesse novo paradigma muitas empresas encontram dificuldade em relacionar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhoria contínua utilizadas.

Estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que utilizam BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Vencedoras do premio em 2008 foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista. Utilizando 100% BSC como ferramenta de gestão em suas estratégias a AES Eletropaulo, Brasal Refrigerantes, Grupo CPFL Energia, Volvo Caminhões e CPF Piratininga foram vencedoras do PNQ em 2009.

Kaplan diz metaforicamente que a relação entre qualidade e BSC, o lugar para se pescar é ditado pelo BSC e a ferramenta depende da qualidade e melhoria contínua. Assim mostrando que não existe confronto e sim uma complementação.

É importante diferenciar a aplicação dessas ferramentas. O BSC, por ex: é usado na gestão da estratégia á médio ou longo prazo. Agora as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são utilizadas para gestão das rotinas ou do dia-a-dia. Esse é o ponto que estes modelos têm conexão entre si. O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seus esforços para entregar a proposta de valor para o cliente.

UM CASO DE SUCESSO

APLICAÇAÕ DA FERRAMENTA SEIS SIGMAS NA EMPRESA MOTOROLA.

Em 1987, profissionais da Motorola após estudos sobre os conceitos Seis Sigmas ditado por Deming que visa a viabilidade dos processos de produção, com o objetivo a melhora no desempenho por meio de analise das variações. Iniciativas reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e incentivou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava à implantação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua. Sua aplicação ocorre com apoio de uma serie de ferramentas para identificar, analisar e solucionar os problemas, dando grande importância na coleta e tratamento dos dados, e com suporte estatístico.

Caso que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta.

Realizei entrevistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com