TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

o bem? Preparado para aumentar seu autoconhecimento? Saber um pouco mais sobre as pessoas e seu comportamento nas organizações de trabalho? Aceitar mais que um ponto de vista? Trocar experiências?

Nesta disciplina, vamos ver juntos a importância da Psicologia enquanto ciência que promove a compreensão do comportamento humano nas organizações.

Primeiro, faremos uma introdução ao estudo do comportamento no ambiente das organizações sob o enfoque da psicologia organizacional. Após isso, abordaremos a motivação e o stress nas organizações.

Na sequência, o foco se voltará para as questões grupais e organizacionais como a liderança e suas dimensões, o poder e o conflito dentro dos grupos de trabalho, bem como o clima e a cultura organizacional.

Aproveite! Espero que você goste! Sua participação efetiva é fundamental!Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.Assim como todo o comportamento humano, a motivação existe dentro e fora das organizações. Mas, nos focaremos aqui para a motivação no contexto organizacional.

A motivação pode ser definida como algo que impulsiona as pessoas a realizar um comportamento.

Você sabia que a motivação varia de pessoa para pessoa?

Por exemplo: Se pra você, realizar trabalhos rotineiros é uma função que te motiva. Para mim, eu pediria pra morrer... ou melhor, trocaria de função. Já, se me desse um desafio para ser resolvido, certamente ficaria muito motivada.

Normalmente o estudo da motivação relaciona-se ao comportamento produtivo das pessoas e também ao controle sobre elas.

Elton Mayo realizou uma pesquisa que ficou muito conhecida como a experiência de Hawthorne. Esta experiência possibilitou a realização de vários outros experimentos que culminaram na origem da escola das Relações Humanas.

Na página 365 do livro “Psicologia, organizações e trabalho no Brasil” este exemplo está descrito detalhadamente e gostaria que você o lesse para entendê-lo melhor.

É sobre uma série de pesquisas realizadas em uma empresa, que tinha o objetivo de estudar os efeitos da iluminação na produtividade. Ao final, Mayo concluiu que a variação na iluminação não interferia na produtividade, mas que a presença dos pesquisadores tinha relações com a produtividade, ou seja, não era um fator físico, mas um fator psicológico que influenciava a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com