TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SONDAGEM

Monografias: SONDAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 6

A elaboração de projetos geotécnicos em geral e de fundações, exige obviamente um conhecimento adequado dos solos, é necessário proceder-se á identificação e á classificação das diversas camadas componentes do substrato a ser analisada, assim como á avaliação das suas propriedades de engenharia.

O projetista de fundações deve envolver com o processo de investigação do subsolo desde o inicio, mas na pratica isso infelizmente pouco acontece, e ao projetista de fundações é entregue, junto com informações sobre a estrutura para a qual deve projetar fundações, um conjunto de sondagens.

As etapas de investigação são respectivamente, investigação preliminar, investigação complementar e investigação para a fase de execução.

A primeira investigação tem o objetivo é conhecer as principais características do solo, e são executadas em geral sondagens a percussão, o espaçamento de sondagens é geralmente regular, por exemplo, um furo a cada 15 ou 30m, e a profundidade das sondagens deve procurar caracterizar o embasamento rochoso.

No segundo tipo de investigação, procura-se esclarecer as feições relevantes do subsolo e caracterizar suas propriedades dos solos mais importantes do ponto de vista do comportamento das fundações, nesta investigação são realizados alguns ensaios “in situ”, além do ensaio de penetração dinâmica (SPT) que é executado nas sondagens a percussão.

E a ultima investigação indicada para fase de execução deve ser indicada pelo projetista e poderá ser ampliada pelo responsável pela execução da obra, ela visa confirmar as condições de projeto em áreas criticas da obra (exemplo são os pilares de pontes), ou se acaso houver grande variação dos solos na obra, outra necessidade de investigação na fase da obra pode vir da dificuldade de executar o tipo de fundação já prevista em projeto.

Para a definição do programa de investigação o projetista deve ter em mãos a planta do terreno, dados sobre a estrutura a ser construída e sobre vizinhos que podem ser afetados pela obra, informações geotécnicas disponíveis sobre a área e normas e códigos locais.

A obtenção de amostras e a classificação dos solos exige a execução de ensaios “in situ” e a determinação das propriedades de engenharia pode ser feitas através de ensaios de laboratórios quanto dentro de ensaios no campo.

Na prática há predominância quase total dos ensaios “in situ”, ficando a investigação laboratorial restrita para alguns casos especiais. Entre os ensaios de campo existentes em todo o mundo, alguns se destacam sendo eles:

• “ StandartPenetration Test “ (SPT)

• “ StandartPenetration Test”, complementado com medidas de torque (SPT-T)

• Ensaio de penetração do cone – (CPT)

• Ensaio de penetração do cone com medida das pressões neutras, ou peizone (CPT-U)

• Ensaio de palheta – “ Vane Test “indicado para argilas moles

• Pressiômetros( de Ménard e auto- perfurantes)

• O dilatômetro de Marchetti

• Os ensaios de carregamento de placa – provas de carga

• Ensaios geofísicos, em particular o ensaio de “ Cross- Hole.

Esses processos principais de investigação do subsolo podem ser feitos através de:

Poçosque são escavações manuais não ancoradas que avançam até que se encontre o nível de agua ou até onde o solo for estável, os poços permitem um exame do solo nas paredes e no fundo da escavação, e a retirada das amostras indeformadas tipo bloco ou em anéis.

Sondagens a Trado sãoperfurações executadas com trados manuais, e a profundidade também é limitada á profundidade do nível de agua e as amostras são retiradas deformadas.

Sondagens Rotativas usa-se na ocorrência de elementos de rocha que precisem ser ultrapassados no processo de investigação, exemplo é o caso de matacão ou blocos.

Sondagens mistas é a união da sondagem à percussão com a sondagem rotativa. Permite a caracterização das camadas de solo pelo método SPT, e perfuração testemunhada do maciço rochoso. ]

Ensaios de Cone (CPT)usado para investigar solos moles e também estratos arenosos onde se apoiaram estacas, o ensaio consiste basicamente na cravação a velocidade lenta e constante dita como estática de uma haste com ponta cônica, medindo- se a resistênciaencontrada na ponta e a resistência por atrito lateral.

Ensaio Pressiométricoconsiste na expansão de uma sonda cilíndrica instalada em furo executado no terreno, essa sonda normalmente é de borracha e expande-se com a injeção de agua pressurizada e a sua variação de volume é medida na superificie do terreno juntamente com a pressão aplicada.

Sondagens a percussão (SPT) é o ensaio mais executado atualmente e será o abordado a por este motivo será abordado mais afundo neste trabalho.

As sondagens a percussão são perfurações capazes de ultrapassar o nível de água e atravessar solos relativamente compactos.

Nos últimos anos a tendência dele é de ser substituído pelo SPT-T, mais completo e praticamente o mesmo custo. Dos ensaios geofísicos o mais importante para a engenharia de fundações é o Cross- Hole, ensaio que identifica o valor do módulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com