TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Projeto de pesquisa: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O estudo do comportamento dos consumidores está levando os empresários a compreender e buscar novas formas e estratégias para seus negócios, dando a atender o porquê clientes são fiéis a um determinado local de compras ou até mesmo a uma determinada marca. As transformações vêm fazendo com que os consumidores fiquem mais exigentes, contudo também com que o mercado fique mais competitivo trazendo mais comodidade e informações aos mesmos. Produtos diferenciados, atendentes qualificados e muita propaganda estão sendo uma arma neste mercado que cada dia aumenta mais.

Capacitação, qualidade e bom atendimento aliados a bom preço e prazos estão entre estes diferenciais para atrair cada vez mais os consumidores. Observa-se, porém, que o bom atendimento precisa estar vinculado à qualidade das informações prestadas ao consumidor no momento da apresentação dos produtos que as empresas, principalmente varejistas, estão disponibilizando.

Cabe ao profissional identificar as motivações e necessidades dos clientes, ajudando a segmentar o seu mercado com base em benefícios buscados nos produtos e serviços oferecidos.

Através destes fatores este trabalho irá analisar a qualificação dos vendedores das lojas varejistas de Cascavel - PR, as estratégias utilizadas para buscar o aperfeiçoamento do atendimento, e principalmente o porquê vem crescendo tanto as vendas e procura pelo e-commerce, pois a importância de um atendimento de qualidade pode gerar a fidelização do consumidor.

1.1. PROBLEMA DE PESQUISA

O ritmo de vendas das lojas do ramo de Móveis e Eletrodomésticos de Cascavel – PR, de nível nacional, vão muito além do estoque disponível ou de uma boa divulgação de seus produtos. Além desses fatores a eficiência e a eficácia no atendimento pode ser um fator representativo ao sucesso das vendas de uma loja. Diante disso, levanta-se o seguinte problema: No que se refere ao conhecimento dos vendedores de lojas varejistas de eletrodomésticos, como identificar o nível de qualificação de suas habilidades e conhecimento sobre os produtos, e fazer que se esclareçam as dúvidas dos clientes?

1.2. OBJETIVOS

Analisar os níveis de qualificação dos vendedores das lojas varejistas de móveis e eletrodomésticos de Cascavel - Pr.

• Levantar o número de produtos e categorias comercializadas nas lojas de móveis e eletrodomésticos de Cascavel - PR;

• Analisar o nível de qualificação profissional dos atendentes quanto ao conhecimento dos produtos ofertados;

• Identificar as estratégias de atendimento;

• Avaliar a satisfação do consumidor;

• Fazer um comparativo de conhecimento dos atendentes em lojas físicas e virtuais.

1.3. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Há uma busca constante por diversos produtos oferecidos no comércio de lojas de Móveis e Eletrodomésticos, em Cascavel-PR, mas nem sempre as mesmas acabam suprindo as necessidades de informação dos seus clientes, pela falta de conhecimento de seus atendentes. Por outro lado, as compras realizadas através do e-commerce acabam trazendo informações precisas de cada produto, muitas vezes, com descrições mais especializadas, através de chats on line, e ficha de informação dos produtos, tornando assim a compra mais fácil, e segura no que se diz respeito à identificação geral da mercadoria.

Neste sentido o estudo a ser realizado, busca analisar até onde os colaboradores de lojas físicas estão preparados para o atendimento especializado ao consumidor, que anseia por informações precisas e muitas vezes necessárias.

2. ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

A presente pesquisa será realizada na cidade de Cascavel-PR, na região central da cidade, em empresas que atuam no ramo varejista de móveis e eletrodomésticos de nível nacional, em que são atendidos clientes das mais variáveis classes sociais.

O ramo varejista de móveis e eletrodomésticos tem aumentado significativamente na Região Oeste do Paraná, mais precisamente na cidade de Cascavel – PR, fazendo com que o aumento de estabelecimentos deste ramo gere grande parte dos empregos no município, conforme os dados mostrados abaixo.

O aumento do número de lojas neste ramo se atribui em grande parte ao crescimento da população da região e também de sua renda que vem aumentando significativamente. Por ser uma região em que a forte injeção de renda derivada do agronegócio, faz com que a população dos municípios vizinhos procure a cidade atrás desses produtos em que geralmente as grandes redes oferecem.

A partir de então, veremos desde treinamento do profissional até como se realizar um bom atendimento ao seu cliente, trazendo assim a fidelização do mesmo.

2.1. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A busca pela inovação como diferencial competitivo, e vender bem diante de tantas concorrências passou a ser um desafio comum tanto para as pequenas como para as grandes empresas. A verdade é para se vender mais no atual cenário econômico, não existe mais segredo, conheça bem o seu produto, tenha soluções saiba como e para quem vender.

A preocupação de muitas empresas é a falta de qualificação no mercado de trabalho no setor de vendas, o que impede muitas empresas de atingir meta. Pois a venda é decidida através do conhecimento do vendedor com os produtos fornecidos.

Para se obter qualificação é necessário que haja aprendizado, incentivo ao funcionário ao auto desenvolvimento. Através da relação a novas e antigas experiências, novas percepções serão percebidas pelo individuo, onde se torno o processo de aprendizado.

2.2. TREINAMENTO DE VENDAS

O treinamento pode ser encarado pela organização como um alto custo na qual não se está preparado para o mesmo, ou então, um custo que pode haver a possibilidade de não ter o retorno esperado. Mas a importância do treinamento só é percebida pela organização a partir da observação de uma equipe de vendas treinada, a equipe passa a se esforças mais e a obter melhores resultados.

Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com