TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santana Supermercado

Trabalho Universitário: Santana Supermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O tempo tem mostrado que a abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo do cidadão brasileiro, é fundamental para o desenvolvimento do nosso País.

No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes de um empreendimento. Para encarar tão grande responsabilidade, o novo empresário precisa os aspectos e fases que envolvem a abertura de um negocio as características e o tamanho do mercado no qual pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidades e, não menos importante, como obter o capital necessário para a instalação e a operação do empreendimento. Estes fatores, aliados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são essenciais para o sucesso do negocio.

2 DESENVOLVIMENTO

Foi pesquisado duas redes de Supermercado na Cidade de Capim Grosso onde seus propietarios falaram um pouco dos seus comercio.

Mercadinho Brasil

Tudo começou no ano de 1998, quando o empresário Francisco fundou uma pequena loja de atacado.

Em 1999, entrou no ramo de varejo e inaugurou o primeiro Supermercado o Mercadinho Brasil, na Praça da Feira, em Capim Grosso-BA. Era um líder diferenciado, e acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente, de “seu pessoal”, os colaboradores.

O tempo tratou de mostrar que sua fórmula estava correta. O que começou como uma pequena loja foi crescendo em popularidade e, consequentemente, em qualidade, quantidade e tamanho.

Buscando se posicionar cada vez mais fielmente junto ao seu público-alvo, o Mercadinho Brasil, centralizando mais uma vez as decisões dos setores de compras, marketing e tecnologia ao seu escritório.

O Mercadinho Brasil “se acostumou” , a empresa tem investido cada vez mais em ações que busquem o aperfeiçoamento de suas tarefas, sempre visando o bem-estar e a felicidade de seus clientes, funcionários e parceiros.

Hipermercado Doce Mel

A história do Hipermercado Doce Mel começou há 15 anos e localizada na cidade de Capim Grosso, Estado da Bahia. No decorrer do tempo a empresa foi se expandindo, pois o fundador da empresa sempre pregou a política de que o funcionário precisa ser bem remunerado para continuar produzindo e trabalhando com satisfação.

O Hipermercado Doce Mel vem proporcionar sempre a satisfação e segurança aos nossos clientes e consumidores, superando as suas expectativas, através da qualidade de nossos produtos e serviços. Cultivar, embalar e comercializar frutos e produtos destinados à alimentação, saúde e bem-estar da sociedade, através de uma atividade rentável e digna.

Nossos Valores:

• 1 - Cultivar nossos negócios com integridade;

• 2 - Contribuir para com o desenvolvimento social da nossa região;

• 3 - Cultivar a paz, através do valor ao ser humano;

• 4 - Respeitar o meio ambiente e aos recursos naturais;

• 5 - Respeitar os nossos clientes que são a razão de nossos esforços.

Nossa visão futura é ser reconhecida regional, nacional e com qualidade diferenciada, que preza pelo social, respeita o meio ambiente e tem compromisso com seus clientes e distribuidores.

Contribuindo para o desenvolvimento social da região, a empresa gera cerca de 80 empregos, investindo em talento e competência para produzir e comercializar.

2.1 SANTANA SUPERMERCADO – REDE DE SUPERMERCADOS

O Santana Supermercado começou com a pequena Mercearia União que foi fundada em 1979 pela iniciativa dos irmãos Elias e Fernando Santana para que seus pais tivessem um pequeno negocio. Desta forma, iniciou sob a administração do patriarca Valter Santana. Um estabelecimento modesto, mas que já abrigava o espirito de qualidade e simpatia na vizinhança.

Em 1988 a Mercearia foi reestruturada, teve seu espaço físico ampliado e a venda saiu do balcão da mercearia para o auto-serviço do Mercadinho União. Nessa mesma época, os senhores Elias e Fernando Santana começaram a assumir pouco a pouco o Mercadinho e a colaborar com a administração da loja.

Os dois irmãos, sempre com espírito empreendedor, inovaram e investiram na excelência do atendimento, na variedade e na qualidade dos produtos oferecidos - fatores estes que fizeram a diferença na conquista dos clientes, posto que, naquela época, não havia estabelecimentos com essa postura situados em bairros periféricos.

Um ano depois, foi inaugurada a segunda - ainda nos moldes de mercadinho - O Mercantil União - na Vila Manoel Sátiro posteriormente transferido para a cidade de Jequié (BA) no ano de 2004, onde funciona hoje com uma área ampliada e totalmente modernizada, além de estar logisticamente adequada a estrutura atual da empresa.

O Mercantil União cresceu e em 1991 já estava suficientemente consolidado. A verticalização da empresa trouxe, para sua administração direta, o Sr. Fernando Santana com a inauguração da terceira loja, na Juazeiro - que passa a ser modelo para a excelência pretendida por sua direção. A empresa passa a ter o nome de Casas Santana e a ser denominada como supermercado devido ao incremento da infra-estrutura e da área de perecíveis da empresa.

1992 inicia com a entrada direta do segundo sócio e irmão – Elias Santana - que assume definitivamente, juntamente com Fernando Santana, a administração das lojas e da recém-inaugurada COABEL - Comercial de Alimentos e Bebidas. A partir de então, com os dois empresários à frente dos negócios, o Santana se fortalece. Em 1994 a loja da Jacobina, estrategicamente localizada, supera todas as expectativas e logo se faz necessário ampliá-la. Sua área de venda é duplicada e passa a ser oferecido um amplo estacionamento além disso, foi criado um centro comercial para agregar mais serviço ao supermercado. A empresa passa, assim, a dar oportunidade aos pequenos empresários um dos fatores pelos quais, em 1995, recebe o slogan de O Bom Vizinho.

Em 1997 é inaugurada mais uma loja, desta vez no Mondubim, bairro vizinho a Jacobina. O desejo de melhoria contínua sempre foi uma constante e, desta forma, em 1998, a loja do Santana Supermercado passa por reforma e ampliação. Pensando na capacitação dos seus colaboradores, em 1999 a empresa fundou o seu primeiro Centro de Treinamento - que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com