TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sacolas Biodegradáveis

Monografias: Sacolas Biodegradáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

CURSO TECNÓLOGO EM DESIGN GRÁFICO

DESIGN GRÁFICO ECOLOGICO: SACOLAS BIODEGRADÁVEIS – SUSTENTABILIDADE.

MANAUS, 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

CURSO TECNOLÓGICO EM DESIGN GRÁFICO

LANE MELO

DESIGN GRÁFICO ECOLOGICO: SACOLAS BIODEGRADÁVEIS – SUSTENTABILIDADE.

Trabalho de pesquisa apresentado a Prof Peccini. Para obtenção de nota parcial da disciplina de Ecodesign.

MANAUS, 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

1. TÍTULO.

Design gráfico ecológico: Sacolas Biodegradáveis – Sustentabilidade.

2. INTRODUÇÃO.

A sustentabilidade tem sido o foco de diversas questões no mundo, tanto que o mercado, vendo o crescimento de consumidores com hábitos mais corretos, tem buscado desenvolver produtos que contribuam positivamente para o meio ambiente. Um exemplo bem comum são as sacolas biodegradáveis.

Nos dias atuas compramos e consumimos muito mais que antigamente levando a um crescente numero na parte de produção de embalagens e sacolas plásticas para o carregamento e suporte de tanta mercadoria o que gera um super-acumulo de sacos plásticos e materiais sintéticos. Objetos que rapidamente vão para o lixo e por serem em grande quantidade superlotam latas de lixo, entopem bueiros, trazem doenças para as casas, etc.

Sendo visto como alternativa sustentável para transportar objetos e alimentos, diversos locais implantaram leis para que este tipo de sacos plásticos fosse adotado por empresas e lojas, devido aos benefícios ambientais proporcionados por tal recurso. Estudos e tecnologias puderam produzir plásticos e embalagens reduzindo substancialmente os danos que estes podem causar ao meio ambiente, diminuindo sua vida útil.

As sacolas biodegradáveis são capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, umidade e oxigênio. Foram criados para diminuir os danos causados ao meio ambiente pelos plásticos comuns, pois enquanto o produto tradicional demora até 500 anos para desaparecer na natureza, os sacos biodegradáveis podem levar cerca de 18 semanas para se decompor.

3. OBJETIVOS

3.1. GERAL

Os objetivos a serem alcançados por este projeto são de total beneficência a toda sociedade e também a natureza e identificar as vantagens das empresas que adotam a utilização do plástico biodegradável.

3.2. ESPECÍFICOS

• Colaborar para a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre a importância das atitudes individuais para o futuro;

• Mostrar que se cada um fizer a sua parte, já estará ajudando para um mundo melhor;

• Levar as pessoas a terem hábitos saudáveis e corretos quanto a questão ambiental, respeitando e passando a analisá-la como uma coisa séria a ser tratada;

• Aceitação do publico

• Conscientização das pessoas;

• Preocupação com o meio ambiente.

4. REVISÃO DE LITERATURA.

4.1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A partir da segunda metade do século XX o mundo começava a passar por uma crise ambiental e social e com isso a Organizações das Nações Unidas (ONU) começou a realizar estudos sobre as mudanças climáticas fazendo com que o termo desenvolvimento sustentável surgisse.

Na Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), presidida pela norueguesa Gro Haalen Brundtland, durante a preparação para a Conferência das Nações Unidas, popularmente conhecida como “Rio 92”, foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”. Nesse relatório está presente a definição mais transmitida sobre desenvolvimento sustentável: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades” (BARBOSA, 2008).

Para a CMMAD (1991) o conceito de desenvolvimento sustentável possui os seguintes objetivos:

• Crescimento renovável;

• Mudança de qualidade do crescimento;

• Satisfação das necessidades essenciais por emprego, água, energia, alimento e saneamento básico;

• Garantia de um nível sustentável da população;

• Conservação e proteção da base de recursos;

• Reorientação da tecnologia e do gerenciamento de risco;

• Reorientação das relações econômicas internacionais.

O desenvolvimento sustentável não é um estado fixo de harmonia, mas sim um processo de transformações, onde se compatibiliza a exploração de recursos, o gerenciamento de investimento tecnológico e as mudanças institucionais com o presente e o futuro (CANEPA, 2007).

A pobreza e a degradação ambiental estão entrelaçadas, portanto a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico são temas que devem ser tratados de forma conjunta. Os problemas ecológicos e culturais são decorrentes dos problemas econômicos e sociais. A junção dos aspectos ambientais e do desenvolvimento levará a uma qualidade de vida mais digna para a sociedade. É um cenário que envolve o governo, empresários e a comunidade (PEREIRA, 2003).

4.2. PLÁSTICO OU SACOLAS BIODEGRADÁVEIS

Os sacos biodegradáveis (ou sacolas) são sacos feitos com materiais que são capazes de se decompor sobre determinadas condições de luminosidade, humidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com