TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EM AGROINDÚSTRIAS_ ALTERNATIVAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO PEDÚNCULO DE CAJU

Por:   •  14/5/2018  •  Artigo  •  8.034 Palavras (33 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 33

SUSTENTABILIDADE EM AGROINDÚSTRIAS: ALTERNATIVAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO PEDÚNCULO DE CAJU - UMA REVISÃO DE LITERATURA

Wesley Fernandes Araújo[1]; Lindalva de Moura Rocha[2]

Área Temática: Instituições e Desenvolvimento Social na Agricultura e Agroindústria

Resumo: Neste trabalho, foi feito um levantamento de estudos que tratam do problema de se desperdiçar bagaço do pedúnculo caju ao mesmo tempo em que se mostra pesquisas apontando alternativas para se evitar tal desperdício ao se produzir novos produtos, que são ricos em nutrientes essenciais para a alimentação humana. Expõe ainda como isso pode ser importante para estas agroindústrias por ser algo que fortalece seu poder competitivo, mostrando a importância da sustentabilidade no processo produtivo.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Agroindústria. Resíduos Agroindustriais. Desperdício.

SUSTAINABILITY IN AGROINDUSTRYS: ALTERNATIVES TO AVOID WASTE OF AGRO-INDUSTRIAL RESIDUE PEDUNCLE CASHEW - A LITERATURE REVIEW

Abstract: In this work, a survey was done of studies dealing with the problem of waste peduncle residue cashew while it shows research pointing alternative to avoid such a waste to produce new products, which are rich in essential nutrients to food human. It exposes yet how this can be important for these agribusinesses to be something that strengthens its competitive strength, showing the importance of sustainability in the production process.

Keywords: Sustainability. Sustainable Development. Agribusiness. Agro-industrial Residue. Waste.

  1. INTRODUÇÃO

A partir do momento em que ocorreu o a I Revolução Industrial houve um crescimento econômico de forma acelerada. Isto veio a ocorrer por meio de uma nova maneira de produção que passou a existir dali em diante: a produção manufaturada em industrias. Mas ao mesmo tempo que com o passar das décadas se produzia cada vez mais e mais, não existia ainda uma preocupação geral de quais consequências toda aquela evolução estava trazendo para o meio ambiente.

Foi somente em meados do século XX, mais precisamente logo após a Segunda Grande Guerra que a sociedade começou a se preocupar com efeitos devastadores que as ações do ser humano podem causar em nosso planeta, fazendo com que a ideia de sustentabilidade começasse a ganhar corpo. Isto pode ser notado, conforme as palavras de Nascimento (2012), no qual diz que esta percepção atual passou por um grande caminho até a estruturação que existe hoje em dia, tendo suas origens plantadas na década de 1950, no momento em que a humanidade nota e existência de um grande risco ambiental a nível global: a poluição nuclear. “Os seus indícios alertaram os seres humanos de que estamos em uma nave comum, e que problemas ambientais não estão restritos a territórios limitados.” (NASCIMENTO, 2012, p. 52).

Daquele momento, esta preocupação com a questão de um desenvolvimento de forma sustentável passou a ser pauta de discussões envolvendo muitos países e muitas maneiras de conceituar a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável passaram a existir.

Este trabalho, teve como objetivo trazer uma breve abordagem destes conceitos e debates, ao mesmo tempo que buscou abordar estas definições para agroindústrias que produzem sucos por meio do processamento de caju, mas que em alguns casos não aproveitam o resíduo agroindustrial deste pseudofruto. Para tal, foi feito um levantamento de publicações de artigos, dissertações em periódicos eletrônicos como o SciELO e em anais de eventos que tratassem dos temas aqui abordados, revistas de economia, dissertações de mestrado e sítios eletrônicos (EMBRAPA, BANCO DO BRASIL, SEBRAE) que realizam pesquisas importantes correlacionadas aos assuntos tratados.

Será tratado neste trabalho a questão do desperdício e de como a sociedade atual se preocupa cada vez mais com a questão ambiental, mostrando ao mesmo tempo, que as empresas que estão preocupadas com as consequências de seus atos, em cada etapa da cadeia de produção pode causar à natureza, podem ter uma vantagem competitiva em relação às demais. Além disso, nota-se ao decorrer do artigo que é possível dar uma nova destinação para este resíduo agroindustrial, sendo este passível de uma agregação de valor (criando novos produtos) e também por ser muito rico em nutrientes que poderiam ser melhor aproveitados, nutrientes estes que estão cada vez mais presentes nas dietas das pessoas que hoje em dia buscam cada vez mais uma vida mais saudável, mostrando assim que esta parte que, em alguns casos, é desperdiçada tem um grande potencial no mercado consumidor.

  1. DEBATES EM TORNO DA SUSTENTABILIDADE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O conceito de sustentabilidade passa ter expressão no momento em que há por parte da sociedade uma preocupação dos atos do ser humano pode ter sobre o meio ambiente, mais ou menos em meados da década de 1950. Já na década de 1960 com os primeiros debates envolvendo países, propostas foram feitas para que os mesmos pudessem produzir respeitando os limites ambientais.

Mas antes desta inquietação começar a aparecer, via-se que os padrões de produção existentes ao longo da história mostravam-se que para crescer métodos de desenvolvimento criados para buscar o crescimento social, político e econômico eram feitos a qualquer preço por meio do consumismo, e por consequência destruindo a natureza que, até certo tempo acreditava-se ser um recurso inesgotável (FAUTINO et al., 2014)  

A contraposição a estes métodos, vem por meio dos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, no qual o primeiro é para Silva; Lima (2010) apud Fautino (2014, p. 39), “um meio de vida ou uma forma de viver [...] trata de um modo pensar e de agir das pessoas, sociedades e comunidades do presente e do futuro”. Já o segundo “é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades” (CMMAD, 1991, p. 46), sendo desta maneira, o desenvolvimento sustentável o meio para a sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com