TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Seminário: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema de Informação (SI) R

Tem-se observado que as empresas buscam um maior equilíbrio em relação às tomadas de decisões, por isso as organizações almejam meios para fazer a diferença em um mercado que está cada vez mais competitivo, exigindo um diferencial para lidar com as decisões. Portanto, esse diferencial parte da importância de uma empresa ter um Sistema de Informação (SI) capaz de auxiliar nas operações administrativas e impulsionar o planejamento para que haja um melhor controle. Stair (1998, p.17), reforça essa idéia dizendo que “um sistema de informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização”. Esse impacto reflete na capacidade da empresa em lidar com as decisões e definir qual a melhor medida a se tomar dentro do seu âmbito organizacional.

Para as empresas, a importância da tomada de decisão se dá ainda pelos processos de escolha, onde ela estabelece, identifica, compara e avalia situações capazes de oferecer alternativas para os executivos. E essas etapas, se dão por critérios definidos pela política da organização. De acordo com Lacombe e Heilborn (2003, p.440), “qualquer processo decisório, seja no íntimo do indivíduo ou na organização, ocupa-se da descoberta e seleção de alternativas satisfatórias”. Para tanto, a tomada de decisão compreende o resultado dos objetivos a serem decididos e riscos que o gestor irá correr. A tomada de decisão é tão importante que uma decisão pode mudar a situação da empresa, em relação a finanças, ambiente e principalmente pessoas, pois é a única que está envolvida em toda cadeia.

Com a estrutura de um sistema definido e implantado na empresa, o modo de gerenciamento poderá agregar ao gestor maior flexibilidade no uso da informação, e a empresa poderá prover de vários sistemas de suporte, obedecendo assim à hierarquia da organização, pois Sistemas de Informações se concentram em vários níveis no âmbito da empresa. Rezende e Abreu (2009, p.7), dizem que “os desenvolvedores de sistemas devem considerar os objetivos de gestão e o processo decisório, bem como o impacto que estes sistemas terão sobre as pessoas e sobre o contexto organizacional”. Deste modo, as empresas poderão chegar às decisões pela adoção de sistemas como o Processamento Eletrônico de Dados (PED), Sistema de Apoio à Decisão (SAD), Inteligência Artificial (IA), Sistema de Informação Gerencial (SIG) entre outros. Assim, cada empresa tem a possibilidade de escolher o sistema que melhor atende aos objetivos da organização.

As empresas sentem a necessidade de utilizar algum tipo de sistema com o objetivo de se atingir a eficácia de seus processos, sendo assim fez com que houvesse a necessidade de se realizar um estudo mais aprofundado de Sistemas de Informação para cada nível da empresa e que o mesmo provesse de um planejamento e adequação para a proposta de surgimento de novos sistemas. (OLIVEIRA, 2000, p.183)

Os referentes sistemas exercem funções de estratégias em todos os setores que geram informações de custo, produção, recursos humanos, marketing e todo ambiente organizacional, com o propósito de coletar e empregar uma definição no campo de utilização pelo sistema que a empresa ira exercer.

Com o Sistema de Informação Executivo, os administradores trabalham com as informações na condição mais favorável, pois está relacionado com as funções da empresa e no meio externo.

Para as empresas que buscam uma modelagem e estruturação no uso da informação é fundamental a integração dos Sistemas de Informação a fim de atrelar os processos organizacionais e definir uma análise das necessidades e dúvidas que o gestor enfrenta a cada tipo de decisão.

Sistemas de Informação nas Empresas

Um Sistema de Informação (SI) é a integração dos processos do ambiente organizacional de uma empresa, no intuito de auxiliar ou gerenciar a receptação das informações e organizá-las, podendo assim chegar à melhor decisão.

“Um sistema de informação (SI) pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações”.

Para a finalidade do sistema e integralização dos recursos mencionados por O’Brien e Oliveira é necessário entrada, processamento e saída, pois cada um representa uma função como diz Stair (1998, p.24), “a entrada é a atividade de capturar e coleta de dados novos; o processamento envolve a conversão ou transformação de dados em saídas úteis e a saída envolve a produção de informação útil”. Visto que, um sistema de informação é constituído por três atividades (entrada, processamento e saída), com finalidade de aprimoramento de dados brutos e compreensão de determinadas informações. Sendo que o processamento é a modificação de dados primários, no intuito de obter informação, já a saída é a informação em seu campo de uso, definida para ser utilizada.

Corroborando a citação, Informação é o resultado da integralização das atividades que forma uma concentração de dados, onde nos é permitido concluir metas, por meio de fatores, com o objetivo de capacitar o gestor a tomar a melhor atitude para sua empresa

Os administradores não podem ignorar os SI ,porque estes desempenham um papel fundamental nas organizações atuais.Os sistemas de hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem,planejam e gerenciam seus funcionários e cada vez mais, quais produtos serão produzidos, onde,quando e como.Os principais papeis das SI nas funções empresariais está relacionado com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas,marketing, produção, contabilidade e recursos humanos.

A informação é um meio de organização para o sistema onde o tempo, se torna um tipo de mensagem, com a finalidade de direcionar o receptor a atitude desejada passando assim a importância de que, a informação é um diferencial tanto nas funções e estrutura que ela agrega, consolidando assim a empresa.

Assim, a partir do momento em que a empresa reconhece o papel positivo que a informação pode representar nas organizações , percebe-se que a gestão da informação não tem um fim em si mesmo, mas é suporte indispensável para um objetivo mas amplo, que é a gestão da empresa e, dessa maneira, cabe à empresa implantar uma estrutura que promova uma postura eficaz no entendimento das necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com