TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLEO DE COZINHA USADO

Casos: OLEO DE COZINHA USADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 9

SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CORUMBÁ

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

VERA LUCIA RIBAS

COMO ARMAZENAR E COLETAR O OLEO DE COZINHA VEGETAL

CORUMBÁ

2014

VERA LUCIA RIBAS

COMO ARMAZENAR E COLETAR O OLEO DE COZINHA VEGETAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Docência para a Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Orientador: MS ADEMIR MARQUES DE ALMEIDA. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: LIDIANE FRANÇOSO TEIXEIRA

CORUMBÁ

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

O Trabalho intitulado: apresentado por COMO ARMAZENAR E COLETAR O OLEO DE COZINHA VEGETAL como exigência parcial para avaliação do Curso Técnico de MEIO AMBIENTE, à Banca Examinadora do SENAC – UEP Corumbá, MS, obteve conceito ________________, para aprovação.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

(SENAC/DR/MS/UEP Corumbá)

_________________________________________________

(SENAC/DR/MS/UEP Corumbá)

_________________________________________________

(SENAC/DR/MS/UEP Corumbá)

CORUMBÁ, MS, _____ DE ___________________DE 200__.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus, que ilumina meu caminho todos os dias de meus filhos e esposo e professor pelo apoio e paciência.

Agradeço ao SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/ MS por mais esta conquista.

“Quando a última árvore tiver caído; Quando o último rio tiver secado: Quando o último peixe for pescado; Vocês vão entender que dinheiro não se come” Greenpeace.

RESUMO

Considerando-se que um litro de óleo polui um milhão de litros de água, jogado no meio ambiente apresenta alta poluição se o produto for para as redes de esgoto encarece o tratamento dos resíduos e o que permanece nos rios provoca impermeabilização dos leitos e terrenos, o que possibilita a ocorrência das enchentes. O presente trabalho tem por objetivo reciclar de forma adequada o óleo vegetal utilizado em residências e comércios de Corumbá MS. Existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. Nessa direção, o projeto, respaldado tem como foco de atuação e conscientização, ou seja, ativamente no controle dos resíduos gerados pelo óleo e jogado de forma irregular no meio ambiente, em ralos, peias, esgotos e diretamente no solo, causando grandes danos ao ecossistema, dando um destino adequado para cada litro de óleo usado. Para a execução desse projeto foi elaborado um questionário avaliativo com perguntas referente ao destino do óleo usado em residências e no comercio da cidade. Foram 10 questões objetivas, referentes ao desacate, armazenamento e consequências do óleo de cozinha usado, que foram distribuídas em 10 logradouros entre comércios e residências. 5 folhas de questionário foram para a residência e 5 para o comercio. Totalizando o geral entre os parâmetros obteve os seguintes resultados, 29% das residências não sabem o que fazer com o resíduo do óleo usado e 36% do comercio não sabe onde descartar o óleo adequadamente.

PALAVRAS-CHAVE: Reciclagem. Óleo. Meio Ambiente.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

JUSTIFICATIVA 10

OBJETIVOS 11

OBJETIVO GERAl...............................................................................................................................11

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ..................................................................................................................11

METODOLOGIA 12

RESULTADO 13

CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS 15

INTRODUÇÃO

Atualmente, a reciclagem de resíduos agroindustriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam “matérias primas” de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. [...] O reaproveitamento do óleo de cozinha não é um processo complicado, pois exige mais consciência ambiental do que qualquer outro incentivo, tanto que maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal para o óleo de cozinha. (Uma das alternativas simples encontradas para a utilização desse resíduo foi à fabricação de sabão artesanal (FERREIRA, 2008)).

De acordo com Neto e Lima 2009 dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, estão os óleos vegetais usados em processos de fritura. A fritura é uma operação de preparação rápida, conferindo aos alimentos fritos, características únicas de saciedade. A implantação de Programas de Qualidade e conscientização tem reduzido o impacto poluidor.

A reciclagem de óleos vegetais industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias primas de baixo custo, mas principalmente porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes (Figueiredo, 1995).

Porém, o sucesso do projeto de reciclagem de óleo de cozinha depende inteiramente da participação da comunidade. Assim cabem à Prefeitura, oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com