TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SLIDE TEORIA GERAL DO ESTADO

Ensaios: SLIDE TEORIA GERAL DO ESTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Direito

Discentes:

Andresa Santos da Silva

Drielle Nascimento dos Santos

Fernanda Oliveira Mota

Gilmaria Felix dos Santos

Luara Manhã Gonçalves

Iramar Motenegro Santos

Maria Joana dos Santos

Amistad

Salvador/2014

Curso: Direito

Discentes-

Andresa Santos da Silva

Drielle Nascimento dos Santos

Fernanda Oliveira Mota

Gilmaria Felix dos Santos

Iramar Motenegro Santos

Maria Joana dos Santos

Amistad

Trabalho apresentado à Faculdade Dom Pedro II da disciplina Introdução ao Estudo do Direito Turma: 1AN, baseado no filme Amistad sob a orientação do professor: Ticiano Boaventura.

Salvador/2014

Amistad

O filme Amistad se passa no ano de 1839, no território dos Estados Unidos da América, onde os negros são julgados pelo crime de assassinato e pirataria cometido no interior do Navio La Amistad, quando os mesmos estavam sendo traficados para serem vendidos como mercadorias.

Inicialmente cumpre esclarecer que o filme relata fatos verídicos a partir do momento que traz à tona a escravidão tratada como mercadoria e a violação da dignidade da pessoa humana, apresentada no art. 1º da constituição Federal que comporta princípios do respeito à vida, opção sexual, raça, cor, condição social, idade e entre outros.

De acordo com fatores históricos os negros sempre foram tratados como mercadorias pelo fato de serem inferiorizados pelos europeus, onde esses mantinham a hierarquia do maior sobre o menor. Por não possuírem o conhecimento necessário que os fizessem lutar pelos seus direitos eram submetidos a longas escalas de castigos e trabalhos que consistiam na servidão forçada, onde eram arrancados de seu território de origem e levados para servirem como mão de obra barata.

De início quando os negros traficados são levados para os Estados Unidos para serem julgados, é levantada a questão de onde e como o caso deles deveria ser questionado, pelo fato de aparecerem várias pessoas afirmando serem os donos da suposta mercadoria que no caso eram os negros africanos.

No filme vemos claramente a apresentação do Direito de forma coercitiva criada para regular e possibilitar as relações humanas, inibindo o conflito e possibilitando as relações sociais para não haver discrepâncias e injustiças em relação à sentença dada, mas diante dessas informações apresentadas, somos levados a pensar por qual motivo os brancos escravizadores não foram também condenados, já que se tratava de vidas que mereciam o devido respeito por terem sido tratadas de forma desumana e arrancadas de sua terra sem nem ao menos poderem decidir sobre suas vontades como pessoas e não como animais? Para essa pergunta há uma explicação bem direta, ou seja, o ser humano tem consigo o instinto de dominar aquele que se faz mais fraco diante de si e foi o que ocorreu com o fato exposto no filme, onde os negros não possuíam armas necessárias para combater aquilo que era normal para os que se subjugavam com o poder necessário de apoderar-se daquilo que lhe parecia de fácil manipulação.

O processo de escravidão se deu não só pelo fato de existir a hierarquia do maior sobre o menor, mas também por questões estéticas, onde os europeus viam no negro um ser considerado desprovido de inteligência e beleza que só servia para a servidão, diante disso podemos abordar a beleza da fealdade que teve seus princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com