TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURGE E STONEWALL

Trabalho Escolar: SURGE E STONEWALL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  4.389 Visualizações

Página 1 de 5

O que é o SURGE?

R= É um fenômeno que ocorre nos compressores centrífugos, onde a vazão de sucção não é suficiente para manter o fluído estável na carcaça do compressor, essa instabilidade, decorrente da variação da vazão no compressor é prejudicial ao sistema e damos o nome de SURGE.

O que fazer para evitar o SURGE?

R = Para evitar o fenômeno SURGE, devemos fornecer sempre uma vazão de sucção constante e para isso pode ser colocada uma válvula entre a sucção e a descarga do compressor, para que se a vazão de sucção começar a cair, a válvula seja aberta para que a pressão de descarga seja aliviada, aumentando assim a vazão de sucção e não deixando ocorrer o fenômeno.

Como acontece o SURGE?

R= Cada compressor pode girar em velocidades diferentes e para cada velocidade que este pode girar, existe uma vazão mínima de gás que deve estar passando por suas câmaras. Se ocorrer a diminuição da vazão de sucção, por exemplo, o sistema aumentará drasticamente sua pressãona descarga, não sendo possível aliviar toda a pressão existente no sistema, portanto esse fluxo de gás fará o caminho inverso e retornará à sucção do compressor, que tentará novamente enviar gás para dentro do compressor (agora já com menor pressão, pois foi aliviada da descarga) e voltará ao ponto de surge novamente, formando assim o ciclo de surge.

Porque evitar o SURGE?

R= Pois pode causar sérios problemas mecânicos na máquina, como destruição dos mancais, das pás, do rotor e do eixo do equipamento, além do principal que é o selo do compressor.

Além desses defeitos mecânicos, o surge também provoca uma falha no fornecimento de gás ao sistema, com a diminuição na pressão de descarga.

O que é o STONEWALL?

R= É o que acontece quando a velocidade do fluxo de gás no interior do compressor (geralmente no primeiro estágio) atinge a velocidade do som, isso faz com que seja criada uma barreira ao escoamento desse gás, essa barreira funciona como uma parede depedra (como diz o nome STONEWALL) e bloqueia a passagem do fluxo de gás, gerando uma deficiência na pressão de descarga do compressor.

O que fazer para evitar o STONEWALL?

R= Uma das maneiras de se evitar o fenômeno de STONEWALL é fazendo a estrangulação da sucção para que a velocidade interna não chegue à velocidade do som do determinado gás, pode também ser controlada a rotação do motor para atingir o mesmo objetivo.

Como acontece o STONEWALL?

R= Acontece quando a velocidade do fluxo de gás no compressor atinge a velocidade do som desse gás, isso cria uma barreira para o escoamento desse gás para o próximo estágio da compressão, fazendo com que a compressão perca suas propriedades.

Porque evitar o STONEWALL?

R= O fenômeno do Stonewall, apesar de não oferecer danos mecânicos ao compressor, oferece danos graves ao processo, aumentando muito o consumo de potência (que consequentemente aumenta o consumo de energia) e baixando muito a eficiência de compressão damáquina.

Efeitos no Head com a variação da:

Pressão de Sucção: Com o acréscimo da pressão de sucção, é percebido que a velocidade aumenta, fazendo com que a vazão cresça, com isso será notada a diminuição do Head, que é inversamente proporcional a vazão. Quando há um decréscimo na mesma, consequentemente a velocidade e vazão diminuem, ocasionando o aumento do Head.

Pressão de Descarga: Analisando as equações de compressão adiabática e politrópica, percebemos que com o aumento da pressão de descarga o Head aumenta, isso se dá porque o aumento da pressão de saída acaba formando uma barreira para o escoamento, diminuindo a vazão do fluido e ocasionando o aumento do Head. O inverso acontece com a diminuição da pressão de descarga.

Temperatura de Sucção: Fazendo a interpretação da relação entre o Head e a temperatura de sucção, é percebido que se a temperatura aumenta o Head também aumenta. O inverso acontece com a diminuição da temperatura.

OPERAÇÕES UNITÁRIAS – COMPRESSÃO

SURGE

- O que é?

É um fenômeno característico dos compressores de deslocamento positivo, que tem como consequência uma grande instabilidade na compressão do gás, podendo danificar o compressor.

-Por que acontece?

O fenômeno do “surge” acontece quando a vazão na entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com