TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL

Exames: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

Roberto Lustosa procura sócios para ampliar a produção e exportar a cera do avô. Formado em odontologia em 1906, Paulo de Almeida Lustosa montava em lombo de burro para atender sua clientela espelhada pelas redondezas de São João del Rei. Sem recursos técnicos para tratar cáries, Lustosa acabou inventando um produto que pudesse, ao menos, aliviar a dor de dente alheia naquele início de século. Em 1922 ele desenvolveu o primeiro produto a ter como matéria-prima a cera de abelha e criou o anestésico Dr. Lustosa. O que o dentista não poderia imaginar é que estava criando um produto tão longevo, nem que seus sucessores quisessem levá-lo para tão longe. A terceira geração da família está à frente dos negócios desde 2001. Roberto Fontes Lustosa, atual diretor-presidente do laboratório Dr. Lustosa e neto do fundador, está à procura de quem lhe indique o caminho para as Índias. "Olho para a Índia e penso, eis o nosso mercado", diz ele fazendo uma conta simples. "São 1,2 bilhão de indianos à espera de alívio para a dor de dente", afirma, em referência à Cêra Dr. Lustosa, dirigida especialmente para a população de baixo poder aquisitivo. Mesmo no Brasil, o potencial de crescimento do produto é grande, pelos cálculos de Paulo, só 10% dos brasileiros têm condições de ir ao dentista. Além da falta de dinheiro, a ida ao dentista é dificultada pela falta de mão-de-obra qualificada nos rincões do país e, em menor escala, também pelo pavor que os mais abonados e bem localizados sentem da cadeira do dentista e seu indefectível "motorzinho". Lustosa, o neto, tem planos bem ambiciosos para a empresa fundada pelo avô. Quer ampliar a gama de produtos e oferecer fio dental, enxaguatório bucal, pasta de dente. Tudo com a marca Dr. Lustosa. "Falta dinheiro para investir em máquinas e aumentar a produção. Falta dinheiro para investir em publicidade e falta dinheiro para exportar. Por isso, os sócios são bem-vindos", alardeia o empresário. (Unesp, outubro 2010). O case retrata uma empresa centenária que passada de geração a geração busca ampliar seu leque de produtos e mercados dentro e fora do país. De acordo com o texto, é possível afirmar que a maior preocupação da empresa refere-se a:

a. necessidade de criar novos produtos para sobreviver a um mercado tão competitivo .

b. conseguir apoio do governo para implantar um projeto de internacionalização da empresa.

c. buscar sócios que mudem o perfil empreendedor da empresa tornando-a mais dinâmica.

X d. obter recursos financeiros que possibilite a alavancagem da empresa em seu setor de atuação.

e. deixar um legado para as futuras gerações da família Lustosa.

Pergunta 2

A II Guerra Mundial foi o último grande conflito que mobilizou várias nações, principalmente as européias. Após o conflito que se estendeu por 6 anos, os países vencedores propuseram mudanças de âmbito mundial a fim de recuperar as economias afetadas pela guerra. Acerca da ordem econômica internacional que começou a ser construída a partir do imediato pós II Guerra Mundial é correto afirmar que:

X a. A necessidade urgente de recuperar o comércio internacional fez surgir a Organização Mundial do Comércio (OMC).

b. O objetivo principal era criar instituições internacionais como o FMI, o Banco Mundial e a OMC para combater a crise de 1929 que arrasou as economias dos países desenvolvidos e que, naquele momento, ameaçava também os países mais pobres.

c. O Fundo Monetário Internacional fora criado para equacionar problemas de escassez de recursos para o investimento.

d. O Banco Mundial seria responsável pelo financiamento ao comércio internacional como forma de estimular a globalização .

e. O arcabouço institucional proposto em Bretton Woods envolvia a constituição de organismos internacionais para a reorganização do comércio, dos fluxos de investimento e para o financiamento de desequilíbrios nos balanços de pagamentos.

Pergunta 3

Criada para apontar sugestões para o enfrentamento da crise econômica no país, a Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira do Senado divulgou seu primeiro relatório, no qual sugere ao governo reduzir o spread bancário (diferença entre os juros que o banco paga aos investidores e o que cobra nos empréstimos) e aumentar a concorrência no sistema financeiro, como formas de superar o momento de dificuldade econômica. Elaborado pelo relator da comissão, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o relatório informa que a crise econômica gerou no Brasil súbita e radical aversão ao risco nos empréstimos e que o recuo na economia mundial também restringiu a captação de recursos no exterior, afetando a taxa cambial, que teria sofrido radical depreciação. Agência Brasil, junho 2009. O texto refere-se às condições adversas no mercado de crédito causadas pela crise financeira 2008/2009. Considerando esse fato, aponte qual medida poderia ir de encontro com a proposta da Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira do Senado mantendo-se a Lei de Mercado.

a. Tabelamento ou congelamento dos spreads bancários

X b. Aumentar a concorrência entre bancos eliminando o spread das instituições bancárias estatais.

c. Decreto do governo reduzindo os spreads bancários

d. Implantação de um banco de dados dos bons pagadores

e. Isenção fiscal aos bancos como contrapartida pela redução do spread

Pergunta 4

Segundo o indicador de perspectiva de inadimplência do consumidor da Serasa Experian divulgado hoje, a inadimplência dos consumidores brasileiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com