TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabão Liquido De Oleo Usado

Monografias: Sabão Liquido De Oleo Usado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

SABÃO LÍQUIDO DE ÓLEO USADO (aproveitamento)

Ingredientes:

ESTE SABÃO FICA FORTE DE SODA!

5 litros de óleo usado ( pode ser novo se quiser)

1 kg de soda forte 99%

5 litros de álcool do posto

20 a 30 litros de água ou mais

Essência se quiser a critério

Preparo:

Dilua a soda em 3 litros de água,

junte o óleo e o álcool e leve ao fogo num balde de aço até ferver e sem mexer. (CUIDADO!!!). Agora tire do fogo e vá mexendo até que mudede cor (cor de coca-cola ou até mais clarinho) e deverá formar uma natinha por cima e uma espuminha. Se isto não acontecer é porque não ocorreu a saponificação, então leve cuidadosamente ao fogo para ganhar calor, retire e mexa até que saponifique. Vá acrescentando o restante da água que deverá estar morna e mexendo sempre. Ele fica meio aguado mesmo. CURIOSIDADE: no INVERNO ele turva!! Basta aquecer que ele volta aonormal.

É um sabão forte que poderá ser usado para deixar roupas sujas de molho, limpezade pisos, quintal etc. Pode até ser usado como detergente para lavar louças, desde que se usem luvas.

SAIS DE BANHOINGREDIENTES:

1 kg de sal cosmético (sem iodo)180 g sulfato de magnésio (sal amargo)10 ml de propilenoglicol30 ml de essência10 ml de álcool de cereais (pode ser o álcool 70) comprado na farmácia.100 g de lauril em póCorante se quiser.

Sal cosmético

é sem iodo porque o iodo resseca a pele!

Modo de fazer:

Colocar o sal em uma forma refratária no forno já quente e deixe por 20 minutos emtemperatura baixa. Retire, cubra com papel alumínio e espere esfriar. Em um borrifadorcoloque o propileno, o álcool, a essência e o corante e borrife por cima do sal, espere mais 5minutos e misture o sulfato e o lauril. O lauril é para fazer espuma, caso não queira espuma,não coloque o lauril.

Em qualquer receita aqui apresentada existe certa flexibilidade na quantidadedos produtos indicados por mim e que pode ser ajustada com proporções definidastornando os produtos mais econômicos comercialmente. Isto quer dizer que você podemudar algumas quantidades ou até substituir para obter produtos menos caros ou mesmoaté mais sofisticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com