TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento básico

Pesquisas Acadêmicas: Saneamento básico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

O surgimento do saneamento básico no modelo atual advém desde o aumento do tamanho das cidades o que gerou por conseqüência um distanciando dessas dos mananciais que as abasteciam, o que fez com que o homem criasse formas de canalizar e transportar a água até sua moradia. Também com o crescimento das cidades adveio a poluição dos cursos d’água por resíduos industriais e residenciais, um dos maiores problemas ambientais atuais.

Na palestra do profº Aldecy pode-se ter um melhor entendimento do que vem a ser o saneamento básico e sua importância para a sociedade tanto no âmbito econômico quando social, pois os fatores abastecimento, tratamento de água e saneamento adequado estão diretamente interligados com a saúde publica. Um exemplo disso é,tendo dentre outras medidas sanitárias,água potável segura e saneamento é possível impedir tanto a contaminação microbiana como química no organismo.Logo,o numero de internações por doenças relacionadas ao mau saneamento é menor.O resultado é favorável ao crescimento da economia,por corte nos gasto públicos para internações e tratamento de doenças.

Um dos princípios da lei nº 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, dentre outros efeitos foi criado o plano municipal de saneamento básico, no qual todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu PMSB. Sem o mesmo, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico. Daí, a noção do aumento da procura por engenheiros nessa área, que tem um mercado promissor e desafiador pela frente.

Ainda segundo essa lei,assim como foi abordado na aula,entende-se por saneamento o conjunto de serviços tais como abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da melhoria das condições de habitação, controle de vetores e focos de doenças transmissíveis e educação sanitária e ambiental.

Essas doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas também contribuem para o aparecimento de insetos e parasitas que podem transmitir doenças. Pode-se então dizer que o saneamento básico é uma das mais eficazes medidas de saúde pública.

O grande potencial do saneamento está na sua capacidade de prevenir doenças. O engenheiro sanitário, juntamente com os demais profissionais inserido nas obras de urbanização e drenagem tem que ter competências além do conhecimento tecnológico e cientifico, mas juntamente ter um olhar humanista, ter responsabilidade socioambiental. Para que um projeto sanitário ambiental tenha realmente efeitos positivos é preciso inserir a população local na obra, dando orientação e educação para melhor preservação das estruturas e conscientização que todos participam do processo para melhoria da sociedade.

Um dos entraves e desafios para a melhoria do sistema sanitário ambiental brasileiro é que os municípios, em geral, não têm recursos. Estados e União não se entendem sobre financiamento, e nada se faz. E, quando se faz algo, os governantes contrariam os melhores modelos quanto à sustentabilidade. Por isso mais que estruturas, é fundamental o reconhecimento da população sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com