TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem: a importância da utilização de Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

3º SEMESTRE

ALUNO:        

RA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III

RELATÓRIO PARCIAL

PROFESSOR-TUTOR EAD

PROF. LEANDRO GOMES

SÃO PAULO/SP

2015

ENSAIO ACADÊMICO - Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem: a importância da utilização de Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja

Projeto Interdisciplinar III apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Leandro Gomes

                                                    SÃO PAULO/SP

                                                                 2015

        

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

  1. CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO
  2. SITUAÇÃO DO PROBLEMA

      3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

Este trabalho baseia unicamente pelo processo de levantamentos de informações relacionados através dos conhecimentos adquiridos durante o semestre, nas disciplinas estudadas, observando a importância deste conhecimento em nossa vida profissional para a tomada de decisões. Os assuntos abordados, é de suma importância para abertura de um novo empreendimento do mesmo seguimento, ou seja, uma nova filial do Supermercado Compre Bem.

     O trabalho desenvolvido destina se a identificar critérios para formar as características atribuídas ao empreendedor que possa direciona-lo na expansão da empresa, tornando-a eficaz e competitiva ao mercado deste segmento. A empresa em estudo apresenta diversos pontos fortes e fracos, como explorar os pontos fortes para aproveitar as oportunidades, e como minimizar os pontos fracos para neutralizar as ameaças descritas. Desta forma seriam mais adequados termos como base um diagnóstico estratégico, o qual determina a natureza do problema estratégico de uma empresa do seguimento de varejo. 

  1. CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

- Situação do problema

O trabalho consiste na implantação de um mercadinho, localizado no município de São Paulo-SP, no bairro Jd. Macedônia. O bairro tem uma população de cerca de 1200 pessoas e não possui um mercadinho de fácil acesso com variedade, bom atendimento e bons preços.
A maior parte do mercado consumidor é formada por donas de casa, aposentados e pensionistas que costumam comprar produtos do gênero alimentício e produtos de limpeza. Durante o ano o fluxo de pessoa sofre variações, diminuindo nos meses de junho e julho, e aumentando nos meses de novembro e dezembro.
A implantação de uma filial do Supermercado Compre Bem atenderia às necessidades da população tanto no aspecto de preços e variedades quanto no conforto e comodidade.
Diante do que foi obtido no trabalho de campo, pôde-se constatar que o projeto de implantação do Supermercado além de viável é de grande importância para o desenvolvimento da região bem como a melhoria na qualidade de vida dos moradores do bairro e adjacências.

- Porque as Organizações necessitam de um Plano de Marketing de Serviço?

     O Marketing é responsável por buscar informações e compreensão sobre o mercado, as necessidades latentes, os possíveis consumidores de um produto, verificar oportunidades de negócios e manter o relacionamento com os públicos de interesse.  Também é ele quem pode auxiliar negócios a serem mais efetivos, com menores custos e maior retorno à organização. Tudo isso balizado sempre não pelo que a empresa deseja, e sim no que o mercado está necessitando. O cliente necessita apenas de agilidade, enquanto que a organização deve levar em conta que precisa estar bem localizada para que seja de fácil acesso a quem necessita.

     Com essas estratégias transformaremos as rotinas de acompanhamentos de controle dos processos em uma forte estratégia competitiva de mercado, obtendo assim maior liquidez nas contas do ativo circulante que a fidelidade dos clientes por estarem recebendo atendimento diferenciado.

Entretanto, não são só as grandes  organizações que devem se apropriar das ferramentas que o marketing oferece para alavancar seus negócios. Também pequenas e micro empresas devem observar e adaptar o marketing de serviço para sua necessidade. 

- Qual a importância da Pesquisa de Mercado dentro de um Plano de Marketing e de que forma a gestão de Projetos pode contribuir?

Através das técnicas de pesquisa de mercado a empresa passou a entender melhor a sociedade de consumo, e assim consegue estabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda de seus bens, assim como os preços das mercadorias vendidas que são normalizados de acordo com os padrões de consumo da sociedade local, facilitando as vendas, permitindo o escoamento permanente dos produtos sem precisar usar o marketing de forma agressiva e sedutora como forma de escoar os estoques, Assim como um projeto bem aplicado, além de construir modelos de como a empresa pode conseguir o equilíbrio entre o preço e a quantidade, ou como pode reagir as alterações do mercado ao longo do tempo, que é o que se denomina de mecanismo da oferta e da procura, assim como o analise da concorrência perfeita que nos dar a conclusão sobre o comportamento da empresa e a sua eficiência econômica. Através da organização do sistema de recursos de um plano de Marketing da empresa, o Mercadinho Compre Bem tem alcançado seus objetivos e metas traçadas durante todo o tempo de existência, pois aqui encontramos a ligação de bens valores direitos e obrigações da organização, assim como os recursos financeiros ou de capital que estão ligados a administração econômica e a contabilidade da empresa, que pode ser considerados como recursos financeiros e todo dinheiro e outros ativos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com