TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação De Sabão A Partir Do óleo Usado

Dissertações: Preparação De Sabão A Partir Do óleo Usado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  4.410 Palavras (18 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

A Bioquímica estuda, basicamente, as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos. Para isso, a estrutura e a função das biomoléculas - aminoácidos, peptídeos, enzimas, proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucleicos, hormônios, vitaminas, dentre outros - são trabalhadas nessa disciplina. Também é destaque a importância biológica e propriedades físico-químicas da água, além dos sistemas-tampão e pH. Com o conhecimento adquirido em sala de aula, os lipídeos são conhecidos como gorduras e constituem um grupo de compostos que incluem os óleos, gorduras, ceras e componentes correlatos encontrados em alimentos e no corpo humano.

Os ácidos graxos são derivados dos lipídeos de armazenamento de energia nos organismos vivos, ou seja, são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de comprimento variando de 4 a 36 carbonos. Em alguns ácidos graxos, essa cadeia é totalmente saturada (não contém ligações duplas) e não ramificada; e em outros, a cadeia contém uma ou mais ligações duplas. Alguns poucos contêm anéis de três carbonos, grupo hidroxil ou ramificações de grupo metil. (Nelson L. David; Cox M. Michael –2011).

No âmbito ambiental a fabricação do sabão caseiro é uma medida preventiva que procura minimizar o descarte do óleo e gordura animal comestível no meio ambiente, além de viabilizar de modo econômico com a geração de subproduto. Porém algumas das substâncias usadas na fabricação caseira do sabão são consideradas nocivas, devido á ação tóxica de seus compostos, que podem vir agredir o meio ambiente e a saúde humana. Ao longo do trabalho será enfatizado detalhadamente a experiência realizada em laboratório e os índices de descarte de óleo em cada município.

2. OBJETIVOS

• Estudar a reação de saponificação e diferenciar da reação de transesterificação;

• Utilizar um método fácil, barato e eficiente para a reciclagem de óleo;

• Propor outros métodos de reaproveitamento de óleo usado;

• Despertar a consciência do aluno para o desenvolvimento de um meio ambiente sustentável, avaliando o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de óleos e gorduras.

3. Revisão Bibliográfica

3.1- O que são Lipídeos?

Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos, cuja característica em comum que os define é a insolubilidade em água. As funções biológicas dos lipídeos são tão diversas quanto a sua química. Gorduras e óleos são principais formas de armazenamento de energia em muitos organismos.

Outros lipídeos, embora presentes em quantidades relativamente pequenas, desempenham papéis cruciais como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos fotossensíveis, âncoras hidrofóbicas para proteínas, chaperonas para ajudar no dobramento de proteínas de membrana, agentes emulsificantes no trato digestivo, hormônios e mensageiros intracelulares.

As gorduras e os óleos utilizados de modo quase universal como formas de armazenamento de energia nos organismos vivos derivados de ácidos graxos. Os ácidos graxos são derivados de hidrocarbonetos, com estado de oxidação quase tão baixo (ou seja, altamente reduzido) quantos aos hidrocarbonetos nos combustíveis fósseis. A oxidação celular dos ácidos graxos (a CO2 e H20), assim como a combustão controlada e rápida de combustíveis fósseis em motores de combustão interna, é altamente

Os ácidos graxos são derivados dos lipídeos de armazenamento de energia nos organismos vivos, ou seja, são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de comprimento variando de 4 a 36 carbonos. Em alguns ácidos graxos, essa cadeia é totalmente saturada (não contém ligações duplas) e não ramificada; e em outros, a cadeia contém uma ou mais ligações duplas. Alguns poucos contêm anéis de três carbonos, grupo hidroxil ou ramificações de grupo metil.

Figura 1- Exemplos de Lipídeos.

3.2-Triacilgliceróis

Os lipídeos mais simples construídos a partir de ácidos graxos são os triacilgliceróis, também chamados de triglicerídeos, gorduras neutras. Os triacilgliceróis são composto por três ácidos graxos cada um em ligação éster com o mesmo glicerol.

Os principais macro - nutrientes presentes nos alimentos são glicídios, proteínas e lipídios. Além da função energética, os lipídios conferem sabor e aroma ao alimento, também sendo fontes de substâncias essenciais ao organismo. Os principais tipos de lipídios são os óleos e as gorduras, sendo que sua diferença está no estado físico sob temperatura ambiente, pois óleos são líquidos e as gorduras são sólidas. Apesar dessa diferença, óleos e gorduras apresentam como componentes majoritários os triacilgliceróis. Na Figura 2, é apresentada, de forma genérica, a reação química de formação de um triacilglicerol: um éster formado a partir do glicerol (álcool) e três moléculas de ácidos graxos (ácidos carboxílicos de ocorrência natural) em um processo catalisado por enzimas (lipases) ou meio ácido.

Figura 2 - Reação de formação de um Triacilglicerol

As moléculas de triacilglicerol são diferenciadas em função das cadeias carbônicas dos ácidos graxos incorporados em sua estrutura. Os principais ácidos graxos apresentam cadeia não ramificada e número par de átomos de carbono1, podendo ser saturados ou insaturados.

3.3-Saponificação

Também denominada hidrólise alcalina, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.

O nome saponificação se deve ao fato de que, quando se utiliza um éster derivado de um ácido graxo em reações desse tipo, produz-se o sabão, e já que a principal fonte natural de ácidos graxos são gorduras e óleos, suas hidrólises alcalinas são os principais processos aplicados à produção de sais de ácidos graxos, popularmente conhecidos como sabões. Resumidamente, temos:

Óleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com