TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ENERGÉTICO PRINCIPAL

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

Com o estudo das Unidades 1 e 2, você pôde compreender que a Bioenergética (bio = vida; energética = referente à energia) diz respeito à energia que utilizamos para a realização de diversas atividades, sendo essencial para a manutenção de nossas vidas, por desempenhar funções básicas. Estas funções demandam energia, como, por exemplo, os constantes processos metabólicos e fisiológicos que ocorrem no nosso organismo. Dessa forma, é muito importante que você conheça as principais características de cada sistema energético.

Diante do exposto, preencha o quadro a seguir, elaborando um comparativo com as principais características dos sistemas mencionados:

SISTEMA ENERGÉTICO PRINCIPAL (IS) SUBSTRATO (S) UTILIZADO (S) UTILIZA O2 ? PRODUZ ÁCIDO LÁTICO? INTENSIDADE E DURAÇÃO DO EXERCÍCIO (ALTA, MODERADA, BAIXA) ATIVIDADES FÍSICAS QUE UTILIZAM O SISTEMA ENERGÉTICO E TEMPO DE DURAÇÃO DO SISTEMA

Sistema anaeróbio

alático Fosfocreatina

(PCr ou CP)

Não

Não

Alta Intensidade e

Curta Duração - Prova de 100m

- Salto

- Cortada no vôlei

Duração de 10s

Sistema glicolítico

Glicose

Não

Sim

Intensidade e Duração Moderada - Corrida de 400M

- Natação 100m livre

Duração entre 30s e 2min

Sistema

oxidativo Glicose

Ácidos Graxos

Aminoácidos

Sim

Não

Intensidade Moderada e Longa Duração - Maratona

- Corrida de Fundo

- Provas de longa duração

Duração a partir de 3min.

Logo após o preenchimento desse quadro, faça um resumo sobre a importância do conhecimento da Bioenergética aplicada ao exercício, relatando como esse assunto pode ser utilizado em seu cotidiano profissional e, também, qual o papel da nutrição para os exercícios físicos.

Para conhecer o comportamento do metabolismo energético e a integração deste com outros aspectos peculiares ao treinamento, é necessário recorrer ao estudo da Bionergética. Sendo ela, uma fonte de trabalho fundamental para a atuação dos estudantes e profissionais da área de Educação Física, onde devem estar cada vez mais munidos destes conhecimentos a fim de estarem capacitados para seu exercício profissional. Somente através dessas informações, será possível ao portador compreender melhor os resultados de seus atletas, ou mesmo dos praticantes que estão sob sua supervisão.

Para um melhor embasamento da descrição do conteúdo estudado, vou utilizar como exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com