TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ensino De Sociologia Na Construção Da Sociedade

Por:   •  14/9/2023  •  Artigo  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE[1] 

Fernando Rocha Farias[2]

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 199,00 para a nova correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

Os professores no ambiente de sala de aula precisam criar situações que abordem questões que os alunos precisam abordar, incluindo confrontos entre pontos de vista e discussões dos alunos. Nesse ponto, a investigação dos conflitos entre os alunos deve ser mediada pelo professor. A pesquisa promove a troca de conhecimentos entre os alunos e facilita uma atitude crítica em relação aos conhecimentos adquiridos na escola. Tanto alunos quanto professores pensam, leem, questionam seus próprios pensamentos e interagem com seus pares, compartilhando suas inseguranças e enriquecendo a interação para ambos. Os professores de sociologia precisam oferecer oportunidades de inovação e criatividade que envolvam os alunos, facilitando assim os processos de diálogo e construção do conhecimento, incorporando o pensamento crítico, criativo e transformador, focando na aprendizagem significativa, engajando-se com os interesses dos alunos e combinando com os problemas práticos a apresentar. mesmos na sociedade. O ensino deve ser centrado no contexto e projetado para desafiar alunos e professores a investigar e pesquisar, superar desafios e dar espaço para a construção do conhecimento individual e coletivo.

Palavras-chave: Sociologia. Educação. Aluno.

ABSTRACT

Teachers in the classroom environment create situations that address issues that students need to address, clashes between viewpoints, and student inclusion. At this point, an investigation of conflicts between students must be mediated by the teacher. To promote an exchange of knowledge among students and facilitate a critical attitude towards the knowledge acquired at school. Both teachers think, question their own peers, individuals, their interactions, both their peers and their peers, and how much they enrich their peers. Sociology teachers need to provide the innovation and creativity that engage students, as well as critical dialogue processes and critical knowledge processes, incorporating a focus on meaningful learning, engaging with creative opportunities, and engaging with combination with the practical problems a presenter. themselves in society. Collective teaching must be context-centered and designed to challenge students and teachers to investigate and research, overcome challenges and make room for individual knowledge construction.

Keywords: Sociology. Education. Student..


1 INTRODUÇÃO

Vivemos o momento e presenciamos uma enorme transformação no campo da educação, professores/pesquisadores são desafiados a cada dia de suas carreiras a encontrar novas alternativas e métodos de ensino que permitam ao aluno atingir seu potencial máximo, visando desenvolver nele a consciência crítica, estimula seu interesse pela área de estudo, os torna formadores de opinião, cidadãos responsáveis ​​e valoriza atitudes.

Professores, educadores e pesquisadores, no exercício de suas funções docentes, repassam e buscam as oportunidades que a sala de aula lhes oferece, dispostos a confrontar e quebrar paradigmas em nome da formação educacional de qualidade para posterior realização e, por fim, transformar a sociedade em responsabilidade e Um ambiente no qual o conhecimento é indivisível e impermeável.

Com sua documentação e fascínio pelo passado, interpretação de questões atuais e expectativas para o futuro, os professores de sociologia têm habilidades e conhecimentos, assim como de outras áreas de ensino, para disseminar e gerar processos de construção alternativos desafiadores com os alunos, ensinando e aprendendo. Assim, a sociologia desenvolve um trabalho concreto enquanto outras ciências sociais não têm capacidade suficiente.

Ele lida com a interconexão da sociedade e tenta analisá-la. Nesse sentido, ou seja, em termos de suas conexões estruturais e constrangimentos mútuos, a sociologia não apenas analisa aspectos específicos da sociedade, mas também tem uma função generalizadora e uma função externalizante. Esse aspecto crítico tão amplo evoca a função social específica da sociologia e sua profunda missão na sociedade atual.

Nessa perspectiva, é possível defender e justificar o ensino da sociologia como instrumento de aprendizagem e aquisição de conhecimentos formais e científicos, necessários e indispensáveis ​​como parte integrante do currículo escolar. Então descobrimos que somos responsáveis ​​pelo nosso próprio aprendizado, somos capazes de conectar a educação uns aos outros, o aluno tem potencial para descobrir que é responsável pela forma como aprende e poder interagir com seu grupo e seu professor , passa a vê-lo como despreparado para todas as respostas, mas disposto a ajudar seu orientador no processo de aprendizagem.

2 O ENSINAR SOCIOLOGIA

Para pensar o ensino de sociologia como disciplina no ensino médio, também é preciso repensar o significado do currículo como parte integrante da organização da escola, bem como orientações sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a possibilidade de uma mudança para a sociologia. Aos olhos dos alunos, muitas vezes isso é algo abstrato e distante da realidade.

Conforme Lima:  

A elaboração do currículo, portanto, deve ser pensada a partir da articulação das dimensões sociais e políticas de uma instituição de ensino, devendo abarcar as múltiplas formas de se ensinar e de se aprender, atentando para as novas exigências do contexto atual (2012, p.111).           

Além de um currículo bem elaborado que dê atenção às preocupações dos alunos e aborde as ansiedades de ensino dos alunos, o professor em sala de aula deve estar bem preparado para ensinar seu currículo usando conhecimentos e métodos de ensino que permitirão que os alunos atendam às suas expectativas atuais de uma forma que também atenda às suas expectativas atuais. Considere o conteúdo. Nas palavras da professora Susa:

deve ter a capacidade para analisar criticamente não apenas os conteúdos que ensina, mas o próprio lugar da escola no contexto das relações sociais mais amplas. Como se vê, não é uma tarefa fácil para o professor. Dele se espera que, além de dominar bem os conteúdos que cabem a escola difundir, seja capaz de ter clareza do significado mais amplo de sua ação pedagógica (2015,p.75-76).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (157.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com