TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento Básico

Pesquisas Acadêmicas: Saneamento Básico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Saneamento Básico:

O conceito de Promoção de Saúde proposto pela Organização de Saúde (OMS), desde a conferência de Ottiwa, em 1986, é visto como o princípio orientador das ações de saúde em todo mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, saneamento básico, é o controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social. Um dos fatores mais importantes da saúde são as condições ambientais. O que abrange o lugar, ou meio em que se vive que, quando não saudável pode ocasionar e transmitir várias doenças e, também, as condições do meio ambiente em que a pessoa está inserida, pois a qualidade do ar, da água e do solo também são fatores determinantes para saúde das pessoas.

Outra definição é a trazida pela Lei Ordinária N.º 11.445 de 05 de janeiro de 2007, conhecida como (Lei do Saneamento Básico), que estabelece as diretrizes básicas nacionais para o saneamento, que o define como o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:” abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.

Seja qual for a definição utilizada, o certo é que o saneamento básico está intimamente relacionado ás condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ou estruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental.

Problematização:

O processo saúde versus doença não deve ser entendido como uma questão puramente individual e sim como um problema mundial. A maioria dos problemas sanitários que afetam a população mundial estão internamente relacionados com o meio ambiente.

O crescimento urbano e industrial nem sempre vem acompanhado de desenvolvimento humano: o crescimento das cidades, particularmente dos chamados países em industrialização, vem acompanhado de desigualdade de acesso a itens básicos necessários a uma sobrevivência digna.

A falta de um sistema de coleta, de tratamento e de disposição final de esgoto sanitário representa um problema gravíssimo para a saúde pública, já que interfere diretamente no fornecimento de água tratada à população. Tal problema só poderá ser resolvido com vontade política e mobilização social.

Justificativa:

Com medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

É interessante ressaltar também que, além da melhoria na qualidade da saúde, os investimentos em saneamento têm um efeito direto na redução dos gastos públicos, com serviços voltados para essa área. É a medida mais eficaz quando se fala em prevenir doenças e reduzir gastos hospitalares. Também é com o saneamento básico que se reduz a mortalidade infantil e se aumenta a expectativa de vida de uma comunidade, sendo este um dos fatores componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país.

Objetivo:

O interesse em desenvolver este trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com