TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBMETRALHADORAS E CARABINAS PARA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

Por:   •  1/9/2018  •  Artigo  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

SUBMETRALHADORAS E CARABINAS PARA POLICIA MILITAR DO MARANHÃO

Jonatas dos Santos Ribeiro

E-mail: jon.piano@hotmail.com

Ten Cel QOPM Nilson2 Marques de Jesus Ferreira

RESUMO

O uso de armamentos é uma das principais ferramentas da atividade policial e teve um impulso significativo a partir da Primeira e Segunda Guerra Mundial, visto a variedade de investimentos feitos em armamentos. A partir disso, o presente artigo apresenta um estudo sobre as submetralhadoras e carabinas para uso da policial, visto que são armas que tiveram grande importância e desenvolvimento no contexto de guerras, sendo ainda hoje amplamente utilizadas. Para tanto foi apresentando um pequeno levantamento histórico, bem como as principais caraterísticas desses modelos de armamentos. Assinalaram-se os principais modelos utilizados na atividade policial, demonstrando a importância que tais armamentos possuem para a segurança pública.

Palavras chaves: Submetralhadoras; Carabinas; Policia Militar

ABSTRACT

The use of armaments is one of the main tools of police activity and has had a significant boost since the First and Second World War, given the variety of investments made in armaments. From this, the present article presents a study on the submachine guns and carbines for use by the police, since they are weapons that had great importance and development in the context of wars, and are still widely used today. For that, he presented a small historical survey, as well as the main characteristics of these models of armaments. The main models used in police activity were pointed out, demonstrating the importance that these weapons have for public security.

Keywords: Submachine guns; Carbines; military police

1 INTRODUÇÃO

Os armamentos militares vêm passando por diversas modificações ao longo dos anos a fim de se tornarem cada vez mais adequadas e com melhor desempenho seja nas atividades militares ou policias. A partir disso, é comum que ao longo dos anos as armas venham sofrendo grandes variações apresentando novas características e adequabilidade ao contexto no qual venha a ser empregas.

As carabinas e submetralhadoras constituem-se como armamentos originados a partir da evolução ou mesmo adequação de outras armas que já estavam em uso. Tais armamentos surgem com o fito de atender as demandas do mercado bélico, adequando-se de modo eficiente aos contextos em que foram utilizadas.

Com base nesse contexto, é possível concluir que um estudo que aborde as origens e características desses armamentos é plenamente justificável, visto que serve como arcabouço para compreender a atual utilização dessas armas, bem como compreender de modo mais eficaz as suas características.

Assim, o presente estudo aborda inicialmente as origens e caracterização das carabinas, apresentando suas definições e principais características, bem como os modelos mais utilizados e indicados para uso policial. Seguindo em seguida para uma análise semelhante quanto às submetralhadoras, também apresentando quais os modelos mais conhecidos e indicados para a atividade policial.

2 ORIGEM E CARACTERIZAÇÃO DAS CARABINAS

Inicialmente a carabina era uma armar mais curta e leve, sendo desenvolvida pelos soldados da cavalaria, que em virtude do peso e do tamanho não podiam disparar nem espingardas e nem mosquetes. Eram armas que menor potência quando comparadas aos modelos de infantaria, além de apresentarem precisão menor. Tal característica se dava em virtude da menor distância entre a alça e o ponto de mira, além do cano de menor comprimento. (WIKIPÉDIA, 2016)

No período da Guerra Civil nos Estados Unidos, houve o desenvolvimento da Carabina modelo Spencer, que se diferenciava por usar um sistema de depósito tubular abarcando até sete munições. Em 1866 surge à carabina de repetição Winchester, conhecido com um dos mais populares no mundo. (PEDROSO, 2012)

Figura 1. Carabina Winchester, modelo 66. Fonte: Revista mensal da Cultura. Disponível em: http://construindohistoriahoje.blogspot.com.br/2012/10/winchester-com-quantos-tiros-se-fez-uma.html

Nas décadas anteriores à Primeira Guerra Mundial, os fuzis e espingardas começaram a se apresentar em tamanho menor, ou com projetores novos, fazendo surgir a versão carabina do fuzil. O primeiro fuzil a ter seu cano reduzido foi o Monsin-Nagant, passando de 8000mm para 730mm e posteriormente para 510mm em 1938. (WIKIPÉDIA, 2016)

Com o advento da Primeira Guerra mundial, houve uma necessidade maior de armas de manejo mais fácil em espaços mais restritos, tendo em vista a ocorrência de combates a curta distância nas trincheiras, O momento de popularização das Carabinas teve inicio na Segunda Guerra Mundial, tendo em vista que o combate nesse tipo de guerra ensejava uso de armas mais leves e com poder de fogo menor que o fuzil, mas com uma, mas com maior cadência de tiro aumentando as chances de atingir o inimigo. (WIKIPÉDIA, 2016)

Os Estados Unidos utilizavam a Carabina M1, que consiste em um modelo semiautomático, se tornando o armamento padrão do soldado americano na Segunda Guerra Mundial, tendo inúmeras variações, vindo a se tornar também bastante popular entre os civis. (MILITARIA E ARMAS, 2009)

“Uma arma semiautomática por ação de gás, com características modernas, que revolucionou a época pelo sistema de operação, pelo desenho e também pelo projeto do cartucho, foi a “carabina M1, calibre .30 Carbine”, desenvolvida nos Estados Unidos, em 1941. Essa carabina foi desenvolvida como uma arma leve para as unidades de comunicação, blindados, artilharia, oficiais de intendência, entre outros, dotada de cano com comprimento de 457,2 mm (18 polegadas). Posteriormente foi modificada para o modelo M2, com carregador de maior capacidade e, principalmente, com sistema de tiro semiautomático e automático através de seletor. Foi utilizada na 2.ª Guerra Mundial, Guerra da Coréia e Guerra do Vietnã, além de ter sido arma de dotação das forças armadas e policiais de diversos países.” (SENASP, 2012)

Figura 2. M1 AS VERSÕES DE CORONHA FIXA E DOBRÁVEL. Disponível em:http://militariaearmas.blogspot.com.br/2009/08/historia-do-desenvolvimento-da-carabina.html.

A Carabina é uma arma de fogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com