TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saeb

Tese: Saeb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  7.915 Palavras (32 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 32

As informações obtidas pela Prova Brasil devem ser usadas pelas escolas e pelos sistemas educacionais como uma avaliação da qualidade de seus processos educacionais. A partir dos dados quantitativos levantados, a comunidade escolar terá uma noção do nível de aprendizagem dos alunos, podendo assim estabelecer metas e intervenções pedagógicas com o objetivo de melhorar qualitativamente o ensino e a aprendizagem. É nesse sentido que o nome do Seminário Aprova Brasil deve ser percebido. Queremos que o nosso país seja APROVADO no quesito educação, e isto só ocorrerá se os alunos das nossas escolas públicas aprenderem verdadeiramente.

Os testes usados na Prova Brasil são planejados para verificar a competência leitora e a capacidade de raciocínio lógico dos alunos. Estas são consideradas as duas competências essenciais para o exercício da cidadania, seja na discussão dos rumos do país, seja na inserção do aluno, quando adulto, no mundo do trabalho.

Corrigidos os testes, cada estudante recebe sua proficiência, nome técnico da nota, e pode ser classificado, para efeito de uso, em quatro níveis: Avançado, Adequado, Básico e Abaixo do Básico ou Insuficiente.

Avançado

Nesse nível, os alunos dominam a competência completamente e sabem usá-la para a solução de problemas complexos.

Adequado

Classifica os estudantes que demonstram sólido conhecimento dos conteúdos e habilidades esperadas para alunos de seu estágio escolar e estão aptos a continuar, com sucesso, seus estudos nas etapas posteriores de ensino.

Básico

Esse nível congrega alunos que demonstram um domínio parcial da competência.

Abaixo do Básico ou Insuficiente

Identifica alunos com conhecimentos rudimentares da competência, completamente inadequados para o estágio escolar em que se encontram. Por isso, merecem atenção especial e imediata da escola.

Embora cada aluno tenha sua forma própria de aprender e aptidões pessoais que refletem as experiências familiares e sociais de seu meio, a expectativa de sucesso na aprendizagem deve ser a mesma para todos os estudantes. Agir de outra forma seria criar discriminações educacionais inaceitáveis.

Diante disso, o objetivo específico do Seminário é apresentar o modelo conceitual da Prova Brasil, mostrar a interpretação pedagógica dos resultados e refletir sobre a forma como estas duas informações podem ser usadas pelas escolas para atenderem melhor as necessidades de seus alunos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Francisco Soares

Estatístico com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Michigan Ann Arbor, nos Estados Unidos, coordena o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais, Presidente do Conselho Consultivo e Consultor Técnico da Avalia Educacional.

Aos 8 anos, seu filho deve saber ler e escrever com facilidade. Mas como avaliar se ele está aprendendo no ritmo esperado? Para facilitar o diagnóstico da escola - e o entendimento dos pais -, o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), criou a Provinha Brasil. 



A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no 2º do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Até 2011, na avaliação, apenas a Provinha de Leitura era aplicada. No mesmo ano, porém, foi incluida uma prova específica para o conteúdo de matemática.

Desde então ambas as disciplinas são avaliadas duas vezes ao ano - uma no início e outra no final do período letivo − para possibilitar a avaliação de forma cíclica e o desenvolvimento de ações corretivas para garantir um melhor aprendizado.

A aplicação da Provinha Brasil, porém, não é obrigatória, e sim é uma opção de cada escola. A data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.

Em 2013, a novidade é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil 2013/1, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.

A Provinha Brasil é importante porque ela pode garantir o melhor desempenho educacional do seu filho. Afinal, a intenção da avaliação é diagnosticar a deficiência em conteúdos de português e matemática que eles já deveriam dominar no segundo ano do Ensino Fundamental. Atualmente, no começo do ano, a provinha é aplicada para identificar possíveis problemas no letramento das crianças. Ao final, ela serve para avaliar o desenvolvimento dos alunos no período de um ano. A partir do diagnóstico feito pela Provinha, o professor pode traçar estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos seus alunos, segundo a Coordenação do Ensino Fundamental do MEC.

O MEC distribui a Provinha Brasil para alunos das redes públicas de ensino municipal e estadual. Mas, como o conteúdo da Provinha é público e fica disponível no site do MEC, as escolas privadas que desejarem podem baixá-la, reproduzi-la e aplicá-la. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que, em 2011, o público-alvo da Provinha foi de 3,3 milhões de crianças matriculadas em 166 mil turmas do segundo ano do Ensino Fundamental de todas as unidades públicas de ensino do país

O exame identifica o nível de alfabetização dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Aos 8 anos, o aluno deve saber ler, escrever e ter noções de cálculos com facilidade. Na prática, isso significa reconhecer letras, sílabas, o tema principal de um texto, localizar informação explícita em textos, ler frases e palavras, ter noções de adição, subtração e operações simples de lógica matemática. Edna Martins Borges, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, recomenda aos professores não treinarem os alunos para a Provinha, já que o objetivo é diagnosticar possíveis dificuldades de aprendizado.

A Provinha Brasil não tem data fixa. Como a adesão é voluntária, cada rede de ensino define quando aplicará a prova. O Inep orienta apenas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com