TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ORGANIZACIONAL E SUA NECESSIDADE DE CONSTANTE RENOVAÇÃO

Monografias: SISTEMA ORGANIZACIONAL E SUA NECESSIDADE DE CONSTANTE RENOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA ORGANIZACIONAL E SUA NECESSIDADE DE CONSTANTE RENOVAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. Este trabalho mostra o conceito, os componentes e os tipos de estrutura organizacional. O presente trabalho aborda o tema estrutura organizacional e a tema: Influência da estrutura na eficiência da organização de acordo com a nova visão: organização orientada ao cliente. Contudo, será explanado as características de uma organização feita a partir de uma pesquisa feita pelos alunos afim de diagnosticar e sugerir soluções. Diante de todo o contexto apresentado, neste estudo, partindo da elaboração do tema, utilização de pesquisa bibliográfica, por fim, não existe um modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, não existe uma estrutura perfeita, existe aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização. E a estrutura depende inteiramente da definição dos objetivos, se ela volta-se para o mercado como a orientação ao cliente sua estrutura deve facilitar: O fluxo de informação – para cima, para baixo e lateral; Favorecer a geração de idéias, inovar – equipes multidisciplinares; Proporcionar maior grau de autoridade ao departamento de marketing; Ser flexivel – maior grau de descentralização; Possibilitar uma visão ampla da organização.

2-DESENVOLVIMENTO

O sucesso de uma organização depende, em grande parte, da qualidade do processo de comunicação dentro dela. A área de recursos humanos das empresas pode servir como um catalisador desse sucesso, quando for competente em ouvir os funcionários , apoiando e aceitando suas opiniões e sugestões. Assim, as organizações promoverão um ambiente mais aberto e harmonioso, tendendo para o aumento da produtividade e da satisfação.

De acordo com que aprendemos podemos analisar que a empresa entrevistada, deixa muito a desejar em questão de comunicação, união, harmonia, estrutura ambiental e principalmente o famoso feedback, seus funcionários trabalham sobre pressão, falta centralizar metas, fazer reuniões, distribuição de setores e controle de satisfação dos gestores e colaboradores, é uma empresa que tem tudo para crescer e expandir se atentar às mudanças de gestão. A empresa não possui organograma e área de recursos humanos especificas, apenas departamento pessoal que controla a contração, remuneração, demissão.

Segue a descrição de cargos de cada área, e as principais tarefas e atividades que os ocupantes desses cargos ou funções realizam, respectivamente a analise e soluções.

2.1 Analise crítica e sugestões de melhorias

2.1.2 Diretoria-Não busca qualificação de profissionais para sua empresa e seus colaboradores. Há necessidade de treinamento onde as áreas de informação ou de habilidades de um individuo ou grupo requer maior desenvolvimento afim de aumentar sua produtividade. O treinamento será produtivo para a empresa somente se enfatizar essas prioridades.

2.1.3 Departamento pessoal - O líder bloqueia o departamento pessoal de forma a impedir o líder em aplicar novas idéias. O líder de uma empresa deverá gerenciar o clima organizacional se possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre o funcionário e a empresa, além de manter um ambiente agradável de trabalho, estimular a motivação e promover abertura para que os funcionários tragam idéias inovadoras para a empresa.

2.1.4 Caixa, Faturamento e Controle de Estoque – É carente de anotações de detalhes como número de folhas de cheque, anotações de recebimentos, utiliza cadernos para fechamentos dos caixas, possui falta de controle total de estoque. É importante que a empresa gere condições que motive os colaboradores a um melhor desempenho ou seja crie um clima organizacional que facilite o trabalho para alcançar os resultados pretendidos.

2.1.5Crédito e Cobrança – Não tem organização dos documentos de compras dos clientes com sua s devidas assinaturas. Falta ética e responsabilidade social para com seus clientes. Cada cliente deveria ter documentos de compras em pastas individuais com suas devidas assinaturas a assim fossem quitadas esses fossem dado baixa no sistema computadorizado.

2.1.6 Departamento de Vendas – Falta organização na saída dos produtos, falta etiqueta nas mercadorias dificultando também na identificação destes para realização das vendas. Com toda essa desorganização isso pode acarretar prejuízos à empresa. Deve-se colocar o funcionário que ficará responsável para etiquetar os produtos e também controlar as saídas do mesmos.

O sucesso de uma organização depende, em grande parte, da qualidade do processo de comunicação dentro dela. A área de recursos humanos das empresas pode servir como um catalisador desse sucesso, quando for competente em ouvir os funcionários , apoiando e aceitando suas opiniões e sugestões. Assim, as organizações promoverão um ambiente mais aberto e harmonioso, tendendo para o aumento da produtividade e da satisfação.

De acordo com que aprendemos podemos analisar que a empresa entrevistada, deixa muito a desejar em questão de comunicação, união, harmonia, estrutura ambiental e principalmente o famoso feedback, seus funcionários trabalham sobre pressão, falta centralizar metas, fazer reuniões, distribuição de setores e controle de satisfação dos gestores e colaboradores, é uma empresa que tem tudo para crescer e expandir se atentar às mudanças de gestão.

4-Modos de Gestão

A comunicação significa partilhar, associar, trocar, tornar comum e trocar opinião. Portanto a comunicação implica em participação, interação, troca de mensagens e emissão ou recebimentos de informações, transmissor ou emissor e receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback.O sucesso de uma organização depende, em grande parte, da qualidade do processo de comunicação dentro dela. A área de recursos humanos das empresas pode servir como um catalisador desse sucesso, quando for competente em ouvir os funcionários , apoiando e aceitando suas opiniões e sugestões. Assim, as organizações promoverão um ambiente mais aberto e harmonioso, tendendo para o aumento da produtividade e da satisfação. Um fator importante, não possui nenhuma ferramenta que meça o nível de satisfação dos funcionários, e nem o seu reconhecimneto. O relacionamento entre funcionários e superiores não é satisfatório, pois o nível da estrutura de comunicação é insuficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com