TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: SISTEMA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Administrar é uma arte, na área da produção de gerenciar produtos, é a habilidade da prática do planejamento de qualidade. Nosso objetivo é reconsiderar sempre o produto e seu processo de produção, de maneira que possa melhorar a cada dia, satisfazendo as expectativas dos consumidores.

Melhorar a qualidade corresponde ao esforço de aperfeiçoar as características dos produtos e melhorar o desempenho dos processos atuais da empresa. No entanto, conservar a qualidade do produto significa laborar de acordo com o planejado e seguir as normas, sejam padrões técnicos ou gerenciais, com o objetivo de alcançar níveis previamente estabelecidos em diversas atividades dentro da entidade.

Este resultado é atingido através do ato de aprimorar processos e reduzir suas variáveis, e tem por objetivo salientar os processos de produção, bem como sua previsão de demanda e o controle de estoques.

A primeira fase do trabalho envolveu perguntas referentes à previsão de demanda, processos de produção, controle de estoques e tempos operacionais.

1. SISTEMA DE PRODUÇÃO

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outputs).

Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma seqüência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqüência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma seqüência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com poucas ou nenhumas repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

Ao que foi respondido, conforme questionário:

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

A empresa descrita no trabalho é a ALFASTO TRANPORTES., o objetivo é complementar necessidades de transporte rodoviário de mercadorias e containers, e ainda trabalhar com segurança e preço de mercado.

Sua visão é ser reconhecida por clientes como parceiros insuperáveis, e a missão é ter soluções para um transporte mais rápido e seguro, mantendo assim seus clientes satisfeitos.

Com o mercado cada vez mais competitivo, há a necessidade de se trabalhar com qualidade, informação, agilidade e preço, prestando serviço de transporte e armazenagem e ainda atuando no ramo de comércio exterior.

Os serviços prestados na armazenagem:

Disponibilização de máquinas para movimentação de cargas;

Estufagem e desova de containers;

Armazenagem de mercadorias;

Disponibilidade de local para estada do container, quando necessário, em caso esperar nova data para entrega;

Serviços rodoviários:

Cargas avulsas, muitas vezes em pallets, e containers.

Importação de containers ou avulsas, devidamente regulamentados dentro dos padrões;

No frete é incluso o pedágio e seguro dos containers e cargas;

Entrega de planilha com as informações mensais dos carregamentos efetuados pela empresa;

Acompanhamento online das operações, através da área restrita a clientes.

Monitoramento e posicionamento, por e-mail e celulares, dos veículos a partir do levante, viagem, chegada, carregamento, retorno ao porto;

Nosso colaborador para elaboração desse trabalho foi Roberto Antonio Prado de Almeida, diretor da empresa.

Questionário realizado na entrevista?

1. Como é controlado seu estoque?

O controle de estoque é realizado para controlarem-se os desperdícios, para obter valores para analise, e assim rever o investimento, que vem a prejudicar o capital de giro.

2. Como é feita a demanda da sua Produção?

Realizamos reunião antes das safras e assinamos contratos com nossos parceiros, clientes que trabalhamos, assim sendo temos a estimativa de demanda dos caminhões necessários e podermos propor melhorias ou comprar novos veículos.

3. Como é calculado o horário dos seus funcionários operacionais?

Através de cartão ponto para os funcionários administrativos e armazém, e os motoristas são identificados por GPS e interligados com o web site da empresa.

4. Achas o seu método de previsão de demanda eficiente? Justifique? Qual o método de previsão de demanda?

Sim, é a base do nosso planejamento estratégico da produção, vendas e finanças, usamos o método de analise de previsão de demanda com tendência.

5. Realiza a previsão de demanda através do método de ajustamento sazonal?

( x ) Sim ( ) Não

ETAPA 2

A estratégia de manufatura é um conjunto de decisões na busca de atingir o desempenho de critérios competitivos na direção dos objetivos desta, para isso será abordado dois elementos: áreas de decisão e objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com