TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUJEITOS E CONFLITOS NA ORGANIZAÇÃO

Tese: SUJEITOS E CONFLITOS NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

SUBCULTURAS E CONFLITOS NA ORGANIZAÇÃO

FACULDADE UNIP

PROFESSOR: ROGÉRIO DATA:11/04/2014

COMPONENTES:

Antes de começarmos a falar sobre subcultura primeiro vamos saber o significado .

cultura = conjunto de caracteristicas que diferenciam sociedades entre si:

ex: indígenas e consquistadores, árabes e judeus e etc.

sub- cultura= é o conjunto de particularidades culturais de um grupo que se distância do modo de vida dominante sem se desprender dele, ou seja, são ramificações da cultura de uma sociedade;

ex: classe média e classe operária

Observação: a cultura das sociedades influencia a cultura das organizações e formam também as subculturas;

ex: mensalitas e horistas , etc

Vejamos agora um exemplo bem simplificado sobre como começa essa subcultura na organização .

Naturalmente, as mesma características enumeradas na definição de cultura são válidas para as subculturas, apenas variando seu conteúdo.

Embora uma cultura de uma organização é representante da empresa como um todo, muitas subculturas menores também existem dentro desta estrutura.

Como por exemplo; considerando o departamento de defesa como sendo a cultura organizacional e os diferentes ramos militares, como o exército, a marinha, e a marinha como sendo uma subculturas organizacionais.

Cada subcultura tem seu próprio conjunto único de características que o tornam distinguíveis das outras subculturas, mais juntos, eles ainda funcionam como um todo se esforçando para os mesmo objetivos gerais. um exemplo de subculturas gestão de recurso humanos, são individuos em empregado centrada, profissão centrada, tarefa centrada e inovação centrada grupos.

Subculturas organizacionais também podem ser baseados em coisas como , idade, etnia, sexo, grupos de trabalho, departamentos, associações sindicais e as habilidades ocupacionais ou profissionais.

A interação de metas grupais e o conflito

Os donos de empresas têm por objetivos principais desfrutar de prestígio, poder e riqueza, enquanto seus empregados especialistas desejam desenvolver-se profissionamente e executar serviços gratificantes. tais objetivos são dispares e podem ser alcançados do mesmo tempo desde que certas condições permitam que todos alcancem suas próprias metas.

Além de procurar conhecer os objetivos dos participantes da organização, o administrador tem que saber se o meio da concretizá-los, isto é, e as metas são conflitantes. a competição entre funcionários que desejam prestígio e poder costuma gerar conflitos, a exemplo do jogo de futebol que começa com o chute na bola e pode terminar com chutes na adversário até no juiz.

Embora o conflito seja visto na forma de um mal necessário, é possivel reduzi-lo pela cooperação, mas para isso é preciso haver uma ressocialização.

Antes de ir para o próximo tema vamos primeiro recordar as definições de metas, competição e conflito.

metas=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com