TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE A NATURA

Pesquisas Acadêmicas: SOBRE A NATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 8

Desde sua fundação, a Natura baseia suas atividades na crença de que a empresa é um dinâmico conjunto de relações, em que estão concentradas a força e a energia das pessoas e da sociedade.

A partir da percepção de que poderíamos contribuir para o aperfeiçoamento dos indivíduos e do mundo que nos rodeiam por meio das relações pessoais, optamos pelo modelo da venda direta, disponibilizando nossos produtos e nossos serviços através de consultas personalizadas. Só assim seria possível praticar os princípios em que acreditávamos e acreditamos até hoje. Atualmente nossos produtos chegam aos consumidores por meio de mais de 561 mil Consultoras e Consultores, que fortalecem, dessa maneira, nossa rede de relações.

Sempre orientados por nossa ética, pela transparência e pelo diálogo, desenvolvemos ações para aprimorar o relacionamento com nossos diversos públicos. Essa é uma busca permanente de nossa empresa, agente importante na procura de soluções para o futuro da sociedade.

Nossas crenças e visão de mundo inspiram a criação de nossos produtos. Eles são desenvolvidos com o compromisso de integrar as dimensões físicas, intelectuais e emocionais das pessoas e suas relações familiares, profissionais, sociais e com o meio ambiente. Por isso, devem ser instrumentos de informação, de ampliação da consciência e da busca pelo aperfeiçoamento pessoal.

As diversas linhas de produtos agrupam-se nas categorias de maquiagem, tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral (para conhecer nosso portfólio completo, visite o site www.natura.net).

Entre elas, quatro se destacam por simbolizar, de maneira mais eloqüente, nossa visão de mundo e por transmitir nossos valores mais caros: Tododia, Chronos, Mamãe e Bebê e Ekos. Não por acaso, elas foram criadas em momentos essenciais de nossa história e transmitem conceitos importantes e universais.

Hoje somos líderes no mercado brasileiro de cosméticos e nossa marca está entre as mais valorizadas e admiradas do país. Contamos, no Brasil, com cerca de 600 produtos em nosso portfólio e temos mantido um crescimento consistente nos últimos anos, maior que o dos setores de cosméticos e de venda direta. Um dos fundamentos dessa expansão é a busca constante pela excelência de nossos produtos e serviços. Por isso, somos uma das empresas do setor que mais investem em pesquisa e desenvolvimento e na qualificação de nossos colaboradores, Consultoras e Consultores.

Nossa história

A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, nossas ações têm sido movidas por duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. Em 1974, adotamos o modelo da venda direta para a distribuição de nossos produtos, pois acreditamos na importância das relações e na oportunidade de geração de trabalho e renda.

Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.

Durante a década de 1980, um período em que o país passou por diversas crises econômicas, nosso faturamento cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo uma economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica.

Entre 1990 e 1992, surgiu a necessidade de expressar, de maneira mais clara, o jeito Natura de fazer negócios, o que foi sintetizado por meio de nossa Missão, nossa Razão de Ser e nossas Crenças. Os conceitos que as expressam se refletem na criação de novos produtos, como o Chronos Gel, lançados em 1992. O tratamento anti-sinais, com fórmulas específicas para cada fase da vida, expressam o conceito de que a beleza é possível em qualquer idade e não deve estar sujeita a padrões. Outro exemplo é a linha Mamãe & Bebê, desenvolvida para fortalecer o vínculo mãe-filho, que vem acompanhada de um método de massagem para a gestante e o bebê.

Ao longo dos anos, demos passos importantes na formalização de nossos compromissos social e ambiental e começamos a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, por exemplo, lançamos o Programa Crer para Ver, com os objetivos de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o país e de convidar pessoas que abandonaram os estudos a retomá-los. Em 1998, ano em que fomos reconhecidos como a Empresa do Ano pela revista Exame, ajudamos a fundar o Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.

Em 2004, o Crer para Ver ampliou sua atuação com o início de uma campanha pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), incentivando Consultoras e Consultores a encaminhar potenciais alunos de volta às escolas, dando uma nova oportunidade para milhões de brasileiros maiores de 15 anos, que não puderam concluir o ensino fundamental.

Comprometida com o meio ambiente, a Natura iniciou um processo de vegetalização dos produtos, substituindo gradativamente as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética, por insumos vegetais cultivados de forma sustentável. Em 2000, lançamos a linha Ekos, com ativos da biodiversidade brasileira. Em 2005, concluímos a vegetalização de toda a linha de sabonetes Natura, produzidos com base no óleo de palma em lugar de gordura animal.

Totalmente alinhados ao conceito de sustentabilidade, adotamos as diretrizes da Agenda 21, assim como observamos os princípios do Global Compact, do qual somos signatários. Detemos também as certificações NBR ISO 14001 e NBR ISO 9001.

Nossos negócios

A universalidade de nossas Crenças, Valores e Razão de Ser possibilitou que a Natura buscasse novos mercados no exterior. Assim, começou sua expansão pela América Latina. No início da década de 1990, iniciamos as operações na Argentina, no Chile e no Peru. Com o sucesso alcançado nesses países, a empresa criou, em 2004, uma estrutura corporativa dedicada ao mercado latino-americano.

Hoje a Natura está presente com atividades de venda direta na Argentina, no Chile, no Peru e também no México, onde contamos com uma Casa Natura, um espaço especial para encontros e treinamentos, que proporciona o contato do público com nossos produtos. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor. Na França, a Natura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com