TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO

Ensaios: SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Sumário 5

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Ética, Politica e Sociedade 5

2.2 Modelos de Gestão 5

2.3 Economia..............................................................................................................10

2.4 Gestão de Pessoas ....... .....................................................................................11

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS 53

INTRODUÇÃO

É uma empresa familiar, localizada no município de Sertãozinho na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Pertence à família Azevedo, foi herdada nos anos 60, após o falecimento do Sr Fernando, por Oswaldo seu filho.

Oswaldo Azevedo tem dois filhos: João e José.

José filho mais velho optou em estudar na própria região onde nasceu para não ficar longe da fazenda, decidiu ajudar o pai na administração da fazenda, formado assumia a administração financeira de negócios.

João três anos mais novo estudou administração em São Paulo e seu negócio era área comercial, formou-se trabalhou vários multinacionais e nacionais de grande porte. Casou-se e decidiu voltar para perto de seu pai e seu irmão.

Na segunda metade dos anos 90, Sr Oswaldo e seus dois filhos tiveram que tomar uma decisão, se iriam desistir da laranja ou da cana de açúcar. A decisão foi difícil de ser tomada, em 1995 foi lançado na cidade de Ribeirão Preto o produto suco de laranja já pronto para beber da marca Fazenda São Pedro. O investimento foi alto, mas o retorno foi acima do esperado, assim formou a marca Fazenda São Pedro.

Sr Oswaldo passa por um momento importante, a decisão de crescer ou não crescer. Os seus filhos tem propostas diferentes, João quer expandir os negócios e José tem medo e acredita que investir agora não é uma boa ideia para a empresa.

Ética, política e sociedade, iremos apresentar os aspectos éticos implícitos nas estratégias e argumentos pelos responsáveis pela mesma, se está claro a manutenção dos valores na relação da empresa e cliente.

Modelos de gestão que foi aplicado na empresa de Sr Oswaldo, comparar com as teorias da administração, como a rotina da organização tem influência na gestão e as melhorias que poderia ser implantadas.

Economia, como a empresa entende seu mercado, sua concorrência é Oligopólio, identifica o tipo de mercado, se tem espaço para crescer, se possui capital de crescimento, se a opção for expandir qual o melhor recurso a ser utilizado.

Gestão de pessoas, quais as consequências para gestão de pessoas da proposta de João e José causarão, os pontos fortes e pontos fracos, a contribuição da gestão para cada proposta, como a influência da área de gestão na administração da empresa e sua contribuição para expansão da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Ética é um conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas de cada um, portanto os empresários da empresa deve-se decidir qual proposta seria melhor no momento atual.

A Proposta de João sairia um pouco da conduta ética/moral da família, pois era acostumados a seguir um padrão, regras, na cidade de Ribeirão Preto, ali já tinham seus clientes, supermercados e não achavam que seria a hora certa de mudar. Por outro lado a expansão dos negócios daria ótimos resultados, permitiria gerar novos empregos, inserindo na sociedade e uma boa conduta ética aos novos colaboradores.

Portanto a opção de mudar seria melhor para empresa neste momento, pois como seus produtos eram de ótima qualidade, não tinha o porquê dar errado o crescimento. A Fazenda São Pedro presa os valores éticos entre cliente e empresa, comportamento, respeito, prazo de entrega é importante, a percepção para o cliente é a verdade, o preço do produto se traduz no custo, a excelência ao que é disponibilizado pela empresa no atendimento, e isso para os proprietários da empresa é muito importante dar valor aos seus clientes, e a parceria que há entre eles.

.

2.2 MODELOS DE GESTÃO

Modelo organizacional da Fazenda São Pedro é Modelo simples, estrutura Linear comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos. Baseada na estrutura dos antigos, como a empresa passa de pai pra filhos. Total autoridade do chefe.

Rígida unidade de comando. Onde são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. As linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente. Cada colaborador executa tarefas especificas e bem definidas.

Esse modelo tem como vantagem, autoridade única, indicado para pequenas empresas simples e econômicas, facilita na disciplina, e tem a clareza na delimitação de responsabilidades e autoridade. Como em todos os modelos organizacionais tem suas desvantagens, ser muito burocrática, tem o comando único onde perde um pouco da cooperação das pessoas, comunicação demorada e com pequenas distorções, sobrecarga de trabalhos a direção e as chefias e não favorece o espírito de cooperação e equipe.

Organograma da Empresa Fazenda São Pedro:

Em paralelo com a teoria clássica de administração Fayol, da ênfase na estrutura organizacional pela versão do homem econômico e pela busca da eficiência.

Na gerência de Produção tem como:

Funções básicas:

Técnicas: produção de bens e serviços;

Comerciais: compra e venda;

Financeiro: capitais;

Segurança: proteção e preservação;

Contábeis: inventário, registros;

Administrativa: relação com as anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com