TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA RESPIRATORIO

Exames: SISTEMA RESPIRATORIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Os órgãos do sistema respiratório são projetados para desempenhar duas funções básicas: funcionam como um aparelho distribuidor de ar e como trocador de gases para o corpo. O sistema respiratório assegura o fornecimento do oxigeno e a remoção do dióxido de carbono das células do organismo. Portanto, o processo de respiração é um importante mecanismo homeostático. Ao fornecer constantemente um volume adequado de oxigênio e remover dióxido de carbono à medida que vai se formando, o sistema respiratório ajuda a manter um ambiente constante que possibilita um funcionamento efetivo das células do nosso corpo (THIBODEAU, 2002).

Além da distribuição do ar e troca gasosa, o sistema respiratório filtra, aquece e umidifica efetivamente o ar que respiramos. Órgãos respiratórios ou órgãos intimamente associados ao sistema respiratório, como os seios, também influenciam a produção da fala ou de sons, e tornam possível o sentido do olfato, ou olfação (THIBODEAU, 2002).

O sistema respiratório é um arranjo intrincado de espaços e passagens aeríferas que conduz ar para os pulmões. Estes espaços incluem as cavidades nasais, a faringe (que é comum aos sistemas digestório e respiratório), a caixa de voz ou laringe, o tubo de ar ou traqueia e os próprios pulmões, com seus tubos condutores e sacos aeríferos. Todo o sistema deve ser considerado como uma via para o ar entre a atmosfera e o sangue (COHEN, 2002).

1. TRATOS RESPIRATÓRIOS

O sistema respiratório é frequentemente dividido em tratos ou divisões superior e inferior. Os órgãos do trato superior estão localizados fora do tórax ou cavidade torácica, enquanto os órgãos da divisão ou trato respiratório inferior estão localizados quase inteiramente dentro dessa cavidade. O trato respiratório superior se compõe do nariz, faringe e laringe. A divisão ou trato respiratório inferior consiste da traquéia, todos os segmentos da árvore bronquial e pulmões (THIBODEAU, 2002).

1.1 Nariz

O nariz possui uma porção externa visível e uma porção interna intracraniana. A porção externa consiste em osso e cartilagem cobertos com pele e revestidos com túnica mucosa. O nariz possui duas aberturas chamadas de narinas. As estruturas internas do nariz são especializadas para três funções básicas, filtrar, aquecer e umedecer o ar inspirado, detectar estímulos olfatórios (odores) e modificar as vibrações dos sons da fala (TORTORA, 2012).

1.2 Faringe

Faringe é a estrutura que muitos de nós chamamos de garganta. Tem cerca de 12,5cm de comprimento, e pode ser dividida em três partes (nasofaringe, orofaringe e laringofaringe). A faringe como um todo tem a mesma finalidade para os tratos respiratórios e digestório. O ar e os alimentos atravessam a faringe em seu caminho para, respectivamente, pulmões e estômago. O ar entra na faringe pelas duas cavidades nasais e deixa esse órgão pela laringe; o alimento entra na faringe pela boca e deixa o órgão pelo esôfago (THIBODEAU, 2002).

1.3 Laringe

A laringe ou caixa vocal esta localizada imediatamente inferior à faringe. A laringe se compõe de varias peças cartilagíneas (pomo-de-adão). Duas faixas fibrosas curtas, as pregas vocais alongam-se transversalmente no interior da laringe. O espaço entre as pregas vocais é a glote (THIBODEAU, 2002).

Outra cartilagem, a epiglote, cobre parcialmente a abertura da laringe. Funciona como um alçapão, fechando a laringe quando nós deglutimos, e evitando que alimentos entrem na traquéia (THIBODEAU, 2002).

1.4 Pulmões

Dois órgãos formados por tecido conjuntivo que tem consistência esponjosa e se situam em ambos os lados da cavidade torácica, encobertos pelas costelas e apoiados pelo diafragma, deixando um espaço entre os dois denominado mediastino. Sua projeção externa corresponde às paredes anteriores, laterais e posteriores do tórax. Em seu interior se encontram os brônquios, bronquíolos, alvéolos e vasos sanguíneos que permitem que se realize o processo da respiração. Estão recobertos em toda sua superfície por uma membrana que recebe o nome de pleura (FERRON, 2007).

1.5 Árvore Bronquial

A árvore bronquial consiste em traqueia, brônquios principais, brônquios lobares, brônquios segmentares, bronquíolos e bronquíolos terminais (TORTORA, 2012).

1.5.1 Traquéia

A traquéia é um tubo que mede cerca de 11 cm de comprimento, e que se estende desde a laringe do pescoço até os brônquios na cavidade torácica. A traquéia tem uma função simples, porém vital: fornece parte da via de passagem desimpedida através da qual o ar pode chegar aos pulmões, vindo o exterior (THIBODEAU, 2002).

1.5.2 Brônquios Principais

Dois condutores laterais, direito e esquerdo, em que se bifurca a parte final da traquéia. Conservam sua forma tubular e sua estrutura cartilagínea. Depois de um breve trajeto extrapulmonar se introduzem em ambos os pulmões, convertendo-se em brônquios principais intrapulmonares (FERRON, 2007).

1.5.3 Brônquios Lobares

Os Brônquios lobares se dividem em porções:

Brônquio Lobar Médio: ramo central dos três em que se divide o brônquio principal direito. Segue, inicialmente, trajeto horizontal dividindo-se posteriormente em múltiplos vasos segmentares que englobam todo o lobo medial (FERRON, 2007).

Brônquio Lobar Superior Direito: ramo que se destaca do brônquio principal direito e segue trajeto ascendente para chegar ao lobo superior do pulmão direito (FERRON, 2007).

Brônquio Lobar Superior Esquerdo: ramo superior dos dois em que se bifurca o brônquio principal esquerdo. Distribui-se por todo o lobo superior deste pulmão (FERRON, 2007).

Brônquio Lobar Inferior Direito: último dos três ramos do brônquio principal direito. Sua direção é continuação deste. Ramifica-se em múltiplos ramos segmentares que chegam a todo o lobo inferior do pulmão direito (FERRON, 2007).

Brônquio Lobar Inferior Esquerdo: ramo inferior dos dois em que bifurca o brônquio principal esquerdo. Ramifica-se em diversos brônquios segmentares que chegam a todo lobo inferior esquerdo (FERRON,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com