TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO À CIÊNCIAS DA SOCIEDADE

Por:   •  21/8/2018  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DA BAHIA

CURSO DE LIC. EM ELETROMECÂNICA

CTS

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

FICHAMENTO DO TEXTO :

"SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO À CIÊNCIAS DA SOCIEDADE."

Por: Cristina Costa

Simões Filho

2016

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CURSO DE LIC. EM ELETROMECÂNICA

CTS

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

FICHAMENTO DO TEXTO :

"SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO À CIÊNCIAS DA SOCIEDADE."

Por: Cristina Costa

1º SEMESTRE DE LIC. EM ELETROMECÂNICA.

03/09/2016

PROF (A) :FABIANA

Simões Filho

2016

        O texto abarca uma serie de situações o qual nos permite uma reflexão a cerca tanto da ciência quanto da sociedade. faze-se um paralelo sobre a mesmo quando se trata da influencia de uma sobre a outra.

        O milagre da ciência:

        O texto fala a cerca da gama de variedades que a ciências nos trouxe, uma melhora no trabalho braçal, qualidade de vida com a eficiência da medicina, o lazer dentro das casas, e tudo isso no século XIX. Mas essa mesma não pode ser tão somente ovacionada pelos seus feitos, pois para haver tal progresso foi preciso que no século XVIII houvesse a revolução industrial, onde a mesma, trouxe um impacto muito grande na vida das pessoas, aumentando a taxa de pessoas desempregadas. É necessário se fazer um paralelo, pois de qualquer maneira uma beneficia a outra. Se outrora não tivesse ocorrido a revolução industrial, com todos os seus problemas, talvez não aconteceria esse progresso da ciência e da tecnologia que temos hoje.

        Nesta época, criou-se um encantamento quanto ao esclarecimento do homem, pois bem, se o homem conseguia transformar o que outrora era um serviço um tanto quanto difícil, ou reinventar um apetrecho já existente para que este fosse utilizado no dia a dia,ou explicar a natureza, então este homem, também poderia conhecer e transformar a sociedade.

" Se esse pensamento racional e cientifico parecia valido para explicar a natureza, intervir sobre ela e transforma-la, ele poderia também explicar a sociedade entendida, então, como parte da natureza. Assim, por associação, a sociedade poderia também ser conhecida e transformada, submetendo-se ao domínio do conhecimento humano"(Sociologia Introdução à ciência da sociedade. pag 56).

As questões do método:

        " O filosofo da ilustração preocupou-se não só com o conhecimento da natureza como também com o desenvolvimento do método mais adequado para esse fim"( Sociologia Introdução à ciência da sociedade. pag 56). Criaram-se métodos para auxiliar no entendimento da sociedade, um por indução, onde este concebia o conhecimento como resultado da experimentação continua e o aprofundamento da manipulação empírica feita por Bacon desde o inicio do renascimento. o outro método foi criado por Descartes, o método dedutivo, que propunha uma forma de conhecimento, sendo este baseado no encadeamento lógico de hipóteses elaboradas a partir da razão. Os dois metodos foram traduzidos em procedimentos validos para pesquisas sobre a natureza da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com