TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campanha de Conscientização sobre o Descarte Correto do Óleo de Cozinha Usado em São José dos Campos

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.745 Palavras (19 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 19

ETEC PROFESSORA ILZA NASCIMENTO PINTUS

DESCENTRALIZADA EE PROF JOSE VIEIRA MACEDO

CURSO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM MARKETING

Diego Sanchez

Eduardo Gonçalves Pinto

Ludmilla Rodrigues Deodato

Thalia da Silva Alves

MARKETING VERDE:

Campanha de Conscientização sobre o Descarte Correto do Óleo Usado

São José dos Campos

2016


Diego Sanchez

Eduardo Gonçalves Pinto

Ludmilla Rodrigues Deodato

Thalia da Silva Alves

MARKETING VERDE:

Campanha de Conscientização sobre o Descarte Correto do Óleo Usado

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico Integrado ao Médio em Marketing, da Etec Prof. Ilza Nascimento Pintus, orientado pela Profª Danielle Silva, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Marketing.

São José dos Campos

2016


DEDICATÓRIA

Dedicamos o trabalho a todos que querem ajudar o planeta de alguma forma, e aos nossos pais e a todos os orientadores.


AGRADECIMENTO

Agradecemos ao Centro Paula Souza e ao seu corpo docente, que nos deram a oportunidade de colocar neste trabalho, todo o conhecimento adquirido durante esses anos de estudo em marketing. Nosso agradecimento também vai a orientadora Danielle de Jesus Silva, pelo seu suporte no pouco tempo que lhe coube. Ao nossos pais, pelo amor e incentivo na educação, e a todos que nos ajudaram direta ou indiretamente, o nosso muito obrigado.


“A necessidade de que o homem reencontre a natureza é, mais que uma verdade, é um imperativo. Por isso qualquer tendência que nos conduza a compreensão dos valores naturais tem que ser bem recebida”.

ANTONIO JONCH


RESUMO

Este trabalho visa conscientizar a população da cidade de São José dos Campos sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, por meio de Campanha Publicitária que incentivará a sociedade joseense a compreender a causa. Tudo isso, no intuito de melhorarmos o meio ambiente que são afetados pelo descarte incorreto do óleo usado. E para a efetivação da campanha, utiliza-se o levantamento de dados para pesquisas de caráter investigativo, a fim de ter o conhecimento sobre os locais onde há coleta ou postos de coleta de óleo usado em São José dos Campos. Há também, uma preocupação imediata em saber como a população joseense descarta o óleo já utilizado, além de buscar informações em sites, referências bibliográficas e artigos de trabalhos acadêmicos.

Palavras-chave: Óleo de cozinha usado. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Reciclagem. Campanha Publicitária.


ABSTRACT

This work aims to raise awareness of the population of the city of São José dos Campos about the proper disposal of used cooking oil, by means of Advertising Campaign that will encourage the society joseense to understand the cause. All of this, in order to improve the environment that are affected by the incorrect disposal of used oil. And for the effectiveness of the campaign, we will use the survey data for research on investigative, in order to have the knowledge about the places where there is collection or collection points of used oil in São José dos Campos. There is also an immediate concern in how the population joseense drops the oil already used, in addition to seeking information on web sites, bibliographic references and articles of scholarly work.

Keywords: Used cooking oil; Recycling; Advertising Campaign.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        9

1.1 Objetivo Geral        10

1.2 Objetivos Específicos        10

1.3 Justificativa        10

1.4 Problematização        11

1.5 Hipóteses        11

1.6 Metodologia        11

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        12

2.1 Legislação Vigente        12

2.2 Cadeia de Suprimentos Verdes e Sustentáveis        14

2.3 Logística Reversa        14

2.4 Benefícios e possíveis utilizações        15

3.        RESULTADOS DA PESQUISA        18

4.        CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO        24

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

6.        REFERÊNCIAS        27

7.        APÊNDICE A        28

7.1 Lista de Bairros        28

  1. INTRODUÇÃO

O óleo de cozinha é uma substância gordurosa retirada de meios naturais, plantas e sementes como mamona, soja, canola, girassol, buriti, milho, etc., e apresenta consistência líquida em temperatura ambiente, podendo ser de origem vegetal, animal (gordura) ou mineral.

Quando descartado de forma inadequada, jogado nos ralos, o óleo juntamente com restos de lixo forma uma barreira densa de sujeira, provocando entupimento nas instalações internas e na rede de esgoto, além de contaminar rios e lençóis freáticos, colocando em risco a vida aquática e comprometendo a alimentação humana. Apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar em torno de 25 mil litros de água (SABESP, 2014). Porém, quando descartado de forma correta, o óleo residual pode ser utilizado para diversos fins, como: fabricação de ração animal, sabões, biodiesel, tintas e vernizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (663.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com