TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA RESPIRATORIO

Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA RESPIRATORIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 19

INDICE

1.INTRODUÇÃO__________________________________03

2.JUSTIFICATIVA________________________________04

3.SISTEMA RESPIRATÓRIO _______________________05

3.1 NARIZ _______________________________________05

3.2 FARINGE¬_____________________________________06

3.3 LARINGE_____________________________________07

3.4 TRAQUÉIA____________________________________08

3.5 BRÔNQUIOS___________________________________08

3.6 PULMÕES_____________________________________09

3.6.1 PULMÃO DIREITO____________________________10

3.6.2 PULMÃO ESQUERDO__________________________10

3.7 PLEURAS______________________________________11

3.8 HILO DO PULMÃO______________________________11

4.CONCLUSÃO____________________________________12

1.INTRODUÇÃO

Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente possibilitando a respiração celular. Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é formado por dois pulmões, mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traquéias. Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e os celenterados, assim como nas plantas, não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente. O sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias que são formadas por: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. A traquéia divide-se em dois grandes grupos ramos: os brônquios, que penetram um em cada pulmão, ramificando-se em tubos cada vez mais finos chamados bronquíolos. A extremidade de cada bronquíolo termina em estruturas conhecidas como alvéolos pulmonares.

2.JUSTIFICATIVA

Entender o funcionamento do sistema respiratório.

Trocas gasosas.

- Movimentos de ventilação (expiração e inspiração).

- Relação do movimento do diafragma com o encher e esvaziar dos pulmões.

- Transporte de gases no organismo.

- Combustão de alimentos.

- Controle consciente da respiração.

3.SISTEMA RESPIRATÓRIO

A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.

Este sistema é constituídos pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz exácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das Pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.

O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.

As vias aeríferas podem ser divididas em:

Nariz, faringe, traquéia, brônquios, pulmões

3.1 NARIZ

O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal.

O nariz externo tem a forma de uma pirâmide triangular de base inferior e cuja face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face.

As faces laterais do nariz apresentam uma saliência semilunar que recebe o nome de asa do nariz.

O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contêm células receptoras para o olfato.

A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.

Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.

O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares.

A cavidade nasal contêm várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado. Os seios paranasais compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.

3.2 FARINGE

A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente ás vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com