TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Dissertações: SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas Operacionais

• Sistema Operacional do Windows

O Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo e no mercado há mais de 30 anos no sistema operacional da Microsoft. Iniciou em 1982 e até a atualidade lançaram Windows 1.0, Windows 2.0 e 2.11, Windows 3.0 e Windows NT, Windows 95 e a Internet, Windows 98, Windows Me e Windows 200, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e o Windows 8.

No decorrer do tempo o sistema operacional do Windows lançou interface gráfica, o mouse, elementos gráficos (como a barra de menus, as barras de rolagem), ícones, caixas de mensagens, paint, bloco de notas, calculadora, editor de texto (chamado Windows Writer), calendário, agenda de contatos, relógio, jogos. Além de adicionar a possibilidade de trocar entre diversos programas abertos sem precisar fechá-los ou reiniciá-los. Lançou memória expandida, placa gráfica (possibilitando a sobreposição de janelas e o controle da disposição das mesmas) , o uso de atalhos de teclado, painel de controle ao Windows, memória virtual, gerenciadores de programas (Program Manager), arquivos (File Manager), impressoras (Print Manager), o gerenciador de arquivos ganhou a funcionalidade de clicar e arrastar os arquivos.

Em seguida fax/modens, e-mail, notícias online, jogos multimídia e dos programas educacionais, suporte integrado à Internet com discagem de rede e o navegador Internet Explorer, tecnologia Plug and Play (onde ficou fácil a instação de novas placas no computador, suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB, restauração do sistema, Windows Media Player 7, Windows Movie, tratamento avançado de fotos digitais (permitindo girar, imprimir e copiar as imagens para um CD ou DVD), suporte a acesso remoto, sistema de arquivos encriptado, restauração do sistema e configurações avançadas de rede, redes Wi-Fi, Windows Messenger, Tablets PCs, BitLocker Drive Encryption.

Com isso podemos concluir o porque o sistema Windows é tão utilizado no mundo inteiro, ele possui muitas tecnologia que ajudam e facilitam o dia a dia, além de aceitar vários programas que outros sistemas operacionais não aceitam.

www.techtudo.com.br/artigos/noticia/.../a-evolucao-do-windows.html‎

• Sistema Operacional do LINUX

Desde sua criação até hoje o sistema operacional do LINUX é usado no mercado, sendo comercializado por empresas como IBM, HP, Sun, etc. O LINUX é um sistema operacional muito caro e é usado em computadores poderosos por diversas multinacionais.

O Linux é um sistema operacional livre e é uma re-implementação das especificações POSIX (padronização da IEEE, Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) para sistemas com extensões System V e BSD.

O Linux está sob a licença GPL, permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercialiazá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.

www.brasilescola.com/informatica/historia-do-linux.htm‎

• Sistema Operacional do OS

O sistema operacional do Mac OS é muito seguro, pois o seu núcleo é baseado no BSD (uma versão de UNIX) e ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção a arquivos críticos do SO.

A Apple inseriu mecanismo de segurança chamado de Gatekeeper, que proíbe a instalação de programas que não sejam baixados através da App Store. O Mac OS possue um suporte à encriptação de todo o disco.

O sistema operacional da Apple disponibiliza a App Store (ferramentas de produtividade, jogos, softwares de escritório, players de vídeo, dentre outros) e com isso a loja detecta automaticamente a necessidade de atualizar os programas e permite fazer o upgrade.

O Mac OS oferece em suas versões um mecanismo de busca de informações chamado de Spotlight, podendo encontrar rapidamente arquivos de um determinado tipo, como vídeos, mp3, pdfs, entre outros, e buscar emails contidos no programa Mail da Apple.

O sistema Mac OS é orientado à simplicidade e produtividade como Resume, que permite o repouso e retorno praticamente instantâneo do sistema podendo salvar o estado atual do Mac.

Outra funcionalidade muito útil é o AirDrop que facilita o processo de compartilhar arquivos entre usuários do Mac, o Auto Save que realiza cópias de segurança automáticas de arquivos e o Time Machine que integrada ao Auto Save, permitindo fazer e recuperar backups de forma bem prática e intuitiva.

O Mac OS vem se tornando cada vez mais um sucesso e que conquista mais usuários. Apesar de todas estas vantagens, o Mac OS não necessariamente é a solução adequada para todos os usuários, que podem encontrar mais conforto ao utilizar outros sistemas.

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/07/mac-os-ou-windows-qual-deles-e-melhor-sistema-operacional-confira.html

• Sistema Operacional do Android

O sistema operacional Android é baseado em Linux que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets. Foi desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma aliança entre várias empresas, dentre elas a Google. O funcionamento do Android é idêntico a outros sistemas, cuja função é gerenciar todos os processos dos aplicativos e do hardware de um computador para que funcionem perfeitamente.

A diferença é que o Android foi impulsionado pela Google para ser operado nos seus próprios dispositivos móveis e, desta forma, entrar na concorrência com outros sistemas operacionais dominantes como o Symbian (dispositivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com