TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO

Projeto de pesquisa: SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho analisaremos o Case da Fazenda São Pedro, grande empresa familiar do ramo de sucos prontos da região de Ribeirão Preto interior de São Paulo que pressionada pela competitividade do mercado e o investimento de grandes empresas multinacionais do mesmo ramo em sua região de atuação, se viu na difícil decisão de crescer ou continuar como uma empresa apenas familiar de atuação regional.

Ao contrário da maioria das fazendas da região que cultivam cana de açúcar, os proprietários resolveram investir na venda de suco de laranja pronto para beber, que fez com que a empresa passa-se da condição de produtora para fabricante de suco, que são vendidos nos principais canais de varejo da região. Foi criada também uma marca forte, símbolo de suco natural: a Fazenda São Pedro. Os sucos eram vendidos em caixas “tetra - pack” nos tamanhos 1 e 2 litros, ocupando grande destaque nas gôndolas refrigeradas dos principais supermercados da região.

2 DESENVOLVIMENTO

Abordando em comparativas com as disciplinas a seguir:

Ética Política e Sociedade; Modelo de Gestão; Economia; Gestão de Pessoas.

2.1 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativo sendo bastante cauteloso. João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa até mesmo porque já conhece o ambiente comercial de outras regiões como a grande São Paulo.

Com relação ao ambiente externo e interno da empresa, ficou evidente o grau de satisfação dos clientes com a qualidade do produto, desde que foi lançado em 1995 já ocupava lugar de destaque nas gôndolas refrigeradas dos principais supermercados da região.

2.2 MODELOS DE GESTÃO

O modelo de gestão da fazenda prima por uma liderança comprometida com a excelência de seus produtos e serviços, competência estratégica, para direcionar eficazmente sua organização rumo ao sucesso, preocupada com a sustentabilidade e a sobrevivência da organização ao longo do tempo, seu Oswaldo está sempre atento às necessidades das partes interessadas, com foco nos clientes. Para isso procura nas informações e conhecimentos de seus filhos para basear suas decisões e prover os recursos necessários para que as pessoas e processos da organização alcancem resultados mensuráveis e necessários, alinhados às estratégias e planos da organização.

O conhecimento organizacional está diretamente ligado ao conhecimento inserido na rotina da organização, processos, práticas, como os conhecimentos tácitos e explícitos dos funcionários. A organização pode ser definida como uma comunidade de pessoas que desenvolvem práticas e valores específicos. O processo de gestão é um dos fatores que deve ser analisado para determinar se uma empresa está ou não caminhando para alcançar seus objetivos. Uma das estratégias utilizadas com a intenção de as organizações se tornarem cada vez mais inovadoras, ágeis e flexíveis é a percepção do conhecimento do trabalhador como valor agregado ao produto ou serviço oferecido. A ideia é que o conhecimento individual possa se tornar um valor estratégico competitivo da organização.

2.3 ECONOMIA

A marca da Fazenda São Pedro é líder absoluta na venda de sucos prontos para beber da região, grandes marcas tentaram entrar de forma mais definitiva na região, mas o volume de vendas de outras marcas é insignificante perto dos volumes comercializados pela marca regional, quase como um monopólio.

O mercado de sucos prontos para beber tem crescido muito no Brasil e empresa investiu alto, mas o retorno foi acima do esperado, com maior eficiência nos processos produtivos e uma diminuição nos custos variáveis da empresa tiveram grandes resultados de venda o qual garante a lucratividade desejada pelos proprietários não é um processo simples devendo ser considerado as diversas variáveis como: custos, despesas, impostos, preço da concorrência, ponto comercial, posicionamento estratégico da empresa, público alvo.

Ao longo de toda historia econômica moderna, o crédito tem sido um elemento muito importante para o desenvolvimento econômico e social, é um instrumento impulsionador para a geração de emprego e renda, pois possui a função de financiar o consumo e as atividades de produção. O crescimento para a empresa do Sr Oswaldo não seria problema já que possui um grande capital para investir.

2.4 GESTÃO DE PESSOAS

Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como a melhor em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos.

A ideia de João de aumentar as atividades, devemos analisar os pontos positivos e os negativos em relação a sua estratégia.

Pontos Positivos: para que a empresa cresça é necessário aumentar a capacidade de produção através do aumento do número de equipamentos e do número de funcionários. Também se percebe que João fez um diagnóstico do mercado para o qual pretende se voltar que é a cidade de São Paulo, pois sabe que os clientes-alvo têm alto poder aquisitivo e que por isso mesmo vão investir em produtos de qualidade como o Suco da Fazenda São Pedro. Destaca-se também o fato de manter os produtos sendo comercializados nos supermercados, pois esse setor já traz retorno na cidade de origem, e o diferencial das outras empresas concorrentes será a entrega nos domicílios dos clientes, proporcionado maior comodidade aos mesmos e finalmente o investimento em marketing para divulgar o produto.

Pontos Negativos: Muitas vezes o cliente que já conhece a marca do produto já conhece a qualidade que ele possui. Por isso se fosse alterar a embalagem do produto ou a sua composição, primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com