TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Trabalho acadêmico: O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de caso da Companhia CBC – Companhia Brasileira de Confecções - uma indústria do segmento de vestiário. Fundada em 1974, por Cláudio Barros, ex-gerente de uma conceituada loja de moda e Marcel, imigrante francês recém-chegado ao país, que trazia uma grande experiência da indústria parisiense de confecção.

O processo de produção da empresa inclui as fases de modelagem, corte, costura e passadoria, que tem como atividade preponderante a fabricação e comercialização de produtos têxteis, atendendo todo o mercado interno brasileiro.

Com a crescente produção absorvida pelo mercado, em poucos anos passou a ser considerada uma das maiores indústrias brasileiras do ramo de confecções. Desta forma, em 1978 a pequena confecção se transformou em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção – objeto deste estudo.

Desta forma, no desenvolvimento geral deste trabalho será feito uma avaliação sistêmica da Companhia CBC, demonstrando como uma estrutura organizacional pode contribuir para que uma empresa obtenha vantagem competitiva no mercado e agregar valor econômico, transformando-se numa organização inovadora e sustentável.

A análise foi focada nos aspectos comportamentais dos envolvidos com o objetivo de verificar a existência de relações entre a implementação das estratégias e as dificuldades inerentes ao ambiente da empresa, como a descentralização do poder por parte do diretor e o desinteresse ou pouco preparo dos sucessores para assumirem o negócio.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional era gerido pelos dois sócios, sendo Cláudio o responsável por toda administração da empresa e Marcel, limitava-se a ser responsável técnico e operacional, isentando-se de toda responsabilidade administrativa, por não gostar de tratar de assuntos inerentes a esta área.

Desta forma, a empresa possuía pouca relevância organizacional, concentrando-se basicamente em atividades administrativas e operacionais. As atribuições pouco mais estratégicas eram ditadas pelo sócio autocrático – Cláudio.

Diante do sucesso dessa união e a ascensão da confecção, os sócios decidiram transformar a empresa em sociedade anônima e, para isso, promoveram alguns funcionários antigos que demonstravam fidelidade, dando a eles cargos de diretoria. Entretanto, as decisões continuaram sendo tomadas por Cláudio e aos demais membros cabiam apenas executá-las.

A empresa desenvolveu-se prioritariamente do ponto de vista financeiro, talvez por encontrar-se num momento de conjectura econômica favorável às indústrias de confecção onde toda a produção era absorvida, seja pela baixa oferta de produtos ou pela expansão do mercado que se mostrava promissor.

Entretanto, um aspecto que está evidente é a ausência de planejamento de longo prazo e de uma definição formal da estratégia de produção, o que demonstra consequentemente, indefinição de rumos nos níveis de curto e médio prazos, ocasionando a falta de determinação dos horizontes da organização.

O setor de confecções tem como característica básica ser fortemente influenciado pela moda, podendo lançar quatro coleções por ano: inverno, primavera-verão, verão e alto verão. Como a CBC atua no mercado de confecção e moda, seu horizonte de tempo de planejamento corresponde a um quadrimestre.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

De modo geral, o responsável pela organização tomava decisões e resolvia seus problemas através do conhecimento acumulado adquirido através de suas experiências. No entanto, a teoria ajuda as pessoas a compreenderem o mundo que as cerca e a envidarem seus esforços em problemas melhor focados. Por outro lado, pode esclarecer pontos em que a prática não conduz a boas decisões.

Ao longo dos anos, a empresa cresceu sem planejamento estratégico definido, guiando-se apenas pelas práticas administrativas e operacionais dos sócios, focando apenas no crescimento a curto e médio prazo. Com uma liderança centralizadora pelo principal acionista, A CBC tornou-se fragilizada com o afastamento do sócio centralizador.

Na Companhia CBC não havia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões dos funcionários. As decisões eram tomadas unicamente pelo presidente e, consequentemente, isso gerou ausência de trabalho em equipe e participação nas decisões.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

A estrutura da empresa é funcional, de forma a permitir um controle centralizado pelo principal executivo da organização. Existe forte influência do diretor nas atitudes dos executivos e de todos os funcionários, em função de sua forte liderança e dos resultados positivos experimentados pela empresa desde o início de sua fundação.

Como características organizacionais e traços culturais da Companhia CBC destacam-se, entre outras, a lealdade e a confiança em determinados funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com