TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERMERCADOS DE VIZINHANÇA DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA SOBREVIVER

Ensaios: SUPERMERCADOS DE VIZINHANÇA DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA SOBREVIVER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing de varejo que se aplicam hoje nos supermercados de vizinhança. O artigo compõe-se de uma demonstração de temas acerca do mercado atual, concorrência acirrada consumidores, e ainda, a sobrevivência do supermercado de vizinhança, visando explicar e entender como funcionam as ferramentas de marketing aplicadas neste contexto. No varejo alimentar busca-se cada vez mais estabilidade e garantir crescimento no contexto atual, buscando assim, entender as necessidades do seu público, e atendê-las de maneira que iniba a freqüência aos super e hipermercados, os quais oferecem maior comodidade, variedade, praticidade e algumas vezes o melhor preço. Usando uma linguagem de fácil compreensão avalia-se e descorre os acontecimentos dos últimos tempos num âmbito de complexidade que se apresenta mutável no cotidiano.

Palavras-chave: supermercado de vizinhança, marketing, consumidor, layoutização, mix de produtos.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o varejo de auto-serviço havia enfrentado grandes problemas dado a crise na economia. A renda tornara-se cada vez menor gerando dificuldade no abastecimento dos lares brasileiros.

Aumentos demasiados na energia elétrica, gás de cozinha, transporte, telefonia, assistência médica, empréstimos concedidos as pessoas de baixa renda, alto índice de desemprego alem da perda de poder de compra levaram os brasileiros a consumir menos.

O setor supermercadista detectando serem reais os problemas, obrigou-se a criar condições de mudanças que promovam o sucesso e supere a crise, criando vantagens atrativas e competitivas que chamem a atenção dos consumidores, como: mix de produtos, variedade de marcas, serviços diferenciados, exposição de produtos de maneira a facilitar a busca e permanente gestão dos resultados focados em seus clientes e colaboradores.

Num cenário de grandes dificuldades o esforço para atender as necessidades do cliente deverá ser eficaz e proporcionar maior redução de custos minimizando o tempo e a energia gastos no fluxo de suas atividades de pedidos, recebimento de produtos e a venda. Os colaboradores devem abusar da eficiência priorizando servir os seus clientes de forma satisfatória e eficaz em relação ao custo.

O marketing se encarrega de criar e fornecer valor para os clientes e deve exercer mais influência sobre o restante da empresa. O marketing deve ser posicionado como impulsor da estratégia corporativa. Neste contexto, o objetivo deste artigo é avaliar o marketing de varejo no setor supermercadista, analisando a loja de vizinhança, onde será ressaltada a estratégia necessária para um supermercado de pequeno e médio porte se adequar neste mercado tão incerto e com grandes concorrentes como Carrefour, Carrefour Bairro, Extra Hipermercados, Pão de Açúcar, Mercadinhos S. Luiz, Rede Uniforça, entre outros.

Desta forma, o marketing de varejo consiste numa pratica de elaboração e análise de ações, que integram diversas atividades, como levantamento das necessidades dos clientes, busca de novas oportunidades, estudo do nicho apropriado, comercialização e comunicação adequada, política de preços, mapeamento e sondagem dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com