TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA FRANCHISING

Dissertações: SISTEMA FRANCHISING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Péricles – 2°etapa. Stefanne Dimonte

Parte do artigo

• Apresentação e análise do desenho organizacional, demonstrando as características, limitações e aplicações da estrutura organizacional identificada.

• Identificação na estrutura da centralização e / ou descentralização do poder

No SISTEMA FRANCHISING a empresa-líder deseja facilitar o desenvolvimento e ampliação de uma rede, unindo vários elos, cada elo independente, representado por empresas locais/nativas, constituindo uma organização em que uma sócia exerce o papel principal (dominante) e as demais, meras participantes em seus países, com a finalidade de obter ganhos de escala e escopo. É um método de distribuição e comercialização que permite a empresa ofertar seus produtos e/ou serviços, que possuem aceitação no mercado, em larga escala. Defende uma estrutura descentralizada, onde cada proprietário atua como um franqueado regional.

FRANQUEADA é a pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquia. Ele é um parceiro do franqueador, sendo que a relação comercial entre as partes não caracteriza vínculo empregatício. O franqueado é definido aquele que recebe a concessão do direito de uso da marca. O FRANQUEADOR assegura ao franqueado a exclusividade em um determinado território de atuação.

MASTER-FRANQUEADA é a empresa que representa o franqueador em outro país, região ou cidade. Ela é responsável pelo desenvolvimento da área a si atribuída, bem como pela manutenção e comercialização das franquias de sua área.

AS MODALIDADES DE FRANQUIAS PODEM SER ASSIM CLASSIFICADAS:

FRANQUIA INDIVIDUAL – não é permitido dividir o espaço com outras marcas.

FRANQUIA SHOP IN SHOP - É uma modalidade operacional que permite ao empresário levar para o interior de sua loja uma mini-franquia, constituída por um quiosque ou mini-loja. Pode ter duas marcas ou empresas atuando em conjunto têm um resultado operacional melhor do que a soma dos resultados que produziriam se atuassem individualmente.

MINI FRANQUIAS - As Mini-Franquias são pequenas unidades criadas para serem instaladas dentro de outras lojas, tais como magazines, hipermercados, lojas de conveniências, shopping centers e hotéis.

FRANQUIA DE CONVERSÃO - Esta modalidade permite a um empresário converter sua unidade independente em uma unidade franqueada. Esse empresário tem que se ajustar às normas e padrões da franquia escolhida.

FRANQUIA COMBINADA - A Franquia Combinada integra em um mesmo ponto comercial franquias diferentes de um mesmo franqueado.

TIPOS DE FRANCHISING EXISTENTES:

FRANQUIA DO PRODUTO FRANQUIA DE DISTRIBUIÇÃO FRANQUIA DE SERVIÇOS FRANQUIA INDUSTRIAL

consiste na produção e/ou comercialização de bens que são produzidos pelo próprio franqueador, ou por terceiros fabricantes, licenciados e supervisionados pelo franqueador;

essa franquia se refere à venda de mercadorias adquiridas de terceiros. "Os bens são produzidos por terceiros fornecedores selecionados pelo franqueador, que dispõe de um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com