TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sadia

Tese: Sadia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

SADIA

Criada em 1944, a Sadia tornou-se referência de excelência na indústria de alimentos nacional. A marca se orgulha em oferecer produtos que reúnem qualidade, sabor, conveniência e nutrição para seus consumidores no Brasil e no mundo. Sempre prezando pela qualidade de seus produtos e bem-estar de seus consumidores.

Conhecida por sua característica inovadora, a Sadia apresentou em primeira mão ao mercado brasileiro produtos como: lasanha, nuggets, pizza congelada e hot pocket. Diversas vezes premiada como uma das marcas mais lembradas pelo consumidor e uma das mais valiosas do setor de alimentos brasileiro, a Sadia deve esse sucesso, principalmente, à constante preocupação com a qualidade e ao empenho em desenvolver sempre novos produtos. Hoje o seu portfólio conta com mais de 300 itens, distribuídos para mais de 150 mil pontos de venda no Brasil.

Em 2009, a empresa associou-se à Perdigão, dando origem à BRF. Hoje, a Sadia compõe o portfólio de marcas da companhia, uma das maiores do setor alimentício do mundo, e segue na produção de itens de valor agregado derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas, queijos e sobremesas.

Além de chegar a todas as regiões brasileiras, a marca Sadia é exportadora para 140 países, localizados no Oriente Médio, Europa, Eurásia, Extremo Oriente, América Latina e África. A internacionalização da marca contempla, ainda um portfolio criado exclusivamente para alguns desses países, com produtos adaptados ao paladar e aos costumes dos consumidores locais.

A marca Sadia integra uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e do mundo, responsável por contribuir para a estabilidade e crescimento do país, sempre de forma socialmente responsável e preocupada com o meio ambiente e a comunidade.

Quando pensamos na origem da marca Sadia, a primeira associação que nos vem à cabeça é a mais óbvia: Sadia demonstra a preocupação da empresa em oferecer aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade. Realmente, esta é a maior preocupação da companhia. Mas, apesar da coincidência, o nome surgiu de um jeito muito mais simples.

A S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada de Sadia a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA.

Na época, o mundo passava por grandes transformações e o cenário industrial brasileiro era promissor. A região de Concórdia, em Santa Catarina, começava a se tornar um importante centro produtor. A criação de suínos e o cultivo de alguns produtos agrícolas posicionavam o município entre os 10 mais prósperos do Estado.

Foi neste contexto que Attilio Fontana criou a Sadia em 1944. No começo, ele só tinha um pequeno moinho e um frigorífico inacabado. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico. Em 1946, ele já abatia mais de 100 suínos por dia.

Com o avanço industrial do País, os padrões de consumo começaram a mudar e a empresa precisou ajustar-se ao mercado. Em 1947, a Sadia virou marca registrada e abriu uma distribuidora em São Paulo. Foi o passo inicial para conquistar o mercado nos anos 50.

De lá pra cá, a Sadia mudou muito. Hoje, é a marca de alimentos mais conhecida no Brasil, exportando para diversos países. Mas as bases do negócio que Attílio Fontana criou em 1944 continuam as mesmas: o respeito ao trabalho, o cuidado com a terra e a valorização da técnica.

A década de 50 marcou o Brasil por um acelerado processo de industrialização. Em determinado momento, a indústria chegou a ultrapassar significativamente a agricultura na composição do Produto Interno Bruto.

Diante desse cenário, a região de Concórdia dava um importante passo para tornar-se um polo de criação e industrialização de suínos no País. Esse processo teve total influência da Sadia, que ajudou a fundar a Associação Rural de Concórdia para congregar os colonos e oferecer orientação técnica na criação de suínos e no cultivo agrícola.

Paralelamente, São Paulo crescia cada vez mais. A cidade oferecia mais empregos, melhor renda e mais oportunidades de consumo. Embora a Sadia já tivesse fincado sua bandeira nesse mercado, aumentava o desafio de transportar produtos perecíveis que vinham de Concórdia. Afinal, não existiam caminhões frigoríficos, as estradas eram precárias e as viagens demoravam.

A solução encontrada foi o transporte aéreo. Em 1952, a empresa arrendou um avião da Panair para levar produtos para as duas grandes capitais do sudeste. Era a época do slogan “Pelo ar, para seu lar”, que ajudou a impulsionar as vendas e popularizou os produtos Sadia.

Cada vez mais, a empresa investia no aprimoramento da matéria-prima e nas iniciativas para firmar-se comercialmente na grande rota consumidora, o eixo Rio-São Paulo.

Em 1953, com apenas nove anos de existência, a Sadia inaugura seu "front" industrial na capital paulista - o Moinho da Lapa S.A, a primeira unidade fora de Concórdia. Foi com essa iniciativa estratégica que a empresa começou a projetar sua visibilidade e credibilidade empresarial.

Na década de 60, o Brasil atravessou diversas dificuldades. As incertezas políticas e a inflação davam indícios de que a época não seria favorável aos empreendimentos. Contrariando os prognósticos, a Sadia decidiu investir em tecnologia, reestruturação de vendas e expansão das atividades.

Em 1961, institucionalizou o sistema de Fomento Agropecuário com base na parceria entre o produtor suinícola e a indústria. Além disso, iniciou a avicultura integrada em Concórdia, aumentando seu desempenho em criação e abate de frangos. O processo que havia começado de maneira experimental em 1956, doze anos depois, atingia 1 milhão de frangos abatidos.

Em 1964, a Sadia inaugurou, em São Paulo, a Frigobrás - Companhia Brasileira de Frigoríficos, primeira indústria de carnes e derivados fora de Concórdia. O projeto já existia há alguns anos, mas só então foi concretizado. A partir daí, diversos produtos passaram a ser produzidos em São Paulo: salsichas, almôndegas, quibes e o famoso Hambúrger Sadia. Foi o ingresso do negócio no segmento de alimentos semiprontos congelados.

A época também foi marcada pela criação do Conselho de Administração, pelos primeiros abates de perus em Concórdia, além dos primeiros contratos de exportação com carnes bovina e suína in natura congeladas.

Em 1967, com depósitos em toda a Região Sul e escritórios comerciais em diferentes cantos do País, a empresa cria a Sadia Comercial Ltda., responsável pela venda e distribuição dos produtos no Brasil.

Crescimento, avanço tecnológico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com