TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TELHADOS VERDES COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 9

OS TELHADOS VERDES COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE

Jéssica Cristina Pires LOPES ¹

Leandro Oliveira SIQUEIRA¹

Leiziane de Araújo MARTINS¹

¹ Alunos Graduação em Engenharia Civil ,

Faculdade Integradas de Caratinga,

Email:jessicacristinapl@hotmail.com

Resumo

 Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre os telhados verdes que é uma alternativa sustentável e viável, que apresenta vantagens em relação aos métodos convencionais. Pôde-se citar: diminuição do escoamento superficial da água, melhora nas condições de conforto ambientais nas edificações, visual paisagístico, aumento de áreas verdes na cidade, contribuindo também na temperatura térmica da edificação. Dessa forma, esse trabalho pretende mostrar os benefícios do telhado verde.

Palavras-chave

Telhado verde; sustentável; paisagístico.

Abstract

This article presents a literature review of green roofs is a sustainable and viable alternative that has advantages over conventional methods. It might be mentioned : reduction in water runoff , improve the environmental comfort conditions in buildings , landscaped look, increase green areas in the city , also contributing to the thermal temperature of the building. Thus, this work aims to show the benefits of green roof.

Keywords

Green roof ; sustainable ; landscaped .

Introdução

     A Construção Civil junto com a ação do homem estão relacionadas diretamente com o impacto ambiental, pois com grande crescimento da população nas cidades, vem junto o aumento das construções e desmatamento para construção das mesmas. Com mudança na paisagem rural para urbana pode gerar impacto na troca de calor com a atmosfera. A construção convencional em si já absorve mais energia solar e com isso aumenta a temperatura e com consequência eleva o calor do ar que circula.

Ceotto (2006) destaca dados importantes sobre o impacto da construção civil no meio ambiente: “a construção e reforma dos edifícios produzem anualmente perto de 400 kg por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano”, referindo-se aos resíduos gerados pela população.

     O planeta enfrenta grandes mudanças climáticas sobre efeito do aquecimento global, deve-se investir no uso da tecnologia sustentável, com isso estão adotando como uma boa alternativa para fins de minimizar um pouco os efeitos e tentar compensar de alguma forma o meio ambiente, o telhado verde, é uma opção que vem sendo adotada e  sem dúvidas esse sistema traz beneficios para a sociedade em geral de várias formas, por ser uma cobertura vegetal sobre telhado ou lage, tem como objetivo de minimizar o aquecimento global, por a vegetação ser sobre a cobertura realiza fotossíntese, purifica e filtra ao redor da edificação, é um isolamento acústico que diminui ruídos sonoros dentro da construção, ajuda na biodiversidade, diminui automaticamente a poluição do ar, retem aguas das chuvas, onde pode ate reduzir enchentes nas ruas, ja que partes são absorvidas na vegetação no teto. Segundo Krebs (2005, p. 20), “estas coberturas são uma alternativa construtiva que oferece a possibilidade de utilização de materiais locais, apresentando comprovados benefícios térmicos e acústicos.”

    Cada vez mais cresce a preocupação com o ambiente e seus impactos, buscando o uso de recursos naturais. Segundo Krebs (2005, p. 20), “desta maneira, busca-se trazer para a construção civil o compromisso com uma linguagem arquitetônica, econômica e sustentável, desde o planejamento até a pós-ocupação das edificações.”

Segundo Araújo (2007), os elementos para compor a estrutura dos telhados verdes são:

“1-Laje: elemento estrutural onde devem ser consideradas as cargas  permanentes e as cargas acidentais; também pode ser utilizado um outro suporte estrutural;

2-Camada impermeabilizante: sua função é proteger o elemento estrutural de Infiltrações; pode ser utilizado materiais diferentes como betuminosos e sintéticos.

3-Isolante térmico: é utilizado de acordo com a incidência de energia solar que a cobertura absorve; poliestireno extrudado pode ser utilizado como material isolante térmico;

4-Camada drenante: tem como função dar vazão ao excesso de água no solo; pode ser constituída de argila expandida, brita ou seixos de diâmetros semelhantes,sendo fundamental para o sistema. Sua espessura pode variar de 7 cm a 10 cm;

5-Camada filtrante: evita que a água das chuvas e das regas arraste as partículas de solo do telhado verde utiliza-se normalmente uma manta geotêxtil. Essa manta impede a passagem de substratos finos;

6-Solo: substrato orgânico que deve possuir boa drenagem, de preferência um solo não argiloso que apresente uma boa composição mineral de nutrientes para o sucesso das plantas, a espessura varia de acordo com o tamanho das plantas, quanto maior forem as plantas, maior será a sua profundidade do solo. Em se tratando de coberturas extensivas, a altura varia entre 4 e 19 cm (com a camada drenante);

7-Vegetação: consiste na parte vegetal propriamente dita; para a sua escolha é necessário o conhecimento do clima local, o tipo de substrato a ser utilizado, tipo de manutenção que será adotada no telhado verde; no caso de irrigações, o ideal é a escolha de plantas que não são exigentes à umidade, resistem bem ao estresse hídrico. Como mostra na figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Componentes do telhado verde

Fonte: http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/telhados-verdes-sao-sustentaveis/

Desenvolvimento

     Nestes novos tempos, os educadores ambientais, ambientalistas e outros, tem a dificuldade em fazer com que as pessoas exercem e escutem as ações em prol do meio ambiente. Com isso, torna um problema na pesquisa em geral, pois hoje se fala tanto em sustentabilidade e preservação da natureza, ausência de matas, mas no fim se faz pouco em relação. O problema não esta apenas na sociedade, mas também nos governos, organizações e instituições publicas. Na sociedade em que vivemos que se preocupa tanto em tendência, moda, consumismo, precisam urgentemente de incentivos diretos dos poderes públicos e órgão ligados ao meio ambiente a fim de conscientizar e preservar o meio ambiente. Pois é disso que a população moderna realmente precisa, para viver de forma mais sustentável, consumir menos, destruir menos, reciclar mais, e investir em alternativas mais ecológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (435.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com