TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Trabalho acadêmico: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS BÁSICOS 4

2.1 ADMINISTRAÇÃO 4

2.2 INFORMAÇÃO 4

2.2.1Dados 4

2.2.2Informação 5

2.2.3Conhecimento 5

2.3 COMUNICAÇÃO 5

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

3.1 CONCEITO 7

3.2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO 8

3.2.1Entrada 8

3.2.2Processamento 8

3.2.3Saída 9

3.2.4Feedback 9

3.3 tipos de sistema de informação 9

4 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) 1

4.1 CONCEITO 1

4.2 COMPONENTES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1

5 CONCLUSÃO 12

3 1 INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade.

Entender como Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.

4 2 CONCEITOS BÁSICOS

As empresas e seus administradores precisam cada vez mais conhecer, implementar e gerenciar toda uma infra-estrutura de TI, que possa dar apoio aos processos de comunicação, controle e tomada de decisões. O Analista e Desenvolvedor de Sistemas deve possuir formação dentro da concepção sistêmica

(especialista-generalista), dando suporte e auxiliando os administradores das organizações para tomada de decisões e definições de politicas de TI.

2.1 ADMINISTRAÇÃO

Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 385), a administração é o “processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”.

2.2 INFORMAÇÃO

A informação tornou-se o bem econômico de maior valor nos dias de hoje.

Mas definir informação é dificil sem se fazer distinção entre os termos “dado”, “informação” e “conhecimento”.

Dados são fatos em sua forma primária que podem ser definidos como um conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada.

O conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada, ou seja, tudo o que é gerado no dia-a-dia de uma empresa é um dado. (BATISTA, 2006, p. 20).

A sequência 3+3=6 é um conjunto de dados, e pode ser dissecada da seguinte forma: os números “3” e “6” são, individualmente, um dado, assim como os sinais “+” e “=” também são dados.

2.2.2 Informação

Conjunto de dados significacado, que reduz a incerteza ou aumenta o conhecimento a respeito de algo por isso, proporciona orientação ás ações pelo fato de reduzir a margem de incerteza a respeito de nossas decisões.

Informação é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa. A informação aumenta a consistência e o conteúdo dos dados relacionados. (BATISTA, 2006, p. 2).

Na sequência acima exemplificada podemos identificar três informações diferentes: a primeira delas é que o sinal “+” é usado para unificar outros dados; a segunda é que o sinal “=” é usado para representar a igualdade entre duas ações, dois objetos, etc.; e a terceira informação é que se juntarmos dois objetos, ou dados, estaremos dando origem a uma terceira informação.

2.2.3 Conhecimento

Os dados processados se transformam em informações que compartilhadas, aumentam o conhecimento.

Conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar uma informação. (LAUDON E LAUDON, 1999, p. 10).

Através da informação que as pessoas podem adquirir conhecimento, mas a informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida.

2.3 COMUNICAÇÃO

Pode-se enteder comunicação como o compartilhamento de informação entre duas ou mais pessoas, levando-se em conta que para que haja comunicação, faz-se necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda.

Existem Vários métodos, meios e processos adequados para se amitir, transmitir e receber informação que, utilizados de maneira eficaz, servirão commo difusores de conhecimento, e esse conhecimento servirá para criar idéias, tomar decisões e resolver problemas.

7 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

3.1 CONCEITO

De acordo com Wikipédia (2007), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido.

Sistema de informação é um conjunto de elementos ou componentes interrelacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo. (STAIR E REYNOLDS, 2006, p. 12).

O’Brien (2004, p.06 ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.”Veja ums sintese dessa definição:

Figura 1 – Recursos do Sistema de Informação Fonte: O’Brien (2004, p. 06)

8 3.2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO

Um sistema contém informações sobre uma organização e o ambiente que a cerca. Três atividades básicas produzem as informações de que as organizações necessitam (entrada, processamento e saída). Feedback é a saída que volta a determinadas pessoas e atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com